ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Emprego dos Sonhos

Planilha de metas: o business plan da pessoa física

19 de novembro de 2014

Foi no começo de 2012 que eu contei em um post sobre a planilha de metas que me tirou de uma fase super perdida profissionalmente e marcou o começo de quase tudo que conquistei na minha vida (pessoal e profissional). Era um texto super simples, sem grandes pretensões, mas que mostrava algo muito real e pessoal, com um resultado muito importante e significativo. E eu me surpreendo até hoje de ouvir/ler que leitores se inspiraram na ideia e fizeram suas próprias planilhas. O meu antes e depois teve um “durante” cheio de desafios, obstáculos e escolhas, mas tenho certeza que foi por ter oficializado meus desejos e metas por escrito que eu consegui o que, lá atrás em 2005, parecia perto do impossível para uma menina carioca sem grandes conexões na moda – escrever para a Vogue, publicar um livro e ser editora de uma revista eram apenas algumas dos tópicos super distantes da minha então realidade.

Daí que, dia desses, eu estava pensando sozinha e concluí que a planilha de metas sempre tão defendida por mim é uma espécie de business plan da pessoa física. Sim, porque qualquer pessoa que já tenha pensado em criar uma empresa sabe que o tal plano de negócios – relatório no qual você determina investimentos, expectativas de faturamento, processos a seguir, estratégias de marketing etc – é o ponto de partida mais básico e imprescindível. Deixá-lo de lado simplesmente não é uma opção. E assim deveria ser a planilha de metas para qualquer pessoa física.
{Vale ressaltar que o planejamento por escrito de metas é a opção de algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo! Isso deve significar alguma coisa!}

planilha de metas – como montar

10 DICAS PARA O SUCESSO DA SUA PLANILHA
* Longo alcance: relacione tudo que quer, dos desejos mais simples aos mais audaciosos – “curto prazo” (o que dá pra fazer agora), “médio prazo” (vai pedir um esforcinho extra) e longo prazo (pede esforço e tempo, não depende só de você).
* Formato ideal: sempre gostei de usar o Excel, mas vale montar sua planilha em um caderninho, em uma folha A3, em um quadro de post-its e até no Notes do celular – o importante é que seja um formato confortável e “sempre a mão” na sua realidade
* Seja visual: separar as colunas de curto-médio-longo prazos com cores diferentes (minha tática eleita), usar imagens que ilustrem objetivos, referências e frases que te inspiram, qualquer efeito visual pode ajudar!
* Análise SWOT: na Administração a gente aprende sobre análise swot – relacionar pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades. Vale colocar estes tópicos ao lado de cada meta, de forma a visualizar e planejar como melhor trabalhar para superar dificuldades e alcançar uma a uma.
* Plano de ação: pegue as primeiras metas na lista de curto prazo e trace um caminho – você depende de alguém? Precisa de algum pré-movimento específico? Pode fazer pequenas mudanças que ajudem no resultado? Não tenha medo de ser redundante ou excessivamente didático, quanto mais a gente visualiza, mais o cérebro ajuda a seguir (#NãoÉAutoAjudaMasSimNeurociência)!
* Números, use números: o salário exato que você quer ganhar em x anos, o número de acessos que quer ter no seu blog em x meses, o lugar no ranking que quer alcançar em x semanas. Mais uma vez, seja extremamente específico e registre tudo isso em números exatos e com embasamento.
* Coluna dos sonhos: pesar a mão e ir fundo nos sonhos que parecem mais distantes é parte da planilha (como eu disse, muitos dos meus eram exatamente assim em 2005). Separe uma coluna colorida especialmente para metas estilo “o céu é o limite”.
* Consulta constante: não basta fazer a planilha e deixá-la pra trás. Revisite-a, reedite-a, consulte-a frequentemente.
* Domingo à noite: ter uma agenda organizada a cada começo de semana com compromissos, planos de ação e lista de mini-metas ajuda muito a visualizar o mapa da mina.
* Data de validade: minha famosa primeira planilha foi escrita no fim de 2005 e recebeu o nome de “planilha 2011”, em alusão ao ano final de seu planejamento. É importante estipular uma data-limite e cinco anos me parece sempre um período bem interessante para um trabalho mais completo.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Andrea Pavlovitsch Em 19/11/2014

    Eu já faço isso, mas confesso que ando meio relapsa com meus desejos e sonhos. Preciso de fato, sentar e fazer alguma coisa mais consistente como esta planilha. Eu estava usando um formato que não estava funcionando e a visão de uma pessoa de adm é mesmo importante. Vou copiar djá!




  2. Carolina Em 19/11/2014

    Ale, adoro a dica!
    Sempre fui da turma que faz listas mas a sua planilha parece infinitamente melhor! Imagens também funcionam comigo. E quanto mais glamour elas tiverem, mais eu vou sentir atração por cumprir as metas.




  3. Marcela Em 19/11/2014

    Como sempre, seus posts são mega úteis.
    Já comecei a fazer a minha planilha, mas não é tão fácil quanto parece! Adorei Ale 😉




  4. Alessandra Em 19/11/2014

    Ale preciso urgente fazer a minha planilha, ando mega desorganizada e estou sentindo que isso esta atrapalhando muito a minha produtividade e a minha vida. Quero começar 2015 bem mais organizada!
    Adoro seus textos!




  5. Carla Vila Verde Em 20/11/2014

    Ale, como você consegue fazer um blog cada vez melhor??? Amo seu conteúdo e amo seu texto! E tô sonhando em fazer seu workshop!!!! Deve ser mesmo o máximo! Tô de olho pra ver quando Floripa vai entrar na lista… 😉 Beijos




  6. Lukas Godoy Colabone Em 20/11/2014

    Ale,
    Seria legal você compartilhar um modelinho pra gente se inspirar =)

    Beijos!




  7. Bruna Em 20/11/2014

    Oi, Ale, tudo bem? Não sou muito de comentar, mas dessa vez me vi obrigada! Parece que a cada post seu relacionado à organização, carreira, branding, me dá um up no ânimo! Por um tempo, andei muito perdida sobre o que fazer profissionalmente, já que abri mão do meu grande sonho pra viver ao lado do meu marido. Vivi um luto por esse objetivo que se foi, mas agora me restabeleci e estou buscando novos rumos. E, às vezes, dou uma voltinha aqui no seu blog um pouco desanimada e logo já me surgem mil ideias e vontades. Pra mim é como um catálogo de como fazer pra seguir metas e ideias. De um tempo pra cá, resolvi me dedicar ao blog, fazer mais amizades (não estou morando na minha cidade), exercitar minha escrita e minha criatividade. E você é um referencial pra mim, sou sua fã e acredito muito no que você pensa e no seu trabalho. Obrigada pela ajuda de sempre! Beijos

    Uau, que comentário mais lindo!
    Obrigada pelo incentivo e carinho com meu trabalho.
    E super boa sorte no seu novo momento.
    bjobjo




  8. Flavia Toledo Em 06/12/2014

    Poxa Alê, publica um modelinho pra gente se inspirar.
    Bjos!




  9. Lavinia Luzio Em 11/12/2014

    Olá Alê, é a primeira vez que acesso o seu site. Abri porque estou muito interessada em fazer o workshop AG Branding no dia 17/12. Estou apaixonada pelo seu trabalho, forma didática e especial que discorre sobre diversos assuntos, e, sobretudo, as maravilhosas dicas. Não sou nada organizada, e isto está atrapalhando muito o meu desenvolvimento profissional e pessoal. Já tinha lido sobre a planificação de negócios, mas através deste seu post me inspirei de verdade para iniciar a minha planilha de metas e sonhos a alcançar! Obrigado! Mil beijos e parabéns pelo site. Lavinia.

    Obrigada e seja bem-vinda, Lavinia!
    Espero te receber em uma próxima turma do workshop em 2015.
    bjobjo




  10. Beatriz Lopes Em 21/03/2015

    Adorei a planilha!
    Tenho uma assim, baseada no método GTD de organização e que incluo todas as áreas da vida ao qual sou responsável e tem a parte do blog, onde coloco as metas mensais e a check list faço numa agenda mesmo.
    Beijos e sucesso!




  11. rice matsui Em 12/02/2016

    bom dia!
    gostaria de receber a planilha p facilitar realizarmos sonhos … atraves de metas
    obrigada3




  12. Pablo Em 11/08/2017

    Oi Ale, entrei no seu blog pela primeira vez e gostei muito deste post. Gostaria de agradecer por esse post, pois acredito que foi bem objetivo e conseguiu passar de forma rápida e criativa a importância de organizar nossas metas e objetivo. Gostaria de me enviasse o modelo dessa planilha para eu também consiga organizar melhor e colocar meus objetivos e metas nela.




  13. Patty Em 21/09/2017

    Adorei suas dicas. Eu amo planilhas e no momento estou desesperada por uma que me deixe colocar Objetivos Anuais, Trimestrais, Mensais, Semanais e Diários e poder olhar para eles todos os dias, você conhece?
    Bjs




Deixe seu Comentário