ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Amo Branding

Redes sociais a favor do branding do seu negócio

19 de maio de 2016

Facebook, Instagram, Whatsapp e blogs… todos os formatos de redes sociais ajudam – e muito! – no posicionamento de uma empresa. Para os pequenos negócios, que não costumam ter verbas para ações de marketing e publicidade, pode-se dizer que estas ferramentas são ainda mais importantes em termos de divulgação e de comunicação de atributos. Envolver seu cliente e mostrar o valor de seus produtos/serviços são apenas algumas das possibilidades nesta comunicação direta. Nesta vitrine 2.0, leva a melhor quem usa cada mídia da melhor maneira.

Branding e redes sociais
imagem: Mídias Sociais via Shutterstock

AMOSTRA GRÁTIS
É difícil envolver clientes em potencial usando as redes apenas como um catálogo que oferece seus produtos e serviços. Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado com o excesso de criatividade que publica conteúdo 100% aleatório e nada linkado à especialidade da empresa. A fórmula ideal é oferecer repertório que esteja de fato ligado ao negócio: uma florista dá dicas de montagem de arranjos, uma nutricionista compartilha conteúdo sobre alimentação saudável, uma marca de acessórios oferece referências de composição de looks, uma doceria mostra decoração de mesas, por exemplo. E nunca tenha medo de disponibilizar gratuitamente um conhecimento pelo qual você também cobra – encare como um test-drive para clientes, que terão mais confiança e desejo.

O NOVO S.A.C.
Já se comenta que ferramentas como Twitter e Facebook acabaram com o tradicional serviço de atendimento ao consumidor – as redes são o primeiro ponto de contato quando se quer tirar uma dúvida ou fazer uma reclamação. Use-os com sabedoria, dando atenção a solicitações com o máximo de agilidade. Na era da internet a jato, todos são ansiosos e uma hora pode parecer um mês!

Mais: Qual a Melhor Mídia Social para Fortalecer a Sua Marca?

CO-BRANDING
O termo significa, em linhas gerais, a associação de diferentes marcas em uma mesma ação. Sua empresa pode se linkar a negócios complementares em um projeto que traga boa exposição e possibilidade de troca de clientes. E isso funciona para os pequenos tanto quanto (ou mais!) do que para grandes companhias – pense em um designer que faz uma ação com um programador de html ou em um salão de manicures de bairro que arma algo em conjunto com uma marca bacana de bijoux.

CUIDADO: É SEMPRE BOM LEMBRAR…
Marcas (pessoais inclusive) precisam ser cuidadosas em suas exposições online. Aquele print de postagem pode ter o mesmo peso que um CV, um produto ou um histórico profissional. Porque ninguém é perfeito, mas a gente evita a imperfeição – ou seja, negócios com deslizes ou arranhões na imagem – na hora de contratar ou se associar a um nome.

Mais: Como Usar Cada Mídia Social no Seu Branding

QUER SABER MAIS SOBRE BRANDING?!
Vem aí a edição 2016 dos workshops AG Branding no Rio – será nos dias 14 e 15 de junho, no Leblon. O primeiro lote, com metade das vagas, já foi preenchido; o segundo começou a ser vendido nesta semana. Para se inscrever no combo Branding para Empreendedores + Branding Pessoal (com 15% de desconto), use a caixinha abaixo. Para ver a programação ou se inscrever em módulos avulsos, clique aqui.

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  1. Alexandre Em 25/05/2016

    ótimo artigo. muitas empresas ainda acham que o foco das redes sociais é vender e lucrar no curto prazo. se esquecem do relacionamento e do branding, foco central.
    parabéns!




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