ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Amo Branding

Quando redes sociais podem ser negativas para imagem pessoal

23 de setembro de 2016

Aperte o play no vídeo acima e me diga: você se apresentaria assim, como o famoso personagem Super Sincero, em um dia normal no seu trabalho? Pois saiba que muita gente anda fazendo o equivalente ao se expor em redes sociais!

Hoje em dia, todo mundo fala do lado bom de ter perfis em mídias digitais (eu, inclusive). São inúmeras vantagens – a visibilidade, o acesso a pessoas-chave, a possibilidade de comunicação. Mas é preciso citar dois pontos. Com estas ferramentas em mãos, todos somos formadores de opinião, seja em um universo de 50 amigos pessoais ou de infinitos seguidores desconhecidos. E todo mundo quer opinar sobre tudo. As duas coisas são boas, mas, juntas, podem resultar em combinação explosiva.

Redes sociais ainda são novas e todo mundo erra, é natural. Que atire a primeira pedra aquele que não tem um passado reclamão no Twitter ou uma falta de filtro na postagem de fotos no Facebook. Mas, uma década depois da febre do Orkut, já dá para ao menos começar a entender o funcionamento. E ignorar esta necessidade pode trazer danos significativos a sua imagem de marca pessoal.

redes sociais negativas
imagem dislike via Shutterstock

A gente não sabe onde vão parar os prints do que publicamos. A gente não sabe o que vai ser tirado de contexto. A gente não tem entonação como no ao vivo na mesa de bar. Aquela opinião mais inflamada, aquele julgamento que saiu no impulso, aquela palavra pesada que jamais falaríamos no cara a cara, tudo isso pode (e provavelmente irá) ser usado contra os autores do post. Nem sempre por maldade, às vezes é só um reflexo inevitável mesmo – sempre lembro do caso de uma menina que me pediu emprego quando eu trabalhava em revista, mas vivia falando mal de mim na internet para quem quisesse ouvir (poxa, sou humana, dava pra ter boa vontade em abrir esse currículo?).

A gente nunca sabe o dia de amanhã, pra que cuspir pra cima? Veja bem, o problema não é dar opinião. O cuidado é com palavras grosseiras, com comportamento reclamão compulsivo, com pratos cheios pra mal-entendidos e com rótulos negativos que grudam na testa.

A comparação lá no início do post tem essa razão: não adianta dizer que “as pessoas só mostram o lado bom nas redes e você é ‘verdadeiro’ e não vai viver nessa mentira”. Não se trata de viver uma mentira! Trata de se preservar, se auto-editar e deixar de perder oportunidades ou de se queimar a troco de nada. Na dúvida, a pergunta para si antes de se expor em polêmicas é “vale a pena?”. Se a resposta for sim (por exemplo, para defender uma causa na qual acredita demais e/ou para apresentar algo que possa acrescentar para outros), vá em frente. Com educação, com gentileza, com limite. E, principalmente, com respeito ao diferente. Se for só um daqueles nossos dias de mau-humor ou se a consequência não compensar a causa, conte até dez e feche a janela. Você vai se agradecer por isso no médio e no longo prazos.

 


 

Este é o último post da categoria Branding que você lê por aqui! Neste fim de setembro, o amobranding.com.br se muda para dentro do novo site da AG Branding, com postagens todas as quintas-feiras. A separação vai deixar as duas marcas e os dois blogs mais definidos, mais organizados, mais redondinhos – este aqui volta a ser um espaço de recreio, tal e qual na época do It, que tal?! Por falar em mudança e na resistência que ela causa, o post de estreia da nova fase será justamente sobre rebranding, o reposicionamento de imagem de marca! Siga o instagram @agbranding e/ou assine a newsletter lista de avisos AG Branding para ser avisado da estreia. Mal posso esperar por todas as novidades deste fim de 2016!

Redes sociais, rebranding, excelência, branding pessoal, mídias sociais, erros de branding e cases de sucesso estão na pauta do workshop Princípios de Branding para Empreendedores – posicionamento de marca para pequenos empreendedores, profissionais liberais e blogueiros –, que rola na manhã da próxima quinta-feira (29.09) em São Paulo. O módulo especial de Branding Pessoal já tem vagas esgotadas, mas ainda restam três últimos lugares na turma de Empreendedores, que garante um bom panorama geral sobre branding (tem inclusive um mini-tópico sobre Pessoal, para ideia geral deste tema). Para programação, detalhes e inscrições, clique neste link.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Adriana Em 23/09/2016

    Oi, Ale!

    Adorei esse resgate do blog no estilo “Hora do Recreio” e vou te acompanhar lá no AG Branding também.

    Bjs

    Adri
    PS: até quando poderemos comprar a sua linha limitada da Hubby?


    Ainda está disponível, não há data de fim ainda!
    bjobjo




  2. Deborah Alvares Em 06/10/2016

    Alê, cadê você??? Doida esperando a estréia do Amo Branding… bjs




Deixe seu Comentário