ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Lifestyle

Depois daquela planilha: novos planos, leituras, inspirações

20 de junho de 2017

Quando escrevi sobre planilha de metas pela primeira vez, neste post há mais de cinco anos, eu ainda não conhecia a filosofia do coaching (que prega muito a organização de objetivos por escrito) nem muito menos sabia sobre as comprovações de eficácia ligadas a neurociência ou física quântica. Também nunca segui técnicas – lembrando que a minha primeira, batizada de Planilha 2011 (ano final das metas em questão), foi escrita no fim de 2005. Meu processo era e segue sendo intuitivo, pessoal, sem influências de especialistas no assunto, algo que hoje já existe. Mas essa primeira experiência e esse primeiro post comprovam: eu fiz e funcionou demais! Não por acaso, me tornei fiel a esse hábito…

novos planos
imagem Yoga via Shutterstock

Um fato curioso é que todas as minhas planilhas até aqui eram muito voltadas para o profissional, um claro reflexo da demora em iniciar minha carreira e, depois, das pausas e mudanças de rota que atrasavam as conquistas desejadas. Até que veio 2016, ano de muitas mudanças, que me despertou para a necessidade de evolução em diferentes aspectos – da relação com dinheiro à relação com saúde, passando também por inteligência emocional, resiliência, reatividade. E quando eu aterrissei em 2017, na minha planilha de metas só havia espaço para objetivos pessoais.

Mais – Planilha de Metas: o Business Plan da Pessoa Física

E foi nesse cenário que eu entrei de férias da programação da minha AG Branding e mergulhei em novos estudos, referências e inspirações – porque eu sou nerd e é com muita leitura o meu jeitinho de me reprogramar! Em pauta por aqui, novos hábitos de exercícios e meditação, uma transformação semi-radical na alimentação e cuidados voltados a energia e autoconhecimento. Com certeza isso tudo vai influenciar também o conteúdo que compartilho aqui no blog – depois de quase 13 anos blogando é natural que meus espaços reflitam diferentes fases, afinal!

INTENSIVÃO PRÓ-ENERGIA
Cada vez mais me dou conta de que a gente cuida de cabelo, de dieta, de escolha de look, mas acaba esquecendo de ter cuidado com a própria energia. Sempre acreditei muito nisso, mas naquele lance do piloto automático o hábito acabava se sobrepondo ao ideal. Mais do que nunca nessa era de tantas opções e informações, se você deseja cuidar da sua energia, recomendo três passos básicos:
Detox digital – reduza, apenas reduza! Não precisa fazer nada radical. Eu acabei deletando minha conta de Whatsapp e muitos amigos ficaram preocupados, achando que eu poderia estar brava com alguém ou com algum problema! E eu desisti dele apenas porque entendi que, PARA MIM, havia ali mais ônus do que bônus. Cada um vai saber suas prioridades e seus limites.
Consumir conteúdo produtivo e leve. Dos perfis que segue no insta ao que assiste na TV ou lê em livros, edite seu repertório. Evitar ver notícias ruins especialmente no fim do dia, perto da hora de dormir.
Cerque-se de pessoas e inspirações que estejam na mesma frequência. No meu caso, ando buscando – no virtual e no real – referências voltadas aos temas que são o meu objetivo da vez, especialmente meditação e alimentação. Inspirações sempre ajudam e, claro, informam os leigos!

MINHAS INSPIRAÇÕES
Melissa Wood: a health coach de Nova York – que eu conheci quando postei sobre seu casamento no ano passado – é uma pessoa iluminada! Do repertório que compartilha em seu site (bem “for dummies” tipo eu!) às referências que mostra em seu instagram, passando pela sua alegria única no Stories, amo consumir seu conteúdo. Ela é minha musa # 1 do momento!
May Beckhauser: no ano passado, quando eu ainda lutava para superar minha ansiedade (tarefa cumprida!), postei sobre o Snapchat da May, professora de Yoga que também tem um repertório maravilhoso. Agora sigo acompanhando-a no insta e apenas amo quando ela compartilha no Stories seus pensamentos sobre qualidade de vida e autoconhecimento.
Teca Toscano: também professora de Yoga, ela divide pensamentos e repertório em seu instagram Stories. Participar de uma de suas aulas semanais no Parque do Povo está na minha listinha de metas da vez!
Marcia de Luca & seu livro Filosofia de Bem Viver: neste meu novo pacote de interesses, ando flertando com a ayurveda, filosofia da qual a Marcia é uma referência. Este seu livro, minha leitura da semana, é um ótimo panorama sobre o assunto.
Camila Espinosa & seu programa Alimentando a Alma: recém-formada na mesma escola de health coaching da minha musa Melissa, a Cami estreou um programa que mixa teorias de alimentação saudável com parte prática da execução de receitas, em parceria com a chef Nininha Sigrist. Estive na primeira edição e a próxima, em julho, será sobre açúcar – o mal do nosso século! Já disse a ela, estou na torcida para que ela passe a compartilhar mais dicas também nas redes sociais.

Melissa Wood
Melissa Wood, minha musa da saúde e bem estar!

E NA PLANILHA DE METAS, AFINAL?
Fazer da meditação um hábito natural (ainda to no princípio do princípio, longo caminho pela frente!), reduzir ao máximo o uso do celular (ainda voltarei ao Startac, juro!), começar yoga (nesta semana vou conhecer um espaço, no qual já marquei de fazer também uma massagem ayurvédica), ter uma alimentação 51% plant based (se eu contar que na minha casa não tem mais Coca-Cola, quem me conhece vai saber que estou focada – não estou proibida de beber refrigerante, apenas não tenho mais em casa, como hábito!) e… blogar mais*. Já faz tempo que identifiquei que produzir conteúdo é minha verdadeira paixão e eu estava em contagem regressiva para estes três meses de férias, nos quais pretendo estar bem mais por aqui! ;-))
* quando falo que vou blogar mais não quer dizer que será sobre esse tema pessoal! It girls, moda, besteirinhas e dicas aleatórias seguem como assunto central do blog!

UPDATE: os posts desta série – alimentação, yoga, meditação… – ficarão reunidos na tag vida-leve aqui no blog!

SaveSave

SaveSaveSaveSave

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Aline Em 20/06/2017

    Oi, Alê, tudo bem! Adorando essa sua nova fase! Fiz um dos seus cursos o ano passado e adorei. Ele me ajudou muito a idealizar a minha empresa de bem estar, yoga e ayurveda! Ficaria muito feliz se vc desse uma olhada no nosso instagram @voce_no_infinito. Mais uma coisa, temos um grupo de estudos e meditação com a Marcia de Luca e nos reunimos uma vez por mês no Jd Europa para muito aprendizado. Quero deixar o convite para se juntar a nós! Se vc puder, recomeçaremos em agosto, você está super convidada, me manda um e-mail que te explico como funciona. E a última coisa: tenho um contato muito bom de massagem ayurvédica, a Vanessa, ela fez massagem na Mayara semana passada que ela esteve no Brasil. A Vanessa vai em casa, tem formação sólida em Ayurveda e é uma querida! Aposto que vc vai gostar! Um super beijo!!!! E mais uma vez, adorei seu post!!


    Oi Aline! Eu sigo seu insta (pelo @amobranding) e adoro! E que máximo, vou querer saber mais sobre o grupo e sobre a dica da massagem, vou te mandar e-mail!
    obrigada,




  2. Julia Em 20/06/2017

    Que bom que está de volta e ainda por cima nessa fase tão legal!




  3. Debora Em 20/06/2017

    Muito legal e inspirador Alê! Compartilho seus objetivos e se é para seguir pessoas na mesma frequência, estou contigo! Beijos e sucesso!




  4. Lilian Em 20/06/2017

    adoro seu blog e esse post está p/ lá de especial!

    obrigada

    bj

    Lilian




  5. Nathalia T. Em 20/06/2017

    Oi Alê,

    Achei esse post muito legal!
    Há uns anos uma amiga minha de faculdade largou tudo e resolveu seguir numa linha “diferente” no início todo mundo achou uma loucura, ela tinha largado o jornalismo e o emprego por uma “ideia maluca”. Hoje todo mundo entende que foi a melhor coisa que ela poderia ter feito.
    Inclusive, acho que você vai gostar muito de conhece-la e saber mais sobre o trabalho que ela faz com aromaterapia, leitura de auras, circulos femininos… é muito bacana e segue super essa linha que você está se interessando agora.
    O nome dela é Bebel Clark. Procura no face ou no insta que acho que você vai gostar! =)

    Beijos


    Que legal, vou procurar com certeza! Obrigada pela dica!
    bjo




  6. Gabriella Magalhães Em 20/06/2017

    Ale! Me identifiquei tanto!!! Se você vir minhas metas/planos pra esse ano talvez ache que foi você mesma quem escreveu rs. Até falei um pouquinho sobre essa minha busca no primeiro post de 2017 do Bedside (você, por sorte, é bem mais dinâmica e concisa do que eu nos seus textos)! Ainda na temática saúde emocional, com a qual somos tão negligentes nos dias de hoje, manter a rotina de duas sessões semanais de terapia (veja, a minha terapeuta é uma espécie de guru espiritual pra mim) mudou a minha vida nos últimos 11 meses. Lógico que cada um tem o seu caminho, mas acho que quando se acha a pessoa certa, isso pode fazer toda a diferença do mundo! Auto conhecimento é a chave do sucesso em minha modesta opinião.
    Vou embora porque se deixar escrevo aqui pra sempre também rs, mas preciso dizer que estou super animada pra essa sua nova fase e pros posts que estão por vir!
    Beijos com muito carinho ❤️


    Que bom que gostou! Concordo 100%: autoconhecimento é a base de tudo! Também tive uma terapeuta exatamente assim quando eu ainda morava no Rio, entendo bem o que está falando. Fiz por três anos e foi maravilhoso!
    Vou começar a ler nessa semana o 10% Mais Feliz, você postou sobre ele né?!
    bjo




  7. Marina Em 20/06/2017

    Ale, adorei!!!! Estou tentando entrar nessa “frequência”, mas como você disse, na correria do dia a dia, sempre acaba ficando pra depois. espero que você compartilhe mais por aqui ou pelo instagram (stories seria ótimo) sobre meditação, yoga e alimentação.
    Sucesso nessa nova fase!
    Beijos


    Quero muito me entender com o Stories! Amo assistir vários, mas ainda me auto-bloqueio para aparecer por lá!
    bjoo




  8. Tatiana Em 21/06/2017

    Ale, que post e referências incríveis!! Amei! Gosto mto da sua forma de pensar com relação a ansiedade e a todos os outros temas linkados. Também estou procurando um bom local de yoga aqui em sp. Se puder compartilhar vai ajudar mto na minha busca. Super obrigada por ser sempre uma inspiração.
    Grande beijo, Tati




  9. Fabíola Pisetta Em 21/06/2017

    Que legal, Alê!!
    Vou seguir as referências que vc indicou!
    No insta eu sigo a t_a_s_s_i_a_ ela é médica, veganas e dá várias dicas legais de boa alimentação, meditação e qualidade de vida.
    Em relação a meditação, li esse livro https://www.skoob.com.br/feche-seus-olhos-e-abra-sua-mente-323316ed362301.html no começo do meu processo, e me ajudou muito.
    E em relação ao cuidado com a energia, vc já ouviu falar em pranaterapia? Existem vários institutos no Rio, não sei se existe algum em SP, mas é um trabalho bem interessante de se conhecer




  10. Rosa Em 22/06/2017

    Ale,

    Vc ainda tem aquele escritório na Groelândia ?

    Bj,


    Não, querida!
    bjo




  11. mariana palmeira Em 25/06/2017

    Oi Alê! Que post legal! Aderi a yoga no começo deste ano, por enquanto faço em casa com uma professora maravilhosa. O meu desafio é conseguir aumentar a frequência fazendo séries sozinha. Confesso que já tinha tentado a meditação, cheguei a baixar o HeadSpace para me ajudar, mas tive mais dificuldades para me concentrar! Agora, quem sabe com a yoga eu consigo ter foco para meditar 😉
    beijão
    Mari




  12. Danielle Em 05/07/2017

    Ale, vc é incrível! Te acompanho desde o início do It. Sucesso e bjs




Deixe seu Comentário