ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Lifestyle

Periscope: habemus a nova rede social!

15 de abril de 2015

Já faz tempo que eu sinto uma desaceleração no instagram – mídia que, admito, nunca foi minha favorita. Nos workshops da AG Branding e nos papos de Whatsapp com as amigas, sempre reforço que acho fundamental manter um ponto com {blogs para pessoas, sites institucionais para empresas}, porque redes sociais vêm e vão. Muita gente duvidada e ainda duvida de que esse boom do insta vá passar, mas eu acreditava que era só o tempo de surgir um novo hit que roubasse corações. No começo do ano, começou um zunzunzum retardatário em cima do Snapchat, rede que já era MUITO usada pela turma teen desde 2012 – e que a turma da minha idade nunca conseguiu aprender ou entender! De quebra, suas métricas são muito fracas para estes tempos em que todos temos números e resultados estampados na testa. Até que…

Periscope
imagem: divulgação Twitter via G1

A primeira vez que ouvi falar de Periscope, a nova aposta do Twitter (rede que segue até hoje com espacinho no meu coração!), foi há apenas alguns dias, no instagram da @CamilaCoutinho. À primeira vista, por meu pouco apego ao formato vídeo, achei que não teria sentido pra mim. Baixei. VI-CI-EI! Ok que por enquanto só consegui assistir a própria Cami (@gestupidas) e as minhas amigas do Futi (@futilidades), ok que só consegui fazer uma transmissão-teste com MH por poucos minutos no meu (@alegarattoni), mas… ele vai pegar! Se ainda não baixou, corra já pra AppStore – diz que por enquanto é só pra iPhone, mas que a versão para Android está para sair do forno logo, logo. 

Resumindo bem resumidamente, o Periscope é um mix de vlog com transmissão em tempo real (depois da sessão ao vivo, o vídeo fica na categoria “recentes” e pode ser assistido em replay por 24 horas). Tal e qual o instagram, dá pra ser mais egocêntrico ou mais ‘curadoria externa’, depende do que se quer mostrar. Dá pra mostrar o próprio dia a dia, dá pra fazer uma apresentação de dicas, dá pra comandar um bate-papo informal e dá pra transmitir Gisele na passarela ao vivo, como aconteceu nesta noite (15.04). Tem ainda a interatividade como ponto forte, já que os espectadores comentam e curtem tudo também em tempo real. E é bem mais user-friendly do que o SnapChat, pois é instintivo e bastante simples. Lembrando daquela brincadeira de salada-mista, na qual se pergunta “é esse? nããão”, “é esse? nããão”, “é esse? nããão”… me arrisco a dizer que o Periscope será a resposta para a próxima mídia social-hit. “É essa? Ééééé!”.

Periscope Ale Garattoni

E aí, quem vocês já estão seguindo de legal por lá?!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Juliana Em 15/04/2015

    Nunca tinha ouvido falar Ale, mas já estou correndo pra AppStore.
    Beijos




  2. Joana Pacheco Em 15/04/2015

    Ale, assim eu não dou conta!! São muitas redes sociais pra administrar!!!! Rsrs




  3. Talita Em 15/04/2015

    O problema do Periscope pra mim é que eu nao tenho tempo de sempre parar oq estou fazendo pra ver coisas ao vivo. Imagina um funcionario parar o expediente pra assistir lives?

    Verdade! Mas os vídeos ficam armazenados por 24 horas, então também dá pra assistir ao replay depois (sem a parte da interação tempo real!).
    bjobjo




  4. Fernanda Em 16/04/2015

    Nononnono




  5. vanessa rosseto Em 16/04/2015

    Poxa, os Androids já estão tão Mais evoluídos q o iPhone tecnologicamente falando… Mas essa questão de apps eh uma droga. Rsrs vários apps incríveis q só fazem pra iOS q droga. tenho snapchat há anos.. aprsentei pra várias pessoas q hj usam MT Mais q eu… Sou super atualizada com rede social.. agora louca pra baixar o peri no meu HTC e não consigo. 🙁 mundo cruel. Hahahaha




  6. Christine Em 16/04/2015

    ja estou baixando! Vamos ver como me saio nisso! Rs




  7. carolina Em 16/04/2015

    Ao que parece muito similar ao haul (?) do Google, enfim o Google faz algo semelhante, já tem um tempinho… não lembro bem o nome.




  8. Bruna Em 16/04/2015

    Oi, Ale! Tava com saudade aqui do teu cantinho, a vida tá tão corrida e às vezes parece que não sobra tempo pra nada! Enfim, eu não conhecia esse Periscope! Não sei se vou me adaptar muito por serem vídeos, mas não custa tentar, né!? Já tô baixando 🙂 acho que pode ser interessante por pertencer ao twitter! Esse snapchat lembro de minha uma amiga ter me falado há uns 2 anos. Aí baixei, não entendi nada e deletei. Agora com a febre, em duas semanas já baixei e apaguei três vezes. Odeio ter que ficar estudando o app pra entender! E pior: quando comecei a entender, achei chato e aí não quis de vez. Acho que são reflexos da minha chegada aos 30! Hahaha Beijos!




  9. Tatiana Em 16/04/2015

    Baixei e testei mas não fiquei fã. Adoro o Instagram, e pelo menos na minha rede de amigos e outras pessoas que sigo, o Instagram está cada dia melhor. Para ilustradores do mundo todo, o Instagram virou um super portfólio online e os tem ajudado a ganhar muita visibilidade, e por causa dele a marca Valentino resolveu fazer um concurso entre ilustradores de moda. Nunca fui muito adepta a redes sociais, mas Instagram é a única que posso dizer que realmente gosto e sempre confiro. Espero que não acabe tão cedo, rs!! Bjs




  10. Adelaide Em 16/04/2015

    Acabei de ler o post e já baixei. Legal.
    Valeu ALê.
    Abraços.




  11. Aline Resende Em 16/04/2015

    Tentei usar o snapchat, mas achei muito chato. Não me pegou não. Sou suspeita pra falar do insta pq como fotógrafa e apaixonada por fotografia, não comparo um aplicativo de vídeo com um de fotos, são coisas diferentes. Eu não curto vídeo e acho bem mais complicado de ver no dia a dia. Sem contar o meu amor por galeria de fotos, no insta vc pode fazer todo um visual pensado com suas imagens. É esteticamente bonito e uma terapia pra mim.




  12. Adriana Em 16/04/2015

    zunzunzum retardatário, kkk. Eu mal consigo acompanhar o Face.




  13. Tati Bueno Em 16/04/2015

    Ale, seria um “tweetcam meets snapchat”???




  14. Fer Francischinelli Em 17/04/2015

    Esse eu acho que não me pega. Não sou fã de videos, não tenho paciência para vê-los. Prefiro o bom e velho Instagram, adoro uma fotografia…




  15. Natasha Ribeiro Em 17/04/2015

    Eu curti o Periscope mas ainda to me adaptando heheh mas para mim, a melhor rede social é o Pinterest. Pena que não pegou taaanto assim no Brasil! Eu amo, vício mór há anos!!

    Beijocas,

    Também amo, amo, amo Pinterest! É mais que uma rede social, é vida!! E acho que agora que eles abriram escritório no Brasil há grandes chances de que cresçam mais por aqui – não vejo a hora!
    bjobjo




  16. Jaque Mendes Em 25/04/2015

    Eu acho que eu já tinha visto uma ação desse app, no youtube. Acabei de baixar muito legal, gostei. Pena que tenho vergonha vergonha de gravar vídeos.hahaha




  17. Gustavo Em 10/05/2015

    Ale, eu baixei, mas como divulgo o meu canal/perfil? Tenho cerca de 3500 seguidores no Twitter, mas no Periscope não aparece nenhum. Como convido esses seguidores!
    Valeu!

    Ou Gustavo,
    nem todos os usuários de Twitter estão no Periscope! Como acontece em qualquer rede nova, você precisa divulgar seu perfil entre seus seguidores e interagir com outros perfis por lá!
    Boa sorte!




  18. Gustavo Em 11/05/2015

    Oi Ale, obrigado pela resposta, mas como divulgo isso no twitter? para divulgar meu perfil no Twitter uso @MeuNICK, mas e no Periscope, como convido os seguidores do Twitter a me seguirem por lá se não tenho um endereço (ao menos não vi um).
    Mais uma vez obrigado por sua atenção!

    O nick é o mesmo do Twitter e qnd seus seguidores do TT instalam o Periscope eles já recebem na lista de indicações quais pessoas que seguem que já estão no Periscope!




Deixe seu Comentário