ALE GARATTONI

Mãe da Maria Helena, profissional de branding e apaixonada por moda e beleza! Meu blog é o espaço "hora do recreio" no qual divido dicas, inspirações, apostas no universo das it girls e minha vida primeira pessoa na maternidade.

Emprego dos Sonhos

Perguntas frequentes – carreira

18 de abril de 2013

A maior parte de e-mails de leitores que recebo hoje é com perguntas sobre carreira. E muitas, muitas delas se repetem, mostrando que as dúvidas que passeiam por aí são basicamente as mesmas. Pensando em otimizar o tempo e facilitar pra todos – inclusive para quem também tem as mesmas questões, mas ficou tímido de mandar e-mail –, resolvi publicar esse F.A.Q. especial sobre mercado de trabalho. As respostas às perguntas mais comuns e os links para posts mais úteis vão resolver de vez aquela pulguinha que você tem atrás da orelha! Leia tudo, clique nos links citados e navegue à vontade.

Atenção, atenção: caso você esteja recebendo este link como resposta de seu e-mail, não ache que estou fazendo pouco caso da sua mensagem! Simplesmente acho que ter essa página prontinha com tudo aqui reunido é uma maneira de otimizar o tempo – que agora estará mais curto! – e nunca deixar alguém sem resposta, ok?! Adoro receber e-mails e conversar com quem acompanha meu trabalho, mas o volume tem crescido muito e, como eu disse ali em cima, geralmente com as mesmas dúvidas. Em vez de criar respostas padrão frias ou terceirizar essa função, prefiro ter, aqui, este espacinho escrito por mim com as respostas que podem ajudar… 

RESPOSTA UNIVERSAL NÚMERO 1
Pra (quase) todos estes tipos de perguntas abaixo, minha resposta mais comum é “não há fórmula, não há receita, cada caso é um caso”. Fico até sem graça do tanto que repito isso, mas é a verdade mais verdadeira. Se houvesse um passo a passo definido e alguém o conhecesse, esta pessoa já estaria milionária! Então, a primeira sugestão é não esperar, em relação a dúvidas profissionais, uma receita de bolo sob medida para seu caso. O x da questão é se cercar de dicas, correr atrás, fazer a sua parte e, assim, construir sua própria história (de muito sucesso, espero!).

COMO FAÇO MEU CURRÍCULO? E O QUE ESCREVER NA CARTA DE APRESENTAÇÃO?
Publiquei, neste link aqui, um post decisivo e completíssimo com todas as dúvidas possíveis sobre CV. Ele traz também links para alguns outros já publicados sobre cartas de apresentação. Clique para conferir!

COMO MANDAR MEU CV QUANDO NÃO CONHEÇO NINGUÉM DA ÁREA?
Sem dúvida, facilita bastante ter um contato na empresa pretendida para mandar seu currículo – leia aqui sobre isso. Mas nem tudo está perdido! Em primeiro lugar, sempre é possível construir sua própria rede de contatos (clique para saber como); o plano B é enviar mesmo sem conhecer ninguém: nesse caso, trate de impressionar em poucas linhas de apresentação e saiba quem é a pessoa certa que deve receber seu e-mail – leia mais sobre isso aqui!

TENHO X ANOS E QUERO MUDAR DE ÁREA, É POSSÍVEL?
Tudo, tudo, tudo é possível com determinação, foco e vontade. Seja um bom vendedor de si mesmo e trate de encontrar características e experiências de sua trajetória que contem pontos na nova área. Talvez, sim, seja mais difícil começar aos 30 do que aos 18 – quando expectativas e pretensõe$ já são maiores –, mas o que posso contar a vocês é que sou administradora e comecei a trabalhar com jornalismo aos 29 anos! (p.s. conto um pouquinho sobre isso aqui)

COMO POSSO ENTRAR NO MERCADO DE MODA SE NÃO TENHO EXPERIÊNCIA NENHUMA NESSA ÁREA?
Com determinação! Fórmula, receita, como eu disse ali em cima, não tem. Mas se você souber exatamente em qual sub-área da moda – jornalismo, negócios, estilismo?! – você se encaixa, se se esforçar para circular e conhecer pessoas, se fizer esforços reais, logo, logo, você chegará lá!

O MERCADO DE MODA É MUITO CONCORRIDO?
E qual mercado não é concorrido hoje em dia, não é mesmo?! Se por um lado trabalhar com moda está na moda – trazendo um fluxo maior de candidatos –, por outro devo dizer que muita gente só quer a parte (imaginária) do glamour. Então, se você quer trabalhar DE VERDADE, saiba que já tem uma vantagem competitiva e tanto!

SÓ MENINAS RICAS E CHEIAS DE CONTATOS CONSEGUEM TRABALHAR EM GRANDES REVISTAS?
Esqueça os estereótipos, por favor! Não tenho a menor ideia de onde surgiu essa crença, mas posso dizer (e até jurar!) que ela é beeem diferente da realidade de uma redação. O fator sorte pode até ter uma participação em um primeiro momento, mas a maioria mal sabe aproveitar a sorte. Pra responder essa pergunta, gosto de mostrar o post que fiz sobre a Vivi, minha ex-pupila que me enche de orgulho: Vivi foi minha assistente em um SPFW em 2010, recrutada por meio de um post no It, chegou a mim com um CV sem experiências nem indicações, fez bonito e hoje é repórter da Harper’s Bazaarna época do post, ela ainda estava na editora Trip, seu emprego anterior! Quando tiver oportunidades, aproveite-as; as pessoas do mercado vivem indicando quem é bom, viu?!

PRECISO SER FORMADA EM JORNALISMO PRA TRABALHAR EM UMA REVISTA? PRECISO SER FORMADA EM MODA PARA TRABALHAR COM MODA?
Resposta número 1: aquela lá de cima, da introdução do post, que fala sobre a não existência de fórmulas etc etc etc! Resposta número 2: eu sou formada em administração e já trabalhei em revistas. O mais importante é você estar preparado para a função que quer desempenhar – escrever muito bem, no caso do jornalismo, é o primeiro passo. Entenda que jornalismo, moda, administração não são cursos como medicina, engenharia ou direito, no qual só a faculdade ensina e prepara técnica e teoricamente. Claro que ajudam – eu mesma adoraria me formar em jornalismo como segunda faculdade –, mas não são pré-requisitos tão radicais.

E OS SALÁRIOS, QUE TAL?!
Não gosto de estereotipar nada, mas moda e jornalismo, no geral, não são carreiras que a gente segue na intenção de ganhar muitos dígitos e ficar milionária – se o desejo é esse, rume sem escalas para o mercado financeiro! Tem mais a ver com paixão do que com salário dos sonhos e os ganhos iniciantes não são exatamente atraentes. Mas, contudo, todavia, há, sim, bons salários em níveis mais sênior: chegar a eles só depende de você, mas posso dizer que quem se destaca se de$taca, entende?!

EXTRA, EXTRA
* Para outras perguntas frequentes gerais – relacionadas a moda, livros, blogs, cursos etc –, acesse este link aqui!
* Para ler todos os posts sobre mercado de trabalho, acesse a seção Emprego dos Sonhos no endereço empregodossonhos.com.br.
* Para buscar um tema específico – Linkedin, currículo ou qualquer outro! –, use a barrinha de busca, localizada na parte superior do blog.

busca ItGirls

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…