ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Primeira Pessoa

Planilha de metas: funciona tanto que me dá medo!

10 de junho de 2015

Quem acompanha meus textos há mais tempo sabe da minha relação com planilha de metas: desde a primeira lista que fiz em 2005 e mudou a minha vida, me tornei adepta desta teoria. Também já escrevi por que eu acredito nessa estratégia, dez dicas para que ela funcione melhor e como trabalhar metas curtas semanais.

Quando fiz minha famosa #Planilha2011 {batizada com o ano estipulado como deadline para cumprir as tais metas}, no fim de 2005, a construí de forma super instintiva. Não tinha ideia de que isso já era uma teoria difundida nem muito menos que existiriam métodos específicos com nomes especiais usando esse modo de planejar – algo que eu só vim a saber pouco tempo atrás, depois que passei a contar sobre minhas experiências com as planilhas.
{nota: sempre me pedem modelos de planilhas e a verdade é que eu não faço nada demais! Só tenho as minhas mesmo, já preenchidas e muito pessoais para compartilhas! E elas são apenas metas divididas em colunas, eventualmente com mini-ações pró-meta ao lado e com células coloridas, feitas Excel ou Numbers – e eventualmente num caderno por escrito também!}

planilha de metas

Mas hoje eu volto aqui pra contar sobre mais uma planilha, a #2016, escrita no fim de 2013. Tal e qual na minha primeira experiência de planejamento mais longo, eu soltei a mão e sonhei alto. Listei metas próximas e também outras distantes. Adicionei ações mais simples e outras que eu não tinha a menor ideia de como poderia transformar em realidade. Acrescentei objetivos de rápido alcance e outros que não dependiam só de mim. De quanto eu queria pesar {estava naquela fase pós-parto com resquícios do tal baby weight!} até… o escritório com mini-equipe que eu sonhava ter e as futuras palestras que eu planejava ministrar. Junho de 2015: tá {quase} tudo aqui! Que susto que me dá reabrir a planilha depois de um tempo e ver que mesmo o que nem tinha perspectivas reais encontrou um rumo e entrou na minha estrada. Hoje, fui marcada nessa publicação abaixo do instagram que reforça o quanto é importante – e eficiente! – colocar suas metas e objetivos no papel. Traz foco, traz energia e, sei lá, deve trazer um pó de pirlimpimpim que transforma sonho em realidade.

frase Jimmy Lee objetivos

Não tenho medo de dividir as coisas boas que me acontecem. Não tenho medo de olho gordo, de dar errado, de ser julgada nem de parecer pretensiosa. Não estou me gabando de nada, a intenção é inspirar outras pessoas compartilhando uma história real. De uma pessoa real. Tenho sonhos grandes e medos maiores ainda, como qualquer um. Na sexta-feira, assino o contrato do meu primeiro escritório, em julho recruto dois estagiários e em agosto abro as portas de uma nova fase. Com planejamento, com business plan, com responsabilidade, com contas que fecham, mas, ainda assim, morrendo de medo e ansiedade – sempre fui muito do bloco do “eu sozinho” e/ou da eupresa, mas entendo que pra ganhar escala eu preciso dar novos passos. Então coloquei na planilha e sigo no foco rumo-à-holding! Que venham as próximas metas…

sala AGBranding

E você, já fez sua planilha para os próximos três ou cinco anos?

Be Careful What You Wish For
cuidado com o que você deseja!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Sara Em 10/06/2015

    Alê, parabéns pelas suas realizações! Te desejo mais sucesso ainda. Obrigada por partilhar com a gente, já fiz planilhas, sem data limite, que deram muito certo, mas está mais do que na hora de fazer outra e o seu post me lembrou disso.




  2. Nathália Em 10/06/2015

    Ale,você é uma inspiração!!! Parabéns




  3. Tatiane Em 10/06/2015

    Parabéns Ale!!!
    Que Deus abençoe mais este passo e que lhe traga ainda mais sonhos que você consiga realizar e ser muito feliz!!




  4. Roberta Maia Em 10/06/2015

    Parabéns Alê, fiquei arrepiada lendo seu relato. Esse negócio de sonhar é realmente perigoso!!
    Doida pra ver a decoração do escritório novo!!

    Beijos.

    Roberta




  5. Mari Em 10/06/2015

    Nossa Ale, só posso dizer: muito obrigada!!!
    Eu precisava ouvir tanto isso hoje…sou recém-graduada e estou muito perdida, êta fase difícil!
    Parabéns pelas suas conquistas 🙂
    p.s. ter você como chefe / companheira de trabalho deve ser um sonho, feliz dos que estiverem ao seu lado!




  6. Paula Em 10/06/2015

    Alê! Que maravilha!! Eu estou na minha segunda ou terceira planilha e quando volto lá.. nossa…é maravilhoso ver que de fato eu conquistei aquilo que escrevi ali! Depois desse post vou rever a minha. Nunca fiz uma com metas para muitos anos. Sempre faço para o ano que vai começar e vou fazendo alguns ajustes… Parabéns Parabéns Parabéns! Já te pedi mil vezes, mas vou pedir novamente: Vem pra Salvador! Bjo




  7. Aline Em 10/06/2015

    Alê, sempre leio seus posts e nunca fui muito leitora interativa (leia-se: comenta), mas hoje resolvi te dizer que ler seu blog muda a vida das pessoas, você consegue realmente se aproximar dos seus leitores e nos dar dicas que podemos aplicar no dia a dia ou no nosso negócio. Parabéns e muito sucesso nessa nova fase!!
    Ps. Estou começando minha planilha de metas!




  8. Mari Dias Em 10/06/2015

    Ale, te admiro muito por sua determinação, comprometimento e dedicação. Fico feliz em vê-la em pleno crescimento, se reinventando e crescendo em um novo negocio. Sei la… talvez seja porque sou uma leitora beeeem das antigas… ou porque tenho seu livro… ou porque amo sua escrita… ou tudo junto. Te desejo de coração o maior sucesso do mundo, sem nem mesmo te conhecer (a Internet tem dessas coisas…).
    E que venha o crescimento da AG… se precisar de uma colaboradora internacional pode contar comigo 😉




  9. Isabela Nascimento Em 11/06/2015

    Eu já fiz a minha, mas sou daquelas que esquece de olhar e na correria do dia a dia vai adiando as coisas. 🙁 Queria ser mais focada e organizar melhor meu tempo, mas ainda não consegui trabalhar essa disciplina toda…
    Beijos!




  10. Fran Gabiatti Em 11/06/2015

    Parabéns por mais essa conquista! Acompanho seu blog a algum tempo e admiro sua determinação! Muito Sucesso e Muitas Felicidades nesta nova fase!




  11. Adelaide Em 11/06/2015

    Colocar os próprios sonhos, desejos, ideias, ideais, no papel é uma prova de amor próprio.
    Que ninguém tenha medo de arregaçar as mangas, suar e ousar.
    Abraços.




  12. ARACIANA MARQUES Em 11/06/2015

    Muito bom,Amo suas postagens!É um “sacode” na minha vida esse texto.




  13. Lu Em 11/06/2015

    Eu que anotava os meus sonhos por aí virei 100% adepta às planilhas de meta depois de ler os seus relatos! Resultado: ganhei mais foco, trabalho fluiu bem melhor! Que texto humano, Alê! Dividivir seus ganhos e medos tbm com certeza nos incentiva a encarar os nossos! Bjs




  14. Claudia Em 11/06/2015

    Ale, amei a idéia, voce pode mandar um modelo para nos?




  15. Fê Gonçalves Em 11/06/2015

    Ale, confesso não ser muito fã de planilha, mas ela é necessária para nos organizarmos. Estou muito feliz por você pelo importante passo que está dando com a AGBranding!!! Você merece isso e muito mais!! Vai contando todas as novidades e compartilhando os desafios com a gente. A caminhada não é fácil, mas as conquistas, quaisquer que sejam, são deliciosas de serem celebradas!!! Sucesso!!! Um beijo




  16. Luiza Em 11/06/2015

    Parabéns! É lindo acompanhar seus crescimento. Você merece muito realizar seus sonhos Ale! Sua dedicação e honestidade são inspiradores.
    E nos diga, você dará chance as leitoras de participarem do processo seletivo para estagiar contigo? É um dos meus sonhos, ter você como chefa! =)




  17. Bruna Pientznauer Em 11/06/2015

    Alê, parabéns por todas as coisas lindas que estão acontecendo em sua vida! Torço muito pelo sucesso da sua empresa! Amo seus textos (já falei isso mil vzs!), eles são uma inspiração, uma espécie de chamado pra vida. Sempre quis fazer uma planilha mas algo sempre me tira o foco e acabo não fazendo, hoje o seu texto me deu o estalo que faltava, meus sonhos vão pro papel já, e com data marcada! rs! Obrigada sempre e parabéns! Beijos.




  18. rosa Em 12/06/2015

    Alê,

    Queria tanto acreditar mas sou descrente.
    Como será que faz para mudar isso ?
    Bjs,
    Rosa




  19. Thabatta Pereira Em 12/06/2015

    Confesso que amo uma planilha, uma tabela, uma listinha, e depois de ler seus posts, to com uma aqui que se chama “Projetos”, com uma coluninha colorida pra cada “setor” da vida e muitos – pequenos, médios e muito grandes – sonhos! Aliás, acho que vou fazer um post sobre isso (e te linkar, claro!).

    Você é totalmente inspiração pra mim Ale, nunca comentei aqui, mas o ItGirl foi o primeiro que li, quando comecei a efetivamente crescer e querer ser notada pelo que oferecia – e ter uma imagem coerente com essa parte.
    Parabéns por todas realizações.




  20. Flavia Toledo Em 16/06/2015

    Nossaaa… estou mega orgulhosa de você Alê! Te acompanho desde o It Girl e torço muito, muito pelo seu sucesso. Eu também sou bastante ‘eu mesma’, você é minha inspiração!Quando fico desmotivada, corro aqui para reler seus textos maravilhosos. Parabéns por todas suas conquistas!!!




  21. Vânia Em 18/06/2015

    #MeContrataAle!!!

    Hahahaha, se morasse em SP, meu currículo já estava no seu e-mail! Desejo muito sucesso pro seu escritório, e fico na torcida de em breve ter um Workshop parte 2!

    Beijos,
    Vania




  22. Joana Luiz Em 21/06/2015

    Ale,
    já tentei fazer uma planilha de metas, escrever uma lista, ter um ppt com um plano… Mas tenho muita dificuldade em saber o que quero, em definir e comprometer-me com um caminho só. Há 5 anos atrás, achei que queria uma carreira na área financeira, até fiz um plano na altura; e hoje sei que não é nada disso. Nos entretantos, mudei de país, de área de trabalho e de vida. Fico imaginando se me tivesse obrigado a cumprir aquela planilha, se seria feliz hoje.
    Admiro a sua organização e clareza de objectivos.
    Como se faz quando não se tem tão definido quais são os objectivos?
    Beijo,
    Joana




  23. Fer Francischinelli Em 23/06/2015

    Parabéns Ale! Eu nunca fui de sonhar alto, sempre fui muito pé no chão e achar que era muito limitada para algumas coisas acontecerem comigo. Mas graças a sua planilha, eu comecei a elaborar uma e to me deixando levar pelo que meu coração e desejo pedem. Muito sucesso nessa nova fase!!




  24. Ana Linhares Em 03/02/2017

    Nossa que incrível, não sabia disso, vou começar a utilizar para mudar minha vida.

    Bjss!




Deixe seu Comentário