Ale Garattoni

Dez anos depois!

Exatamente dez anos atrás, em dezembro de 2007, eu fechava um blog de crônicas femininas batizado com o nome do meu alter-ego para começar a url itgirls.com.br. Naquela época, eu trabalhava em sites/revistas de moda e lifestyle e elas, as it girls, eram o assunto que eu mais amava ler – e até então se falava muito pouco disso no Brasil, então eu quis eu mesma preencher a lacuna que eu percebia (sem nenhuma pretensão, era apenas para ter aquilo que eu gostaria de ler). Por sorte, acaso, escolha certa de nicho ou mais provavelmente um mix dessas três coisas, o It fez parte de uma espécie de boom dos blogs de moda naquela virada de década. E, pessoalmente, isso foi maravilhoso e péssimo: me deu oportunidades e abriu portas que seguem escancaradas pra o que faço até hoje, mas também já coloca uma certa expectativa em qualquer coisa que eu decida começar, mesmo que despretensiosamente (ok, talvez expectativa mais minha, na verdade!).

Esse blog aqui surgiu como uma espécie de reencarnação do ItGirls, admito. E ele foi refletindo toda uma época de muitas mudanças, de muita busca para mim. Nem eu sabia muito bem pelo que gostaria de ser reconhecida, certeza mesmo era que eu amava escrever, que eu amava ser blogueira e que, pelo amor de Deus, eu não queria mais ser só a eterna criadora do ItGirls (!!!). De todas essas fases que couberam aqui dentro nesses seis anos, ufa, um spin-off se tornou não só uma marca, mas também o meu trabalho – a Amo Branding já segue seu caminho independente desde 2014. Porque eu amo ter blog, mas sempre precisei ter um trabalho na paralela que pagasse as contas para poder seguir com essa decisão exótica de ter um blog não-comercial!

Entre 2016 e 2017, quem me acompanha sabe, encarei um mergulho fundo no autoconhecimento. Comecei essa busca por necessidade própria, segui nela porque me apaixonei pelo tema e hoje colho frutos disso na vida pessoal e na carreira profissional. Deixei de ser uma pessoa ansiosa e passei a levar até meu trabalho com muito mais leveza, sem deixar que o perfeccionismo me impeça de me divertir no trajeto. Quase tudo saiu do lugar para rearrumar a casa, então é pra lá de compreensível que isso afete também minha(s) casa(s) virtual(is). E eu me peguei apaixonada por escrever sobre esse universo de vida leve. Tão apaixonada por um assunto como há dez anos, quando comecei o ItGirls…

Foi assim que rascunhei (mais) essa mudança e criei a marca 5 Sentidos, para falar de autoconhecimento, autocuidado e bem-estar. E eu precisava de um novo endereço, para começar do zero mais uma vez. Porque ao contrário de quando voltei à internet pós-It, agora eu sei sobre o que eu quero escrever. Ter um blog é e provavelmente sempre será minha maneira de me expressar, de me comunicar, de exercitar essa minha paixão por escrever que é o que mais me conecta a minha essência. E nesses dois anos eu entendi que se conectar à essência é o que cura ansiedade, é o que posiciona a marca, é o que te traz uma vida mais feliz. Se eu puder dividir isso e ajudar uma pessoa, o que é prazer e dom vai se transformar também em realização.

Esse post estava guardadinho para ser postado aqui como uma despedida quando minhas novas urls estivessem prontas – e elas já deveriam estar! Mas, ainda bem, nesse mergulho de autoconhecimento, aprendi também a lidar melhor com adversidades. Feito é melhor do que perfeito, já diz o ditado. Fiz a doideira de querer fazer/lançar dois blogs ao mesmo tempo e em pleno mercúrio retrógrado. Claro que houve mil imprevistos, bugs não-imaginados e atrasos não-computados. E aceitar esse não-controle e desapegar do planejamento 100% já são, para mim, exercícios mais valiosos até do que o cumprimento das metas em si.

As páginas amobranding.com.br (meu trabalho!) e 5sentidos.com.br (meu recreio) estarão no ar assim que for tecnicamente possível. Sem pressa, sem atropelo, sem querer ser dona do tempo e das circunstâncias que não dependem só de mim. Por enquanto, você pode acompanhar as duas marcas no instagram: @amobranding e @blog5sentidos. Nos vemos em 2018 com muito pique!

Vem comigo mais uma vez?!

Alessandra Garattoni
(@alegarattoni no Insta, no FB, no Pinterest e no Twitter!)

p.s. estes posts antigos ficam aqui para consulta. Algumas crônicas aqui publicadas vão ser colocadas em forma de e-book para download gratuito em breve!