ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Amo Branding

Como – e por que – definir nicho para blog: três perguntas-chave!

25 de julho de 2016

Nicho: a maior dificuldade do branding é também o primeiro passo para um posicionamento bem-sucedido de marca – e isso vale para negócios, pessoas físicas e blogs. Nas turmas dos workshops AG Branding, sempre percebo que um problema comum é encontrar o foco exato que vai definir toda a estratégia de imagem e comunicação. Foi assim, depois da primeira edição da turma para blogueiros, que surgiu a ideia de uma mini-fórmula, que une teorias de coaching a práticas de posicionamento de marca. Não se trata de uma receita mágica nem da descoberta da pólvora, mas é um passo inicial para o autoconhecimento que nos leva a descobrir nosso melhor eu, nosso diferencial, nosso ponto forte com capacidade para virar… marca-registrada!

Mais: Faça Aquilo que Você Sabe Fazer Melhor

nicho para blog

QUAL O MEU NICHO?!
Para chegar ao foco ideal, é importante conciliar o seu talento, a sua paixão e a maneira como você é lido pelos outros. Muitas, muitas vezes vem de um terceiro a resposta que nos faz perceber nosso grande dom. É esse clique que nos ajuda a fazer aquilo que fazemos melhor. E se escrever sobre sua especialidade já aumenta as chances de destaque, ter um foco específico de posicionamento (passo número um do branding) ajuda seu blog a ser referência de um nicho.

PERGUNTA #1: RUMO A SUA PAIXÃO
O que faz nas suas horas de lazer? Quais atividades alimentam sua alma, seu prazer? Sobre o que você lê por interesse pessoal? Seja específico. Não responda apenas “culinária”, por exemplo, vá mais a fundo e identifique que gosta de “pratos caseiros com ingredientes orgânicos”! Quanto mais profundo for o foco, melhor!

PERGUNTA #2: RUMO A SEU TALENTO
O que te pedem ajuda para fazer? Comece a prestar atenção no que faz os seus amigos te consultarem. Usando o mesmo exemplo acima, digamos que você é acessado quando alguém está em busca de lugares bons para comprar orgânicos e/ou de ideias para o cardápio do dia a dia das crianças. Muitas vezes nossos talentos são (para nós mesmos) tão óbvios que nem os enxergamos como algo útil e interessante para se compartilhar. Mas lembre-se que NADA é óbvio! O fácil de um é o desafio do outro – e vice-versa.

PERGUNTA #3: RUMO A SUA IMAGEM
Pergunte a amigos o que te representa. Faça pequenas enquetes com pessoas com quem convive e que te conhecem, pessoal ou profissionalmente. Busque saber o que em você é percebido como um talento, um rótulo, uma característica. Saber a imagem que já comunicamos nos ajuda no posicionamento da imagem que iremos comunicar.

PAIXÃO + TALENTO + IMAGEM: DESTAQUE NO NICHO!

Em tempo: nicho é um dos tópicos da terceira edição do workshop AG Branding para Blogs, que acontece nesta quinta-feira (28.07), em São Paulo. A turma da tarde está com vagas esgotadas, mas ainda dá pra fazer sua inscrição na turma da manhã (9h às 12h30)! Veja mais detalhes sobre a programação neste post.

imagem culinária via Shutterstock

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  1. Gabriela Em 02/08/2016

    Adorei o post, realmente o mais difícil é achar o que nos diferencia dos outros e encontrar um nicho para o blog.




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