ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Lifestyle

31 dias no Rio: dicas de nutrição para um verão mais saudável

5 de novembro de 2015

{o especial carioca, que rolou durante o mês de outubro no blog, segue por mais alguns dias com alguns posts extras!}

Não tem jeito: verão no Rio (mais especificamente nas praias cariocas) nos inspira a querer cuidar mais do corpo. Cidades à beira-mar, em geral, despertam esse desejo de buscar melhor alimentação, exercícios, eventualmente até tratamentos – tudo em nome de um, digamos, maior conforto na hora de vestir o biquíni {e atire a primeira água de coco quem nunca se pegou pensando nisso às vésperas de encarar a areia!}.

De olho nesse desejo pré-verão, fomos direto à fonte. Um papo com Isabel Jereissati – uma das melhores nutricionistas cariocas – trouxe dicas de nutrição valiosas para quem quer reduzir o consumo de alimentos industrializados para uma alimentação mais natural. “Pode ser uma mudança brusca de início, mas vai garantir uma melhora na qualidade de vida e no funcionamento do organismo.”, garante Bel.

Isabel Jereissati

Para desapegar dos alimentos industrializados, Bel recomendou algumas trocas saudáveis…

* Troque o refrigerante por… água aromatizada
Para quem não consegue abrir mão de uma bebida adocicada, a água aromatizada pode enganar o desejo por refrigerantes. Combine água natural (ou com gás) com frutas da sua escolha. Deixe a criatividade rolar, aposte em morango, kiwi, laranja, limão siciliano.

* Troque o açúcar branco por… mel
Ambos alimentos são calóricos, mas a questão principal é o benefício proporcionado no organismo. O consumo excessivo do açúcar gera o aumento da insulina, um hormônio altamente inflamatório. Já o mel é rico em propriedades terapêuticas, tratando até gripes e resfriados. Também é fonte de minerais, antioxidantes e probióticos.

* Troque as balas e pirulitos por… uvas/blueberries congeladas
Refrescantes, as frutinhas geladas podem ser boas substitutas dos docinhos nada saudáveis.

* Troque o sorvete por… smoothies naturais
O tradicional sorvete, repleto de açúcar e corante, pode ser substituído por frutas batidas no liquidificador com iogurte sem lactose, iogurte natural desnatado, água de coco e chás.

* Troque seu salgadinho industrializado por… maçã desidratada/chips de couve
Quer um snack para o lanche da tarde? Aposte em couve assada! Fonte de fibra e ferro, a couve pode ser incrementada com temperos, depois é só colocar no forno e pronto. A maçã desidratada também pode ser uma opção. Fonte de fibras, ela estimula a flora intestinal, além de conter antioxidantes que protegem o organismo dos radicais livres.

SERVIÇO
Consultório Isabel Jereissati
tel.: (21) 3986-2777

Candice Swanepoel
inspirou-se?! 😛

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  1. Rosa Rocha Em 05/11/2015

    Já fui muuuuito xiita com alimentação, hoje me permito mais, mas ainda assim, procuro pelo que é mais saudável. è na disciplina de inserir alimentos saudáveis diariamente no cardápio que mora a diferença.

    Curiosa pela couve chips, farei hoje a noite, tenho couve em casa.

    Bj,




  2. Fê Gonçalves Em 06/11/2015

    Super me identifiquei com as dicas e trocas que a Bel deu, tenho praticado elas faz um bom tempo e o mais curioso é que não fiquei doente esse ano, sem gripe, resfriado e sinusite até o momento. Dá muito orgulho isso!! Beijos




  3. Cindy Em 09/11/2015

    Acho que vale mencionar que o mel causa elevação de insulina como o açúcar. Especialmente para quem faz dieta low carb (foco em controle de insulina e não em contagem de calorias), nesse sentido, é a mesma coisa.

    Oi Cindy,
    obrigada pelo acréscimo!
    A ideia do post nem era falar sobre questões calóricas, apenas sobre substituições de industrializados por naturais – foco em saúde, não necessariamente emagrecimento.
    Mas sem dúvida quem tem necessidades especiais deve ter um acompanhamento adequado.
    bjo




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