ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Amo Branding

Checklist para blogueiros: ações indispensáveis pró-blog

13 de dezembro de 2014

Dez anos depois, ando chegando à conclusão de que blogar é quase uma ciência exata. Sim, sim, eu sei que não há exatamente fórmulas ou receitas e muitas vezes o resultado vem como consequência de algo que é feito instintiva e intuitivamente – eu mesma já fiz tudo assim, sem pensar muito, e fui feliz! Mas, desde que, no fim de setembro, me propus uma experiência de voltar a me dedicar ao blog trazendo assiduidade e aumentando as melhorias técnicas, passei a ficar impressionada como há uma lei de ação e reação. Produza e veja o retorno imediato, simples assim.

Nestes quase três meses, o aumento de audiência tem sido impressionante mesmo pra mim (obrigada aos envolvidos!). E não fiz nada de impossível, inacessível nem mesmo difícil – para dar uma noção de nível de dificuldade, fiz tudo sozinha e não sou expert em programação #LongeDisso. Já contei sobre a parte da produção de conteúdo, hoje compartilho as questões mais técnicas nesta checklist para blogueiros…

checklist para blogueiros

LIMPE A CASA
Como leitora, sempre fui fã de layouts mais limpos, que deixam o conteúdo mais visível, com mais destaque e melhor navegação. Mas tenho notado que a onda minimalista está cada vez mais em alta – seria o normcore digital?! Em resumo, menos é mais: excesso de banners comerciais, milhões de cores juntas e bagunça de fontes acabam afastando leitores (ainda que de forma inconsciente).

ESTIMULE O COMPARTILHAMENTO
Dia desses me peguei pensando em como é que a gente conseguia acessos no blog antes das mídias sociais! Boa parte da audiência – a minha e a de muitos sites – vem graças a compartilhamentos em redes. Aposte nos formatos otimizados (veja aqui os meus) de Pinterest, Twitter e Facebook, coloque um botão de “pin” customizado com destaque (lembra que o Pinterest está em pleno crescimento, né?!), use o Facebook com inteligência, facilite a vida de quem te curte e pode te divulgar.

ENGAJE VIA RSS
A leitura via feeds (quando o leitor usa o rss do seu blog para ler o conteúdo em outro ambiente que não acessando diretamente sua url) pode até te roubar uns pageviews, é verdade. Mas é consenso geral entre os especialistas que mais vale a fidelidade de um leitor disposto a te assinar do que os números de acessos ocasionais que ele poderia te dar. O público de feeds ainda é minoria e merece ser apenas recompensado por sua preferência (bloquear a leitura integral do feed não é uma opção simpática, jamais, por favor!). Por aqui, eu criei a opção de entregar os posts da semana no seu e-mail e, em breve, lançarei outra novidade/opção de leitura. Mais do que números, eu quero alcance: se você quiser acompanhar meu conteúdo, eu ficarei tão feliz que posso até ler ao vivo pra você!

PRATIQUE A AUTO-INDICAÇÃO
Colocar links internos e posts relacionados ao fim de cada texto melhora o SEO do site, o que é sempre uma boa pedida. Mas não é tudo: indicar seu próprio conteúdo dentro dos textos e em laterais ajuda a guiar quem acabou de chegar por ali, ajuda a entreter quem quer ler mais conteúdo seu, ajuda a saber mais de determinados assuntos sem que você precise fazer eco do que já disse. E te dá pageviews extras, o que é sempre uma ótima pedida, certo?!

INVISTA NO FORMATO MOBILE
Muitas, muitas pessoas já acessam seus sites favoritos de seus celulares. Há, inclusive, previsões de que, nos próximos anos, a audiência via mobile representará 75% do movimento da internet. Sites comuns tendem a ter a visualização e a navegação pioradas na telinha menor de um celular. A versão sob medida é uma ação simples que vai agradar em cheio a seus leitores – para WordPress, há diversos plugins que fazem o trabalho duro (só é preciso instalar e configurar com a sua identidade visual), eu uso o WPTouch!

DESCOMPLIQUE O ACESSO
Muita, muita gente ainda chegava no meu site pelo link do finado itgirls.com.br. Eu demorei muito a fazer o redirecionamento automático, porque ele exigia que eu antes transferisse as imagens dos arquivos via FTP para pastas iguais no blog novo, um processo lento, delicado, chatinho. Investir – pesquisa, tempo e energia, no caso – nessa mudança me trouxe mais acessos, mais pontos de SEO (muitos blogs ainda tinham links pro It), mais facilidade pra quem não lembrava da mudança. Por este mesmo motivo, tenho urls diferentes para acesso direto a cada blog. Por este mesmo motivo (=facilitar), comprei o domínio www.ale.ag – porque tem amigas minhas que ainda ficam em dúvida de que letra dobra no meu sobrenome (oi, The!). Ahh, e vale dizer que essa url curtinha facilita até pra mim, dá pra escrever bem mais rápido!

CRIE ROTINAS
Eu já contei em algum lugar que O Poder do Hábito foi um dos livros que mais curti, né?! Pois bem, criar hábitos ajuda a manter – e trazer – leitores. A disciplina de postar com a mesma frequência é o primeiro passo; o compromisso se torna ainda mais forte estipulando seções fixas de temas fixos em dias fixos. Por exemplo, quem curte a tag dica-blog já sabe que pode vir aqui sempre aos sábados! Bônus extra: a tag com dia fixo traz leitores e também ajuda o blogueiro a se programar, a produzir e até a ter ideias.
{por aqui, você tem Mamãe, Conta aí às terças; Branding às quintas; Dica-Blog aos sábados – e mais por vir em 2015!}

EXERCITE A CRIATIVIDADE
Não é nada fácil arranjar assunto diferente com tanta gente boa escrevendo na internet, em uma época em que a própria internet estimula o inconsciente coletivo. Mas tente criar tags que, ainda que não sejam as coisas mais inovadoras do mundo, mostrem o seu ponto de vista, a sua forma de enxergar algo, o sua versão para um determinado universo. E, de preferência, arranje um dia da semana específico para cada uma dessas tags (lembra do lance da rotina?!).

p.s. esta tag surgiu por acaso, ouvindo sugestões de vocês mesmos! Eu não sou expert em blog, não tenho audiência de super-blogger, não penso na pretensão de saber regra alguma sobre esse tema. Mas sou uma curiosa e, como vocês que também blogam, vou experimentando e descobrindo enquanto faço. Dicas de temas que acham bacanas a gente debater por aqui são muito bem-vindas nos comentários, por e-mail ou nas mídias sociais. Se eu souber a resposta, vira post; se eu não souber vou pesquisar e testar!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Isabella Em 13/12/2014

    Concordo 100% com a dica do leitor de feeds. Uso o feedly, e deixei de seguir vários blogs porque eles não compartilham o post completo no leitor (tem que entrar no site pra ler o resto) ou simplesmente porque não tem como colocá-los na minha lista.
    São tantos blogs ótimos que você tem que facilitar para o leitor.




  2. Bruna Em 13/12/2014

    Oi, Ale! Adoro esses posts de dicas para blogs. Sempre acabo aprendendo algo novo e as suas dicas são muito úteis, ainda que para reforçar algo que já sabemos, mas muitas vezes não colocamos em prática. Também notei um crescimento louco desde que passei a escrever com mais assiduidade e a participar de discussões em outros blogs e grupos. Considero isso muito útil! Eu ainda não tenho uma newsletter ou algo assim, estou pensando em como vou fazer isso para 2015. A rotina é algo que estou instaurando a cada dia, embora sinta uma certa dificuldade em programar o meu próprio dia-a-dia com o blog. Como você faz? Não sei se já teve algum post sobre isso (talvez sim e eu não me recorde), mas você programa os posts, usa uma agenda, um caderno? Tem ideia de quanto tempo você despende diariamente com o blog, num todo? E outra perguntinha (juro que é a última), você tem dias de desânimo? Às vezes tenho a sensação de que escrevo para ghost e que ninguém realmente lê. Mesmo tendo comentários, acredito que muitas pessoas os deixam para receber outro comentário em retorno. Desculpa o desabafo e tantas perguntas, mas, como já te disse outra vez, te vejo como uma fonte de inspiração e humildade que me incentiva a continuar nesse mundo virtual. Beijos!! Ótimo finde!

    Oi Bruna!
    Eu tento programar com alguma antecedência os assuntos, mas nem sempre consigo seguir. Muitas vezes sento no próprio dia e abro minha lista de ideias de posts (no Notes do celular) para ver qual vou desenvolver. Mas em 2015 quero retomar uma programação que eu fazia em 2009, com uma agenda dividida em quadradinhos para cada dia do mês.
    O tempo diário varia muito, depende das minhas outras atividades (mas nunca é muuuito tempo, não)! Também preciso tentar instaurar uma rotina de horário, é a parte mais difícil – principalmente depois do nascimento de MH!
    E claaaaro que tenho dias de desânimo, dias sem nenhuma inspiração, dias de super produtividade. Igual todo mundo. Mas tenho me forçado a pelo menos postar uma vez ao dia, porque eu sentia muita falta de fazer parte do hábito diário dos leitores, algo que eu não conseguia desde o ItGirls (naquela fase eu postava 3 vezes ao dia e obviamente também por isso tinha mais audiência!). É um esforço nem sempre simples, mas que vale muito a pena.
    Pode perguntar quanto quiser, se eu puder ajudar será um prazer! Obrigada pelos elogios e pelo feedback.
    bjobjo




  3. Marcela Em 13/12/2014

    Alê, tô adorando esses posts com dicas sobre blogs, ainda porque eu decidi terminar com um que tinha há cinco anos (ai, meu coração!) e começar de novo, do zero. Então tem sido bem legal colocar em prática as coisinhas que você ‘ensina’ por aqui! As minhas maiores dificuldades são manter a rotina e incentivar o compartilhamento. Serão metas minhas para melhorar o blog no ano que vem!




  4. natalia llorens Em 13/12/2014

    Ale, sou dessas que lê todos os seus posts, principalmente as sobre maternidade já que estou grávida (de 8 meses!). Mas por ter um blog e querer investir mais nele nesses últimos tempos, essa nova tag sua é a minha nova favorita! Parabéns =*




  5. Fran Em 13/12/2014

    Falou tudo, Ale! Eu só acompanho pelo feedly e acho o cúmulo da chatice blogs que não permitem a visualização integral. Já deixei de seguir vários sem dó. Quem precisa de míseros números? Vamos pensar no horizonte, blogueiros…




  6. Renata Arruda Em 15/12/2014

    Olá Alê! Adorei este post e estou muito feliz com a sua volta frequente por aqui também. Tenho investido em melhorar a rotina do meu blog com posts temáticos e também na melhoria do layout e em pouco tempo estou percebendo como simples ações fazem diferença e impactam no aumento do tráfego. Compartilhei o seu texto para várias amigas minhas da área e todas amamos o jeito objetivo que você escreve. Parabéns e obrigada por estar aqui, compartilhando com a gente o que você sabe e faz de melhor. Beijão!

    Renata Arruda




Deixe seu Comentário