ALE GARATTONI

Mãe da Maria Helena, profissional de branding e apaixonada por moda e beleza! Meu blog é o espaço "hora do recreio" no qual divido dicas, inspirações, apostas no universo das it girls e minha vida primeira pessoa na maternidade.

Lifestyle

Como saber tamanho de sutiã nos EUA – guia útil de medidas

23 de junho de 2014

Comprar sutiãs em países que seguem o modelo americano – medidas diferentes de bojo para cada tamanho – é o paraíso para quem tem costas finas e seios grandes ou vice-versa. A falta dessa opção pra lá de inteligente deduz que todo mundo que tem seios grandes tem costas largas e todo mundo que tem costas finas tem seios pequenos, o que está longe de refletir a realidade. Até aí, ok, nenhuma grande novidade. Mas o que eu não sabia até outro dia era a lógica exata que definia a letra indicada para cada tamanho.

Victoria's Secret

Para chegar ao tamanho, é preciso tirar duas medidas em inches (a unidade métrica usada nos EUA*): a da circunferência logo acima dos seios (ponto onde a alça encontra o sutiã) e a da circunferência incluindo o busto.
* uso o aplicativo de iPhone Convertboot para transformar centímetros em inches (ele atende qualquer outro tipo de conversão métrica, amo!)

A primeira medida dá origem ao tamanho do sutiã (se a medida der um número ímpar, arredonde um número para baixo). Agora o que era um mistério para mim até outro dia: a diferença em inches da medida da circunferência acima dos seios para a medida da circunferência incluindo os seios é o que define a letra, conforme tabela abaixo.
1 inch a mais = taça A
2 inches = taça B
3 inches = taça C
4 inches = taça D
5 inches = taça DD
(1 inch é igual a 2.54cm)

Exemplo: se a sua circunferência acima de busto é igual a 86cm e a circunferência incluindo o busto é 96cm, seu sutiã será um 34D. Para dicas de como tirar essas medidas corretamente, veja esse link do site da Victoria’s Secret. Lá também tem uma calculadora online que mostra o tamanho ideal com base em suas medidas.

Para quem é das minhas e tem as medidas de costas e busto com bastante diferença (costas finas e busto grande), há opções no Brasil também: já tinha falado da Loungerieque oferece a opção de taça em tamanhos diferentes, mas infelizmente não costuma ter muito estoque das taças D – e acabo de descobrir e me APAIXONAR pela italiana Intimissimi, recém-chegada em São Paulo. Fiz literalmente a festa por lá, recomendo! Além de serem lindos e vestirem muito bem em quem tem diferença de medidas, têm um preço ok.

Intimissimi

imagens: Victoria’s Secret e Intimissimi

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Daniela D. Em 23/06/2014

    Sou 34 DD no meu “normal” e agora, grávida, pulei pro 34E. Se o DD já é um parto pra encontrar no Brasil, o E é simplesmente IMPOSSÍVEL! Realmente não compreendo por que as marcas brasileiras não aderem a esta numeração…

    Sofri MUITO na gravidez também!!! Tive que usar sutiã “sambando nas costas” por meses!!
    bjooo




  2. Isabela Em 24/06/2014

    Adorei esse post!! Diria que ele é de utilidade pública, Ale!!




  3. Isabella Em 24/06/2014

    Sou o contrário: costas largas e seios pequenos. Haja extensão pra tanto sutiã rsrs
    Bom, meu comentário é pra falar que aqui no Brasil várias marcas já trabalham com combinações entre largura das costas e dos seios. As que mais gosto são a Hope e a Liz. Ambas as marcas são bem fáceis de achar, seja nas lojas próprias como online, e tem ótima qualidade.




  4. marion Em 19/08/2014

    Oi, Ale, adorei, finalmente entendi aquele conjunto de letras e números. Mas, pelo que mostra o vídeo da Vitoria’s Secret, a primeira medida, aquela que dá o número, não é abaixo dos seios, é acima, embaixo do braço, onde a alça engata no bojo do sutiã. Dá uma conferida.

    Nossa, verdade, que furo – e desatenção minha não ter lido o link que eu mesma postei! Obrigada pela correção, vou alterar já no texto (a vida inteira fiz errado a única parte que eu achava que sabia fazer certo!!!!).
    bjobjo




  5. Maíra Em 06/10/2014

    Meninas, tenho seio grande e costas fina, definitivamente não aguento mais esses modelos brasileiros, por favor, me ajudem, onde consigo comprar no Brasil sutiã no modelo americano????




  6. Estou louca para pedir um soutien mais nao consigo calcular as medidas tenho 88 cm de medida n 1(medida abaixo do busto) e 89 de busto,uso no brasil n 46 ou seja medio mas o que eu quero indica medidas de 85b, 85c, 90b,90c, me ajude por favor qual seria meu numero. Anciosamente aguardando resposta.




  7. Fabiana Em 22/01/2015

    Maria Goretti, vc tem que tirar a medida 1 acima do busto, onde a alça do sutiã encontra com o bojo. Depois divida por 2,54. Essa será a medida em inche e o seu tamanho em número. Para saber a letra, meça o busto (deu 89 cm né?). Divida por 2,54. Dá 35, em inche. Subtraia amBas as medidas em inches. Se a diferença der 1, é A. Se der 2, é B. Se der 3, é C. E assim sucessivamente. Abs




  8. maysa pracanico Em 14/05/2015

    gostaria de entender melhor esta tabela pois aqui no brasil meu seio é 50 e qual seria nos Estados Unidos então, porem minhas costas não é tao larga
    obrigada




  9. Brunia Em 19/08/2015

    Olá, encontrei o seu site por acaso enquanto procurava por numeração de sutiã, to cansada de comprar tomara q caia q cai :/
    Uso sutiã 44 e sinto q nas costas deveria ser pelo menos 42.
    Fiz os cálculos, 85cm acima dos seios (a mesma medida q tenho abaixo dos seios), 95cm de busto, dividido por 2,54, deu 35inches e 37inches, ou seja, C.
    No site da Victoria’s Secret seria 34C, mas fiquei na dúvida sobre o tamanho nos sites nacionais como o Loungerie, lá ao q me parece eu seria 44C, isso está certo?
    Obrigada!! E amei o seu site!!!

    Oi Brunia!
    Sim, isso mesmo!
    Obrigada pelo elogio!
    bjo




  10. Liege Em 07/10/2015

    Nossa tá difícil de eu entender vamos la:
    Busto tenho 98…. acima busto onde falam 96…… porém meu drama são costas tenho 79 cm ….. Brasil uso 48/50

    Pelo q falou acima busto 96/2.54 = 36 e pouco
    Busto 98/2.54= 38 e pouco

    Ae seria 2inch? Taça B? ….. e impossível
    Tenho seios mto gdes redondo saem pra todo lado

    Tá certo meu cálculo? Quase ria meu tamanho meninas?

    Qual seria meu tamanho??




  11. Adriana soares Em 08/10/2015

    Meu número no Brasil é 52 qual seria meu número no US ,por favor preciso de ajuda 🙁




  12. Adriana soares Em 08/10/2015

    Meu número no Brasil é 52 qual seria meu número no Estados Unidos,por favor preciso de ajuda;(




  13. Calline Em 24/11/2015

    Olá meninas tô mas perdida do que cego em tiroteio, aqui no Brasil eu uso 54/56 porém minha costas não é larga,qual seria minha numeração no USA, me ajuda. Por favor. Grata




  14. Daniela Em 16/04/2016

    Sou fabricante de peças intimas e de um ano p ca começei a trabalhar sob medida por ter muitas clientes assim a brasileira tem perfil muito diferentes principalmente em relaçao busto e quadril e isso tenho conquistado muitas clientes por ter esse diferencial antes eu batia de porta a porta vendendo minhas lingeries hoje elas me procuram seja pessoalmente ou pela net.




  15. Mylla Em 22/09/2016

    34ee, no Brasil seria qual numeração (58)?