ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Amo Branding

Ter ou não blog: o workshop Branding para Blogueiros é para mim?

11 de julho de 2016

É no fim deste mês de julho a terceira edição do workshop Branding para Blogueiros, sobre o qual eu contei aqui. Nos últimos dias, recebi, por e-mail ou nas redes sociais, algumas dúvidas úteis a respeito do programa e, por isso, resolvi fazer um post especial com as respostas. Há muitos mitos a cerca de ter – ou não – um blog e também da utilidade desta ferramenta, que hoje está muito além de ser uma fonte direta de renda. Por conta disso, há expectativas irreais na mesma medida em que se ignora possibilidades muito valiosas.

No fim de semana, a Veja São Paulo publicou uma matéria de capa sobre os fenômenos do YouTube, com seus números e ganhos estratosféricos, e Bia Granja (sempre ela, melhores comentários da rede!) postou aqui no Facebook que considera este tipo de reportagem um desserviço para o mercado. Eu assino embaixo e acrescento que esse movimento sobre milhões (de seguidores) e muitos milhares (de reais) com o que parece uma simples criação de canal ou página colabora para fazer muita gente boa achar que é um fracasso. Existem na internet MUITAS chances de sucesso, retorno e ganhos financeiros que estão distantes da fórmula “tenho um blog, reúno um milhão de seguidores e as marcas me pagam cinco, seis dígitos para estarem ao meu redor”, que infelizmente funciona para uma minoria privilegiada. Se espelhar nessa como a única maneira de ter/ser sucesso online afasta possibilidades reais de gente que pode ter ótimos resultados produzindo seu conteúdo. E é para esses que escrevo e ministro workshops!

workshop branding para blogueiros

EU DEVO TER UM BLOG?
Antes de qualquer movimento, é preciso se perguntar ‘por que você deseja blogar’. Não há certo ou errado, cada um busca a ferramenta pela sua razão. Eu contei neste post por que eu blogo e como eu enxergo essa ferramenta – se você ama pesquisar, escrever e compartilhar, se tem algo a dizer, se quer mostrar um universo no qual acredita para o mundo, não pense duas vezes e tenha, sim, o seu blog!

Mais: O Coaching e Como Renasceu Este Blog

MEU INTUITO É SER MUITO FAMOSA E GANHAR MUITO DINHEIRO, O BLOG RESOLVE?
Jamais diria que é impossível fazer fama e dinheiro com blog em 2016, mas é fato de que a grande maioria que atingiu este patamar chegou lá sem começar já com essa pretensão. Como em QUALQUER área ou mercado, as chances de sucesso são infinitamente maiores quando se faz por paixão e ponto final – não por acaso os maiores casos de vitória acontecem com os depretensiosos. A internet é hoje um mercado muito mais concorrido do que era dez anos atrás e isso influencia. Diria que para ser famoso ou ganhar muito dinheiro há outros caminhos talvez mais diretos, como a oficina de atores da Globo (no 1º caso) ou o mercado financeiro (no 2º)! Mas, para quem ama a comunicação e a internet, nada é tão legal como essa ferramenta que nos permite falar com várias pessoas de uma só vez!

QUAL A FÓRMULA PARA TER MILHÕES DE SEGUIDORES?
Ao observar os casos de destaque na internet, sempre encontramos disciplina, foco, persistência e timming (ok, e um quê de sorte), muito mais do que técnicas de SEO ou um layout X. Coincidência ou não, é o que acontece(u)! Mas aí eu volto a pergunta: “por que deseja ter milhões de seguidores?”. Uma das coaches com maior faturamento do mercado nacional tem tímida presença online, com poucos milhares de seguidores. Sim, ela poderia faturar ainda mais com o alcance da internet, mas este não é o único caminho – no lado oposto, há concorrente que constrói bases bem maiores com produtos gratuitos; vale se perguntar qual é sua prioridade e não desanimar por conta dos parâmetros irreais das redes sociais (existe vida – de sucesso! – antes do milhão de amigos!).

QUANDO CONSEGUIREI PARCERIAS E PUBLIS?
O mercado de publieditoriais – quando a marca paga apenas para ser citada no seu blog – já foi mais aquecido, é preciso dizer. Mesmo entre blogueiros com boa base e experiência neste formato, se comenta que houve retração nas contratações. E isso não é por acaso: da mesma maneira que um dia o banner foi uma valiosa forma de publicidade, o publi começa a surtir menos efeito entre os leitores (mais resistentes a este conteúdo). A questão é que uma marca sempre pagará x se tiver o retorno 10x. Mas muitas vezes você precisa mostrar seu valor antes e se certificar – até para você mesmo – que seu blog engaja em determinado produto/formato/situação. A boa notícia é que, se o intuito é ganhar dinheiro na internet, existem muitas formas além-publi de fazê-lo, basta querer pensar fora da caixa e enxergar esse algo-mais além do óbvio.

Mais: Branding para Blogueiros? Posicionamento e Técnicas na Internet

APENAS SEREI O QUE CHAMAM DE “INFLUENCER” SE EU TIVER MILHÕES DE SEGUIDORES?
O nicho nunca foi tão importante como hoje! Já há inclusive indícios de que o influenciador de nicho consegue retorno superior (proporcionalmente) ao de massa, que é aquele que alcança milhões de pessoas diferentes. Quando falo de nicho, posso me referir a uma cidade, a uma área física (como um condomínio), a um mercado profissional. Quando se fala, por exemplo, de uma dica de serviço em um bairro, você tende a ser muito mais impactada pela blogueira que é especialista neste bairro do que por uma página gigantesca cujo publi sobre o serviço poderá até passar despercebido, tamanho o perfil meramente comercial. Foco, nunca se esqueça da importância desta palavra!

SOU ARQUITETA/MÉDICA/PROFESSORA, UM BLOG AJUDA MINHA CARREIRA?
O perfil que MAIS pode se beneficiar desta ferramenta hoje é que a busca como forma de compartilhar conteúdo específico e alcançar mais clientes. Saber a melhor maneira de deixar sua página redondinha, bem feita e bem posicionada é a questão chave de tê-la a favor de seus resultados. De cabeleireiros a dentistas, são infinitos os casos de profissionais que, com o bom uso das redes sociais (blog aí incluído, ver a próxima pergunta!), conseguem aumentar suas bases de atendimento e o valor de sua imagem de marca.

JÁ COMPARTILHO CONTEÚDO NO INSTAGRAM (OU FACEBOOK/TWITTER/ETC), POR QUE TER TAMBÉM UM BLOG?
É muito comum que produtores de conteúdo comecem em uma rede social específica, principalmente no instagram. Mas é importante saber que nenhuma mídia digital deverá/deveria substituir o blog, por três motivos:
* Redes sociais vêm e vão (taí o Orkut e o MSN para nos lembrar que mesmo o Instagram e o Whatsapp podem acabar “de repente”), o seu ponto-com-ponto-br é para sempre. Muita gente que constrói uma base grande exclusivamente em uma rede pode acabar refém dela, lembrando que independente de acabar as mídias podem mudar suas métricas do dia pra noite.
* Nenhuma ferramenta te proporciona as mesmas funções – arquivar, impulsionar alcance via SEO/Google, buscar, linkar – que um blog.
* As mídias devem ser complementares. Blog x Instagram, Facebook, Pinterest… cada um tem um perfil e um estilo de conteúdo e o intuito é sempre se valer de uma para levar público para a outra e vice-versa.

POR QUE O BRANDING PODE AJUDAR UM BLOGUEIRO?
Sabe a questão do nicho, que você leu três perguntas acima? Pois essa é exatamente a base do branding, que fala também sobre padrões, excelência, unidade estética e outros temas que embalam perfeitamente a questão editorial de um blog. Seguindo a mesma proposta dos workshops para empreendedores e pessoas físicas, o AG Branding para Blogueiros pincela os assuntos que ajudam o seu blog a ter mais propósito, sentido e destaque. E, de quebra, traz um segundo módulo voltado para técnicas – como layout, plugins e ferramentas extras –, para que o alcance seja o maior possível, sem perder a qualidade e o engajamento!

Mais: Para Quem É o Workshop Branding para Blogs

Em tempo: a terceira edição AG Branding para Blogueiros com versão dupla (manhã ou tarde) foi lançada para que o formato tenha uma pausa depois. Ele dará espaço para um projeto que acontecerá entre agosto e novembro e reunirá os blogs/ideias de blogs que mostraram mais potencial nas quatro turmas do workshop. Contei mais sobre isso aqui no Facebook e estou super animada para ajudar cerca de dez blogueiros a atingirem seu máximo potencial!

Onde, quando, como!
Dia 28.07, quinta-feira, das 9 às 12h30 OU das 14h às 17h30, em SP
Programação, detalhes e inscrições, neste link!
Formato: workshop de branding (posicionamento) para blogueiros + técnicas que melhoram a audiência
Investimento: R$ 450 {pagamento parcelado via Sympla}
Vagas limitadas – até 12 participantes por edição

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  1. Renata Souza Em 12/07/2016

    Oi Alê, já pensou em ministrar esse Workshop online? Nesse momento (no futuro talvez seja diferente!) não poderia ir a Sampa para assistir embora ache que esse WS é sim, para mim. Acredito que uma versão online teria um alcance ainda mais incrível e muita gente interessada. Pense nisso! Beijo e sou sua fã! 🙂




  2. Ingrid H Em 12/07/2016

    Oi Ale,
    Gosto muito dos teus textos e da maneira como vc aborda o uso da internet e redes sociais. Sou profissional liberal e tenho muitas dúvidas sobre como melhorar o atendimento que presto com o apoios dessas ferramentas. Acredito que o branding seja pra isso, mas como não moro em SP, também acho que um curso on-line ou uma consultoria mais foçada poderia ser uma ideia.
    Você tem planos pra esse tipo de projeto ou alguma sugestão? Obrigada!!! Super beijo!




  3. Oie Alessandra,

    Fiquei muito interessada em fazer seu workshop para Blogs, na verdade quero fazer os três.

    Minha dúvida, o conteúdo é tão interessante mas achei o tempo tão curto para tamanho aprendizado…

    Me ajuda??!

    Um beijo

    Oi querida!
    Em workshop o formato é de se “pincelar” os temas, num sentido em que não se mergulha profundamente em cada sub-tema específico. Mas é sempre um ótimo primeiro contato! No fim do ano lançarei um curso (em 4 ou 5 aulas) de branding pessoal, neste modelo conseguimos aprofundar mais o estudo do tema! Se tiver qualquer dúvida sobre os formatos, fico super à disposição, pode me mandar um e-mail!
    bjobjo




  4. Janeisa Maria Em 15/07/2016

    Eu fiz e mudei minha maneira de pesnar e encerrei um blog de 9 anos para começar outro. O curso com a Ale me abriu meus horizontes, é até clichê falar assim, mas não encontrei melhor definição para compartihar com vcs.
    Bjs




  5. Alessandra Castro Em 31/07/2016

    Olá Ale…

    Acompanho seu trabalho desde os tempos do It Girls…

    Enfim, super concordo com você que não devemos ser reféns de redes sociais. Vejo muitas blogueiras absurdamente focadas no instagram e que se dizem influentes, sem ao menos uma atualização constante e coerente de sua web page.

    Trato o meu instagram como extensão do que apresento no blog e do que vivencio como blogueira.

    Defendo ao máximo a sua teoria da importância de termos a nossa .com , pois afinal é só nossa e estará ali, aconteça o que acontecer…

    Agradeço por seu trabalho enriquecedor e que só me motiva mais ainda a continuar a blogar.

    Beijos,

    Alessandra Castro




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