F.A.Q.

Perguntas Frequentes }

Recebo e leio pessoalmente todas as mensagens enviadas por e-mail e me esforço para responder boa parte delas. Nos últimos tempos, no entanto, por conciliar tantas tarefas pessoais e profissionais, infelizmente não consigo mais atender sempre um a um individualmente.

Para facilitar e não deixar ninguém sem resposta, preparei este documento de “perguntas frequentes”, com links que facilitem e atendam a maior parte das solicitações – a intenção é não deixar ninguém esperando muito por um retorno!

Desde já, peço mil desculpas se eu não conseguir atendê-lo(a) pessoalmente e conto com sua compreensão.

frase Neil Gaiman
Trecho do livro Show Your Work, no qual o escritor Neil Gaiman explica para o autor Austin Kleon por que precisou reduzir o volume de respostas de e-mails para poder produzir mais

 

SOBRE BLOGS, BRANDING E EMPREENDEDORISMO…

* Comecei/tenho um blog e gostaria de algumas dicas.
Especialmente para compartilhar tudo que aprendi em mais de dez anos blogando, criei a tag Dica-Blog, que tem posts novos todos os fins de semana. Sugiro começar a navegação por este post que traz uma checklist para blogueiros e pelo pot-pourri que reúne dez textos úteis para quem tem um blog.

* Você pode analisar o meu blog?
Não se preocupe tanto com opiniões ou análises! Lembre-se sempre: o blog é uma ferramenta pessoal, então o principal objetivo é que ele agrade ao autor, apenas ao autor – o resto é consequência. Para dicas mais técnicas, navegue pela tag Dica-Blog.

* Como conseguir parceiros e/ou anunciantes para meu blog?
Por não ter um blog comercial nem prospectar parcerias, acredito que eu não seja a melhor pessoa para dar esta resposta. Mas sou adepta da ideia de “cuidar do jardim para que as borboletas venham até ele”!

* Como saber se o empreendedorismo é para mim?
Empreender é nunca se desligar 100% do seu negócio. Escrevi este post com seis habilidades indispensáveis da mãe empreendedora, que serve como teste para qualquer pessoa que pense em empreender. O blog tem também uma tag especial sobre o tema.

* Você tem dicas de leituras sobre branding e empreendedorismo?
Todos os livros que leio e indico estão compilados na tag Mesinha de Cabeceira. De vez em quando, mostro também minhas compras mais recentes em minhas redes sociais, como Snapchat {alegarattoni} e Instagram.

* Como posicionar a imagem da minha empresa?
O processo de criação de uma marca é longo e envolve vários fatores. A tag Amo Branding traz posts didáticos que podem te ajudar no começo. Não existe uma receita 100% exata e quando começamos um novo negócio o mais importante é segurarmos nossa ansiedade, pois resultados não surgem do dia pra noite.

* Que conselhos sobre branding você pode dar para o meu negócio?
Infelizmente de longe e em apenas um e-mail, sem conhecer seu negócio e posicionamento da sua marca, é quase impossível responder sua pergunta de uma maneira correta e eficiente. Os posts Amo Branding são bem práticos e trazem exemplos reais que podem inspirar. Em alguns casos, se houver disponibilidade, pode ser válido contar com uma consultoria individual, desenvolvida para o seu modelo de negócios.

* Gostaria de desenvolver uma logomarca, você indica um designer?
Conheço pessoalmente e indico duas empresas de design, uma no Rio e uma em São Paulo: DesignGround (RJ) e CriaCaso (SP).

SOBRE A AG BRANDING…

* Quais serviços são oferecidos pela empresa?
No momento, apenas workshops e palestras estão disponíveis. Em breve, haverá novas opções – possivelmente incluindo consultorias individuais para blogs e empresas. O menu de serviços está no site agbranding.com.br.

* Quais os temas e como vejo o calendário de datas dos Workshops AG Branding? Em que cidades eles acontecem?
Há, atualmente, três formatos de workshop de branding disponíveis: Princípios de Branding é um panorama geral sobre o assunto, indicado para pequenas empresas, futuros empreendedores, e profissionais liberais. Branding Pessoal ajuda pessoas físicas a criarem e fortalecerem suas imagens pessoais. Por fim, Branding Pessoal para Estudantes é voltado para a conquista do estágio/emprego dos sonhos, com dicas sobre currículos, entrevistas e comportamento para os que estão em início de carreira (obs.: os módulos são independentes e sem pré-requisitos para inscrição) – o formato workshop é ministrado apenas no Rio e em São Paulo, mas palestras podem ser contratadas e organizadas em outras cidades por empresas locais. Para acessar o calendário, clique aqui.

* Há planos de fazer workshops com transmissão online?
Por enquanto, há programação apenas para workshops presenciais.

* Gostaria de contratar/organizar uma palestra sua em minha cidade.
Vou amar levar as palestras de branding & empreendedorismo e bate-papos para outras cidades. Caso tenha interesse em me contratar, por favor entre em contato com a AG Branding.

* Gostaria de estagiar/fazer parte da equipe da AG Branding, como posso enviar meu currículo.
Muito obrigada pelo interesse em fazer parte do time! Sempre que houver vagas disponíveis ou processos de contratação abertos, eles serão divulgados na página da AG Branding no Linkedin.

SOBRE O SITE ALEGARATTONI.COM.BR…

* Gostaria de colaborar com um texto para o blog.
Agradeço por sua oferta, mas, no momento, todo o conteúdo é produzido internamente, sem espaço para colaboradores externos.

* Você lê/responde os comentários no blog?
Leio todos os comentários no blog e em todas as redes sociais e, sempre que houver uma pergunta, me esforçarei para responder a dúvida – às vezes acaba passando e peço desculpas desde já! Elogios, críticas (educadas!) e feedbacks são muito bem-vindos, ainda que eu não consiga responder um por um.

* Gostaria de dicas sobre São Paulo/Rio/NY
Estas três cidades contam com tags especiais. Clique no nome da cidade acima para ser automaticamente redirecionado.

* Como encontro um post já publicado no site?
Se você busca um assunto, navegue pela nuvem de tags que fica na lateral direita do site {versão desktop}. Se está à procura de um post específico, coloque palavras-chave na caixinha de busca que fica logo abaixo do menu de redes sociais, também na lateral direita.

* Estou tentando acessar um texto linkado em um post mais antigo e a página não é encontrada.
Sim, eu sei que o site tem esse problema em postagens antigas! Isso acontece com textos importados do antigo ItGirls para o AleGarattoni.com.br. É que no blog atual as urls não têm mais a data, como acontecia no antigo. Resumindo: qualquer link da fase do It que você encontre, basta remover toda a parte de números da url. (Exemplo: http://alegarattoni.com.br/2012/07/12/curriculo-dicas >> remova os números de modo que fique >> http://alegarattoni.com.br/curriculo-dicas/)

* Por que há moderação de comentários no blog? Posso ter meu comentário deletado?
É raro, raríssimo um comentário não ser aprovado – isso só acontece se o comentarista for muito grosseiro ou agredir personagens do post e/ou outros leitores. Muitas vezes, comentários que contêm links no corpo da mensagem são enviados para a pasta spam, por conta do filtro anti-spam. Por isso, sugiro que sempre deixem links apenas na caixinha indicada para isso.

SOBRE FEEDBACK DE POSTS E HISTÓRIAS PESSOAIS…

* Gostaria de te contar minha história, fazer um desabafo pessoal e/ou dar um feedback sobre o site.
Amo, amo, amo, de verdade, ler relatos pessoais. Todos os feedbacks de posts também são muito importantes. Leio tudo! Me desculpo desde já por não conseguir sempre responder um a um, mas deixo aqui um obrigada pela confiança e uma expressão que amo usar: #VaiDarTudoCerto

* Você teria um modelo de planilha de metas para compartilhar?
Neste post de junho de 2015, reforcei como uso e acredito na ‘minha’ teoria das planilhas, que aplico desde 2005 – e também linkei para todos os outros textos em que falo sobre o tema. Infelizmente, não tenho um modelo para compartilhar. Mas adianto que as minhas são extremamente simples e básicas, uso as colunas do Excel ou do Numbers dividindo e colorindo em ordem de prazos/prioridades, de acordo com minha necessidade do momento. Como só tenho as minhas (já preenchidas com as minhas próprias metas!) e elas são ultra-pessoais, nunca mostrei no site!

* Gostaria de enviar sugestões de leituras, links e referências que podem ser bacanas.
Claro, adoro receber e desde já agradeço por ter lembrado de mim!

SOBRE MATERNIDADE

* Estou fazendo meu enxoval de bebê e gostaria de algumas dicas. Onde você fez seu enxoval? O que é importante comprar antes do bebê nascer?
Na tag Enxoval Ideal, posto tudo sobre este assunto! Sugiro em especial a leitura dos posts com os dez itens de ouro do enxoval e o que traz dez mitos e verdades sobre este tema.

* Quais carrinhos de bebê você indica?
Comprei e usei apenas dois modelos: o Stokke Xplory e o BabyJogger City Mini. Amo e indico ambos, aqui tem um review completo sobre eles, com prós e contras de cada um. 

* Em que escola a MH estuda?
Por motivos de privacidade e segurança, não falo sobre nomes de escolas na internet. Neste post, eu listo oito fatores que influenciam minhas escolhas nesta área.

* Você teve parto normal ou cesárea? Como foi sua gravidez?
MH nasceu em três de maio de 2013, às cinco da manhã, de parto normal! Escrevi este relato sobre o dia do meu parto e, neste post, conto tudo sobre minha gravidez.

SOBRE DICAS DE CARREIRA…

* Quero mudar de carreira/começar no mercado e não sei se é tarde demais.
Nunca é tarde demais! Comecei minha carreira de verdade aos 27 anos e sou a prova de que – não contém auto-ajuda! – sempre é tempo de ir fazer o que você realmente gosta. E que não tem nenhum problema em mudar de ideia no meio do percurso. Já escrevi sobre como minha carreira começou a acontecer e os principais erros e acertos na minha trajetória.

* Meu sonho é trabalhar em revistas, você tem o contato de uma editora para me enviar?
Hoje, com a internet e as redes sociais, tudo é bem mais fácil e acessível! Os próprios expedientes das revistas costumam trazer e-mails de editores e muitos deles respondem pessoalmente as solicitações em suas redes sociais. Escolha as publicações com as quais se identifica e vá atrás da pessoa certa se posicionando da maneira correta. Com paciência, estratégia e persistência, são grandes as chances de sucesso, juro!

* Quais as principais dicas de carreiras para iniciantes?
Tem aqui uma categoria inteirinha dedicada a dicas de carreira, a Emprego dos Sonhos! Recomendo a leitura do post com as perguntas mais frequentes sobre carreira (lembre-se que alguns links precisam ser alterados na barra do navegador, retirando os números, como foi dito em uma pergunta mais acima).

SOBRE MEUS LIVROS E DICAS DE LEITURA…

* Que livros você indica?
Todos os livros que leio e indico estão compilados na tag Mesinha de Cabeceira. De vez em quando, mostro também minhas compras mais recentes em minhas redes sociais, como Snapchat {alegarattoni} e Instagram.

* Gostaria de comprar seu e-book Guia NY Para Principiantes, mas ele não está mais disponível na Amazon.
O Guia NY saiu do ar há um tempinho. Ele foi publicado em 2012 e, ainda que tenha basicamente dicas atemporais, está precisando de algumas atualizações – como sigo um contrato de exclusividade para e-books com a Amazon, não posso disponibilizá-lo de outra forma e só quero voltar a vender quando estiver 100% redondo de novo! Mas a tag Nova York do blog tem várias dicas e roteiros que podem ser úteis em sua viagem!

* Estou à procura do livro ItGirls para comprar e não o encontro, você tem para vender?
Infelizmente, o livro está esgotado no fornecedor e não terá novas tiragens. Algumas leitoras eventualmente encontram exemplares usados (inclusive alguns em capa dura, como nas primeiras edições!) para revenda em sites como o Estante Virtual e o Enjoei.

SOBRE COMERCIALIZAÇÃO E ANÚNCIOS NO BLOG…

* Há posts comerciais no conteúdo normal do blog?
Ainda que raros, eventuais posts de parceiros podem existir. Mas fique tranquilo: toda e qualquer citação com envolvimento comercial estará explicitamente marcada como publieditorial! Neste link, você lê sobre a política de ética praticada no site.

* Você publica posts sobre produtos recebidos?
Escrevo sobre tudo que amo, testo e aprovo – ou desejo! Não importa se comprei, se ganhei de presente da minha mãe ou se foi enviado pela marca, o critério é a relevância real para mim e para meus leitores. Mas posts sobre produtos/serviços ou viagens que sejam oferecidos como cortesias por empresas, ainda que sejam 100% espontâneos e sem nenhuma recompensa financeira, serão explicitamente marcados como presentes recebidos.

* Tenho uma marca e gostaria de contratar um publieditorial.
No momento, o blog não está aberto a publieditoriais avulsos, pois o foco maior é no conteúdo editorial. Para parcerias mais extensas, licenciamentos ou projetos customizados, por favor entre em contato!

* Tenho uma marca e queria enviar produtos para você testar ou para um sorteio no blog.
Sim, eu adoro ganhar presentes (quem não gosta?!). Mas é importante ressaltar que, nestas ocasiões, não há nenhum comprometimento em postar ou divulgar. Como eu expliquei na pergunta acima, todos os textos são 100% espontâneos e publicados quando há uma pauta relevante – isso garante mais força e credibilidade para leitores, para o site e para a marca! Sorteios, no entanto, não são realizados na página.

SOBRE MIM…

* Como você decidiu começar a empreender?
Sempre quis construir uma história minha e já havia empreendido, mas, hoje, considero fundamental ter acumulado a experiência de empregos convencionais por mais de dez anos antes de abrir a AG Branding. Neste post, contei por que eu troquei uma carreira em revistas para empreender. Neste processo, o mais importante foi ter certeza que a zona de conforto nunca foi confortável para mim!

* Qual sua trajetória profissional antes de abrir a AG Branding?
Na minha página de apresentação, conto um pouco sobre minhas experiências e sobre os lugares em que trabalhei. Meu currículo também pode ser visualizado no Linkedin mesmo para não-contatos.

* Gostaria de te entrevistar para meu blog/site/revista/jornal.
Claro, será um prazer! Agradeço desde já pelo convite e pelo espaço. Se puder, envie as perguntas no e-mail de contato do site com um pouco de antecedência, para que eu consiga receber e responder a tempo. Mas se for uma pauta urgente de última hora, prometo fazer o máximo para te atender o mais rápido possível.

* Estou fazendo um TCC sobre {xxxx} e gostaria de te entrevistar para o projeto.
Fico honrada de ser considerada para participar do seu trabalho de monografia de curso. No entanto, como estes projetos demandam um tempo e envolvimento maior para a entrevista, infelizmente não conseguirei atender neste momento.

* Em que redes sociais posso te acompanhar?
Tenho perfis no Twitter, Instagram e Pinterest {todos com o username alegarattoni}, além desta página do Facebook. No Linkedin, você pode seguir minhas postagens neste botão “follow” abaixo do título das minhas matérias ou seguir as páginas empresariais da AG Branding e do site. Mantenho fechado para contatos pessoais apenas meus perfis no Linkedin e Facebook.

* Podemos marcar um café/encontro ao vivo?!
De vez em quando, abro um chamado e marco cafés aleatórios no Facebook com leitoras (é menos frequente do que eu gostaria, eu sei, mas prometo tentar fazer mais vezes!). Por enquanto, até minhas amigas estão brigando comigo, mas eu tenho sido melhor no virtual do que no presencial! 

* Minha pergunta não está nesta lista!
Pode me escrever neste endereço! Prometo tentar responder pessoalmente, mas a partir da publicação desta página FAQ (criada para tentar ajudar ao máximo!), reduzirei a frequência de acesso à minha conta de e-mail. Lerei todos, sempre, mas, muitas vezes, é impossível atender cada um em meio a trabalho, blog, filha e vida pessoal. Me desculpe se eu por acaso não conseguir te escrever pessoalmente.

Não quero nem vou perder o lado de contato direto com os leitores, que é o que me trouxe tantas coisas boas! É e sempre será parte do trabalho de quem está na internet, na minha opinião, conversar, interagir, ajudar. Apenas tentarei fazer de forma mais programada e coletiva, para otimizar o tempo e conseguir manter a produtividade que busco no meu trabalho online e offline. Que tal se a gente combinar uns chats com hora marcada em uma postagem do Facebook ou no Twitter?