ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Lifestyle

Quer casar em clima petit comité?! Eis algumas dicas…

22 de fevereiro de 2014

Lá na década passada, mais precisamente em julho de 2008, optei por um casamento pequeno, íntimo, apenas para os mais próximos. Isso ainda não tinha voltado a ser uma opção – em alta – naqueles tempos, era raro, pouco se falava sobre. Talvez por isso, desde então, eu sempre tenha recebido e-mails pedindo dicas neste sentido. Talvez por isso, este especial casamento em petit comité tenha se transformado em um dos capítulos do meu primeiro livro, ItGirls. Talvez por isso até hoje me perguntem sobre este tema.

casamento pequeno

Já estava para voltar a escrever sobre esse assunto quando, no ano passado, uma amiga muito próxima optou por um esquema parecido – apenas um pouco maior, com cerca de cem convidados. O casamento pequeno é, cada vez mais, uma alternativa chique, gostosa e positivamente intimista aos super festões. E nele tudo pode caber: igreja ou não, luxos maiores ou menores, um jantar íntimo ou uma pista animada. Tal e qual em festas grandes. Tudo depende, única e exclusivamente, do gosto pessoal dos noivos…

casamento pequeno

Aproveitei as fotos maravilhosas – e a mais recente experiência – da minha amiga Maria Carvalho Miranda (Canguçu!) para ilustrar este post e re-enumerar dicas que acho válidas para uma festa de casamento em tamanho reduzido.

PARA QUEM
* noivos que tenham muitos, muitos amigos. Sim, por mais incoerente que possa parecer! A questão é que nem todo mundo pode dar uma festa para mil pessoas hoje em dia. E a lista do tal casamento padrão, de 300, 400 pessoas, se transforma em pesadelo quando se conhece muita gente. Na dificuldade do meio-termo, parte-se para o petit comité, pois qualquer pessoa entende que isso é, de fato, uma festa apenas para quem é muito, muito íntimo do casal
* noivos que optam pelo destination wedding, o casamento fora de sua cidade
* noivos que, simplesmente, prefiram comemorações íntimas!

casamento pequeno

casamento pequeno

PRIVILEGIE
* os detalhes, ahh, os detalhes! Em festas pequenas, eles sempre aparecem ainda mais. Como sempre escrevo quando falo deste tema, aproveite que a lista é menor para investir na melhor bebida, no melhor buffet… (algo que, em festas de mil pessoas, é quase impo$$ível, né?!)
* invista nas fotos e no vídeo, pois, como em qualquer festa, são estas recordações que ficam para sempre. DICA MUITO IMPORTANTE: veja referências do profissional, de preferência em um evento que siga a mesma proposta do que você vai fazer. Nem sempre o fotógrafo do casamento de mil pessoas é o ideal para a comemoração petit comité.
* se, como 99% das pessoas, você não tem um orçamento ilimitado, comece toda a programação com uma planilha (#ALoucaDaPlanilhaAtacaNovamente!). Veja no que pode gastar mais e no que pode economizar. A ideia do “something borrowed” pode, por exemplo, garantir que você não gaste, sei lá, com o sapato – use um que foi da sua melhor amiga!

casamento pequeno

CRÉDITOS DO CASAMENTO (CARIOCA!) QUE ILUSTRA A MATÉRIA
* Noivos: Maria e Cristiano
* Igreja: Ordem Terceira de São Francisco da Penitência/Convento Santo Antonio – cabem apenas 80 pessoas
* Festa: Bar inglês do Gávea Golf – cabem no máximo 150 pessoas
* FotógrafoRogério Von Krüger (eu, Ale, amei MUITO as fotos, elas que me inspiraram a fazer este post!)
* Cerimonialista: Lucili Figueiredo
* Flores: Orlando Ambrósio
* Móveis: Lonarte e Lona Cristal
* Doces: Denise do Rego Macedo
* Bolo: Ana Salinas
* Bem-casados: Elvira Bona

casamento pequeno

casamento pequeno

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Simone Em 22/02/2014

    Amei esse post! Não tenho noivo nem namorado ainda mas sou apaixonada por casamentos e sempre penso que quando chegar a minha vez quero uma comemoraçao para 75 pessoas hahahaaha, no máximo 100 pessoas. Todos me criticam dizendo que não tem como porque vai ficar “chato” não convidar fulano e sicrano mas eu acho lindo casamento pequeno, tenho uma família grande e sei que seria díficil mas não consigo imaginar uma festa com 300 pessoas que nem vão frequentar a minha casa e fazer parte do meu cotidiano depois! Espero que o noivo chegue logo e concorde comigo heheheheh Beijos 🙂




  2. Thálassa Coutinho Em 22/02/2014

    Ale, adorei o post! Planejo um casório pra daqui uns dois anos e quero um casamento BEEEM petit comité mesmo, pra no máximo 20 ou 30 pessoas, sabe? São poucas as pessoas próximas e que são amigas da gente, e tem uma capela pequenininha aqui no Rio que é um charme! haha Já salvei as dicas! Beijo :*




  3. Mariana Em 22/02/2014

    Eu e meu marido iamos fazer um mini wedding, para apenas 60 pessoas…mas surgiu um problema…amigos ate entendem se não forem convidados, mas e quando seu marido tem nada mais, nada menos que 10 tios????!! familia grande é um impedimento, pq depois aguenta as reclamações da sogra …rs por isso acabamos optando por casar em Vegas, só nós dois!! Foi super gostoso…




  4. Debora Em 24/02/2014

    Oi Ale, td bem? Olha, sei que vc deve ter muitos recados para responder e enfim.. Mas indo logo direto ao assunto, curto mto o seu blog e sempre vejo vc falando de planilhas, etc.
    Eu me interesso mto e uso o Mac (assim como acho que vc tb) eu queria saber se vc conhece algum bom app que ajude a fazer isso. Quais os que vc usa? Grata pela dica! Bjos

    Oi Debora!
    Para minhas planilhas, sou old style! Gosto de fazer no bom e velho Excel mesmo!
    bjobjo




  5. Amanda Em 24/02/2014

    Fiz um mini-wedding em uma cervejaria em Botafogo, foi super aconchegante e descolado, como queríamos. Não houve cerimônia, porque queríamos que esse momento foi muito íntimo, só nosso. Viajamos para Paris e trocamos nossos votos lá, fazendo fotos por toda a cidade. Foi lindo e muito especial! 🙂




  6. Larissa Duarte Em 28/02/2014

    Ale, fiquei MEGA CURIOSA para ver as fotos do SEU casamento, principalmente do seu vestido. Você poderia postar? Beijo

    Meu casamento foi suuuper simples, só civil, uma festa em casa, jantar pra 50 pessoas! Meu vestido nem era um vestido de noiva oficialmente, era um vestido off-white, reto (minha inspiração no tema é sempre Carolyn Besset!). Saiu no site da RG na época, não sei se ainda ta la! Eu não posto porque além de eu ter ODIADO as fotos meu marido me mata, acha super exposição, ja quase pediu o divorcio por causa da RG na época! hahahaha
    bjooo




  7. Leandra Em 23/07/2016

    Oi me interessei por essa Igreja, quanto é a taxa? O que inclui? Obrigada




Deixe seu Comentário