ALE GARATTONI

Mãe da Maria Helena, profissional de branding e apaixonada por moda e beleza! Meu blog é o espaço "hora do recreio" no qual divido dicas, inspirações, apostas no universo das it girls e minha vida primeira pessoa na maternidade.

Emprego dos Sonhos

Profissão: assessora de comunicação das famosas!

10 de junho de 2014

Que tal a ideia de trabalhar com comunicação, estar sempre entre os famosos e cuidar de tudo que está por trás da imagem de algumas das mais comentadas estrelas do momento? Com todo o glamour e (mais ainda!) todo o trabalho duro que esta função envolve, esse é o emprego dos sonhos de Juliana Mattoni. Ou melhor, mais que isso, já que, depois de vários anos em grandes empresas, Ju abriu seu próprio negócio no ano passado. Sim, a tag Emprego dos Sonhos de hoje poderia se chamar também Negócio Próprio dos Sonhos. E quem vem contar sobre esta profissão é a atual responsável pela comunicação de estrelas como Bruna Marquezine, Cleo Pires, Claudia Raia, Tatá Werneck, Giovanna Lancelotti e Carol Castro, apenas para citar algumas (além de minha amiga do coração desde a década passada, porque eu sou leonina e amo tirar onda de ter os mais talentosos e incríveis ao meu redor!).

Ju Mattoni clientes

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DE FAMOSOS: O QUE FAZ?
“Eu cuido da relação entre atores e imprensa”, resume Ju. Na prática, quais funções cabem nesse trabalho? “Marco e acompanho entrevistas, cuido de todos os detalhes de uma capa, ajudo na escolha de todos os profissionais com quem vamos trabalhar, gerencio crises, escrevo releases e notas oficiais.” Ela conta que, logo que fecha com um novo artista, elabora com ele um plano de divulgação que contempla os veículos nos quais ele gostaria de estar. Esse é o ponto de partida para todo o resto. De quebra, Ju atende toda a imprensa e faz a ponte entre clientes e stylists parceiros.

OS PRÉ-REQUISITOS DA FUNÇÃO
O poder de negociação é o ponto número um, segundo a Ju: “Um bom assessor de imprensa é antes de tudo um bom vendedor”. Por essa razão, a função pede pessoas com poder de barganha, eloquência, rapidez de pensamento e flexibilidade. Para completar, muita inteligência emocional (“lida-se com a pressão de muitos lados e deve-se sempre estabilizar humores, ponderar, oferecer alternativas”.) e doses extras de bom senso (“aquela voz interna que sempre sabe o melhor caminho a seguir e evita situações ridículas”). Formação em Comunicação arremata o pacote do profissional ideal.

ALTOS E BAIXOS
“Abrir um jornal ver a matéria lá, reluzindo, faz com que meus olhos brilhem!”, conta sobre o ponto alto de sua função. “Eu trabalho pra isso. Minha maior vaidade é uma boa capa, com um cliente mostrando todo seu potencial.” E a parte mais difícil? “Agradar ao mesmo tempo dois lados, que às vezes querem coisas totalmente diferentes em relação ao mesmo objeto/matéria. Aí entra o poder de negociação de um assessor.”

QUANDO (& POR QUE) EMPREENDER
Antes de abrir a própria empresa, Ju trabalhou na FSB – uma das maiores agências de comunicação do país –, na Petrobras e na TV Globo. E considera esse background como fundamental para a criação da Ju Mattoni Comunicação. “Nunca havia ousado pensar em abrir um negócio próprio. Sempre fui muito pé no chão, boa funcionária, trabalhei desde muito cedo, mas a oportunidade surgiu e caiu no meu colo. Trabalhava na Globo e várias atrizes me convidaram a trabalhar com elas pessoalmente ao mesmo tempo. E aí pensei: por que não?! Resolvi arriscar e não poderia estar mais feliz.”, conta, acrescentando que começou com três clientes e já está com dez em seu primeiro ano de agência. A sociedade com Kanada Raia, sua amiga de infância, também é apontada como acerto crucial na empresa, que, por escolha das donas, limita o número de clientes de modo a jamais perder o atendimento ultra-personalizado.

TOP 5 EMPREENDEDORISMO
Você tem vontade de abrir seu próprio negócio? Então, atenção às cinco dicas que, segundo a Ju, são fundamentais antes de dar esse passo…
* conhecimento do negócio
* muita coragem
* reserva financeira (“para não se desesperar se as coisas não correrem como o planejado logo de cara”)
* disciplina (“quando se é seu próprio chefe não se pode relaxar”)
* dedicação total (“meu crescimento foi proporcional ao tanto que me dediquei. Eu acredito nisso”).

Ju Mattoni

Muito obrigada por compartilhar sua história, Ju! Mais e mais sucesso pra Ju Mattoni Comunicação! E, para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho dela, aqui vai o link do site oficial.

imagens: instagram @jumattoni

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Bárbara Fernandes Em 10/06/2014

    Oi Ale, você com certeza foi fundamental para que eu encarasse o desafio do negócio próprio dos sonhos. Sempre li seus posts e sempre guardei pra mim suas dicas e conselhos. Sou designer de moda por formação, tenho 29 anos e perambulei entre um emprego e outro na área de festas/eventos tentando descobrir o que eu queria. Demorou, mas hoje eu tenho a minha marca de t-shirts, lançada há uma semana, e como eu sei que você é uma apaixonada por t-shirt, te convido a conhecer a BÁRBARA (www.barbaratshirt.com.br). Espero que essa msg chegue até você.
    Obrigada por encorajar suas leitoras!

    Beijos.




  2. Tisa Em 10/06/2014

    No caso específico de assessoria de famosos, é importante que o assessor não se ache mais famoso que o próprio cliente. O que é bem comum… Tem uns dois ou três no mercado que vou te contar 😀
    Também acho legal sempre dar resposta, algo até que você postou outro dia. Mesmo que seja um não. É humanamente impossível atender todas as solicitações, mas apenas responder já é bacana. Sem falar que o mundo da voltas, né? Já atendi, como assessora, um site do interior do Rio Grande do Norte. Não consegui a exclusiva que ele queria com meu cliente, mas mandei fotos e respondi as perguntas que sabia as respostas. Dois anos depois o cara desse site tava na Globo…




  3. Livia Em 10/06/2014

    Ale
    Amei a tag, parabéns! Como sempre conseguiu abrir o horizonte das pessoas, inclusive eu!
    Hoje sou analista financeiro e sou formada em administração na ucam, assim como você!
    Tenho o sonho de um dia conseguir o trabalho dos sonhos!
    Beijinhos




  4. marcia abrantes Em 10/06/2014

    Tive o prazer de ter a Ju trabalhando em minha equipe por um tempo, e só posso dizer que fico imensamente feliz com o sucesso dessa figurinha…menina doce, determinada, extremamente dedicada.. e com um astral pra lá de radiante. Tanto sucesso, apesar de previsível pra quem conhece seu trabalho, traz uma felicidade danada.. muito sucesso, Ju!! E pensar que você ainda hesitou em sair e mudar de rumo…naquele dia eu soube que você não voltaria mais… Bjs




  5. Como ser assessora




Deixe seu Comentário