ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Amo Branding

O branding e as pequenas (grandes!) empreendedoras

19 de novembro de 2015

Há seis meses, fiz um post no qual mostrava como o branding fazia parte dos negócios de três mulheres que participaram das primeiras turmas do workshop AG Branding para empreendedores. Sempre que possível, aliás, gosto de trazer para cá algumas das muitas histórias incríveis que ouço durante e depois de cada apresentação – divulgar o trabalho de quem empreende e investe na própria marca é algo que me faz feliz. Encerrando mais um ano e completando 12 edições de workshops, é hora de trazer mais três casos: três participantes da última turma carioca, em setembro, foram as escolhidas. Enquanto tomamos fôlego (já!) para 2016, que tal um pouco de inspiração com estas histórias?

Ateliê Bacana

FERNANDA DULOSI, RJ, MISS LAÇOS
O que é: uma marca de laços para bebês e crianças, com peças lindas, super coloridas e de ótima qualidade (nota da Ale: testei e mais do que aprovei!).
Como decidiu empreender: sou arquiteta, mas trabalhava no lado B da arquitetura, onde o glamour passa bem longe: obra pesada, obras públicas, bota no pé. Depois do nascimento da minha filha, comecei a questionar meu ritmo de trabalho intenso e saí do emprego. Nesse período comecei a produzir laços para minha filha – que nasceu com pouco cabelo e depois ficou totalmente carequinha! – e notei que era bem difícil encontrar faixas para bebês carequinhas que tivessem modelos mais delicados, menores e bem coloridos. As amigas começaram a pedir para comprar, resolvi anunciar no instagram e… o negócio cresceu!
Branding no seu negócio: tenho consciência que não estou reinventando a roda, mas sim oferecendo um produto adaptado para uma cliente com um gosto específico (no caso, mães que preferem laços menores e mais discretos, em faixinhas, para suas filhas com pouco cabelo). Posicionar e fortalecer minha marca é muito importante para que eu possa me manter no mercado após o fator novidade passar e até quando outras marcas surgirem!
O #WorkshopAGBranding me ajudou… a principal é EXCELÊNCIA! Produzo os laços cantanto esse mantra – principalmente quando o cansaço bate, já que trabalho muitas vezes de madrugada. Busco a excelência no acabamento, na embalagem, no bilhete personalizado que envio. Também consigo ser bastante imediata nas repostas aos clientes, estou ligada 24 horas: muitas mães de bebês costumam acessar as redes sociais e comprar por volta das onze da noite, quando conseguem ter tempo, então faço atendimentos nesses horários. Uma vez, fechei uma venda quase meia-noite. A mãe nem se deu conta do horário e, quando percebeu, pediu mil desculpas. E eu falei que entendia, que sabia que aquele horário era o mais tranquilo e calmo para nós, mamães. Ela ficou tão feliz que comprou mais duas vezes depois desse dia!
Para ver mais: instagram @misslacos

Miss Laços

ÁDARA ZANELLA, RJ/SP, PET DELÍCIA (responsável pelo marketing)
O que é: alimentação saudável, saborosa e balanceada para cães e gatos, desenvolvida a partir de uma necessidade dos sócios com a consultoria de pesquisadores especialistas em nutrição animal. A equipe hoje conta com uma nutricionista especializada em nutrição de cães e gatos.
Como decidiu empreender: sou associada de uma pequena startup, a veia empreendedora sempre esteve latente na minha vida. Quando acredito numa ideia vou com afinco na direção de executar – quase nunca temos apoio, porque muitas vezes ideias fora do comum tendem a serem vistas como inviáveis ou fadadas ao fracasso. É preciso muita paixão para insistir e ouvir a intuição em vez da ‘torcida contra’.
Branding no negócio: o posicionamento bem definido deixa claro o propósito do produto assim como o seu target de consumidor. Sem um bom posicionamento, o consumidor não identifica o real valor do que o produto oferece, assim como seus benefícios ao adquirir e ou consumir tal marca.
O #WorkshopAGBranding me ajudou… minhas ideias se fortaleceram no sentido de que se não há um embasamento no que se apresenta/divulga, a marca não desperta interesse nem gera consumo ou simpatia. Deve-se ter um discurso bem embasado, alinhado com a entrega do que se promete na comunicação. Ou seja, expectativa = satisfação no contato com o produto. Entregue o que promete.
Para ver mais: site Pet Delícia

Pet Delícia

BIBI LANCE E CAROL MALAUA, RJ, ATELIÊ BACANA
O que é: empresa que envia kits completos para fazer festinhas de aniversário caseiras, como as dos tempos antigos. Com delicadeza, simplicidade e bom gosto, os caixotes chegam em três opções de tamanhos e trazem dos pratinhos e talheres aos itens de décor de mesa, incluindo a cartilha do passo-a-passo, que ajuda na preparação em minutos.
Como decidiu empreender: percebemos que faltavam no mercado opções práticas para decoração de festas menores, caseiras e, principalmente, criativas e acessíveis. Muitas pessoas querem comemorar, mas acabam encontrando opções muito caras para uma festa bonita, outras vezes encontram produtos comuns demais, ou ainda não encontram tempo e disponibilidade para buscar todos os recursos necessários. Foi então que nasceu a idéia do Ateliê BaCana. E o melhor: a festa é ecologicamente consciente e estimula nossos pequenos a agirem de uma maneira bacana com o mundo.
Branding no seu negócio: o posicionamento de marca para pequenos empreendedores é importante para nos comunicarmos com nossos clientes de forma clara e para que eles tenham uma leitura correta da ideia e confiem no nosso produto.
O #WorkshopAGBranding me ajudou… o exercício de abertura, para definir nosso negócio em uma só frase, nos deu o norte inicial que precisávamos. Quando fala-se de inovação incremental, veio o impulso para pensarmos que o nossa ideia poderia dar certo. É muito difícil criar um negócio totalmente novo. Quando vamos trabalhar em algo que já existe, temos que estudar e criar formas de melhorar. Comunicar com clareza para criarmos uma marca forte, facilmente reconhecível e lembrar que concorrência não é ameaça, mas um impulso na busca de novidades e excelência.
Para ver mais: instagram Ateliê Bacana

Ateliê Bacana

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  1. Ivy Farias Em 21/11/2015

    Adorei todas mas a Pet Delícia é muito bacana!




  2. rosa rocha Em 22/11/2015

    Adorei. Parabéns à todas.

    Psicanalitipicamente me questiono será que alguém é feliz no trababalho, execeto trabalhando em negócio próprio?

    Sinceramente pelo que vejo leio e escuto, a resposta é um sonoro não.




  3. rosa rocha Em 23/11/2015

    Ale,

    Bloqueou sua conta no insta? SnIf

    É que parei de postar, to dando um tempo por lá, talvez o instagram entre na leva de baixas pós-Marie Kondo!!!




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