ALE GARATTONI

Mãe da Maria Helena, profissional de branding e apaixonada por moda e beleza! Meu blog é o espaço "hora do recreio" no qual divido dicas, inspirações, apostas no universo das it girls e minha vida primeira pessoa na maternidade.

Lifestyle

Seis dicas para reduzir a ansiedade

23 de março de 2016

É impressionante como a ansiedade, definitivamente, está presente na vida de TANTA gente nos dias atuais. Estamos nos acostumando a ser ansiosos e nem nos damos conta da quantidade de efeitos colaterais que isso traz – insônia, dores musculares, dor de cabeça e perda de memória, apenas para citar alguns da enorme lista apresentada no ótimo Ansiedade, de Augusto Cury, livro que TODO MUNDO deveria ler! Foi lendo a publicação que montei uma espécie de auto-prescrição para minha essência ansiosa, agora compartilhada aqui…

ansiedade
imagem: ansiedade via Shutterstock

1) Não usar aparelhos eletrônicos em excesso à noite: tenho uma amiga que, ao anoitecer, desliga tudo; numa única noite em que consegui seguir essa regra já senti que dormi bem melhor – é meta fazer disso um hábito definitivo.

2) Não dormir ao lado de aparelhos eletrônicos, em especial o celular: as pessoas nem têm mais relógio ou despertador no quarto, já que o telefone celular acaba cumprindo essa e outras funções; a verdade é que com o vício ali à mão fica bem mais difícil de não entrar naquele looping de uma última olhadinha nas redes sociais na hora de fechar os olhos e/ou na mania de ler os e-mails praticamente antes de abrir o olho, o que acelera qualquer um – vale a pena comprar um radio-relógio vintage para evitar esse mau hábito!

3) Selecionar a quantidade de informação consumida: entre livros, revistas, redes sociais, links e mais links, consumimos MUITA informação diária. Muito mais do que precisaríamos consumir. O livro Ansiedade já aponta que pessoas comuns têm, hoje, muito mais repertório acumulado que grandes pensadores e teóricos tinham no século passado – e nem por isso se produz materiais mais relevantes. Fazer uma espécie de curadoria do que se vai adquirir como informação ajuda a fazer uma higiene mental que favorece a criatividade.

MAIS: Você Já Ouviu Falar em Síndrome de Burnout?

4) Fazer exercícios físicos ao menos quatro vezes por semana: dez entre dez pessoas que inseriram a prática de atividades físicas em suas rotinas garantem que melhora o sono, a saúde, a mente; espero em breve poder fazer coro a este time!

5) Criar rotinas e horários para atividades, sempre: ficar perdido sem saber por onde começar paralisa e traz mais ansiedade; liste suas atividades, separe as obrigações habituais em blocos definidos do seu dia (responder e-mails, responder mensagens no celular, escrever, fazer reuniões, ler…) e estabeleça rotinas em sintonia com suas metas. A produtividade e a predisposição à ansiedade agradecem.

6) Esvaziar a mente e dar pausa em estímulos, uma espécie de pré-meditação: para quem ainda tem dificuldade em aderir ao estado de meditação, simples paradas de cinco minutos esvaziando a mente já ajudam a oxigenar o cérebro; em um dia a dia rodeado por estímulos, se desligar é preciso!
{este último tópico veio do grupo Como Saber Viver, que a coach Ana Raia ministra mensalmente para ex-participantes de seus outros programas}

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  1. rosa rocha Em 24/03/2016

    Concordo com tudo.
    existe um outro viés na ansiedade que é 😮 mundo quer que o indivíduo seja ansioso, a sociedade vê no não ansioso, um relaxado, uma pessoa lenta,não compromentida e nao ambiciosa. Esta visao precisa ser combatida.




  2. Amanda Costa Em 29/03/2016

    Perfeito!
    Faço terapia e coach e meu mentor sempre diz isso. É fundamental ter um tempo para fazer… nada. Apenas para respirar e se ouvir, para se reconectar com você mesma. Isso nos deixa mais produtivas, mais vivas, mais fortes. 🙂
    Beijo, Alê!




  3. Ana Paula Em 29/03/2016

    Já experimentei diminuir o hábito de olhar e usar aparelhos eletrônicos antes de dormir (leia-se: celular e redes sociais), e realmente facilitou meu sono. Basta agora fazer disto, e de outras dicas, uma rotina. Bora praticar!




  4. Joana Pacheco Em 03/04/2016

    Ale, meu marido é expert no assunto! Ele controla muito a ansiedade com meditação e ioga, e diz ser mais eficiente que Rivotril




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