ALE GARATTONI

Mãe da Maria Helena, profissional de branding e apaixonada por moda e beleza! Meu blog é o espaço "hora do recreio" no qual divido dicas, inspirações, apostas no universo das it girls e minha vida primeira pessoa na maternidade.

Amo Branding

Branding nas marcas IntoTheGloss & Glossier: sucesso na internet

26 de fevereiro de 2015

{Atenção! Por falar nas quintas de branding, no próximo dia 5 (quinta-feira da semana que vem), terá a 4ª edição do meu workshop AG Branding (vagas esgotadas!) em São Paulo. Receberei mais 50 participantes para conversar sobre nicho, excelência, branding pessoal, erros e cases e sucesso, tudo com dicas práticas, simples e prontas para entrarem na programação de qualquer pequena empresa. Quem vem também?!}

Emily Weiss não foi pioneira no mercado de beleza na internet. Tampouco começou sua trajetória online antes do boom dos blogs – fato que ajudou muita gente a se consolidar entre os maiores. Ao contrário de boa parte dos blogueiros bem-sucedidos, não iniciou o negócio despretensiosamente nem tem aquela história de “era uma vez um hobby que cresceu por acaso”. Mas, ainda assim, seu IntoTheGloss.com se mostra um modelo de negócios perfeito.

O blog de beleza, lançado em setembro de 2010, cresceu em progressão geométrica, virou referência mundial da área (é o blog que mais influencia compras, segundo o ranking Signature9) e se estendeu para um negócio de gente grande: a marca Glossier, de produtos de beauté, foi lançada meses atrás e acaba de receber uma injeção de capital de US$ 10 milhões. Emily, o nome por trás disso tudo, entrou para a lista de empreendedores-destaque na Forbes americana e, no último domingo, palestrou sobre criação de marca na Harvard Business School. Muitas estratégias de branding explicam o sucesso e observar suas escolhas pode ser inspiração para qualquer negócio online, de blogs a marcas que queiram se valer do poder da rede como vitrine e/ou ferramente de divulgação e comunidade.
p.s. nota da blogueira: Emily é uma das minhas grandes inspirações (já deu pra notar?!)!

case into the gloss

NICHO: O NOVO DENTRO DO JÁ CONHECIDO
Quando o IntoTheGloss surgiu na internet, o mercado de blogs de beleza se resumia basicamente em páginas com reviews de produtos e páginas super pessoais com as indicações e escolhas da blogueira que assinava – muitas vezes, a página reunia estas duas questões. Emily surgiu com o conceito novo de mostrar as prateleiras de beleza de influenciadoras, numa espécie de nicho dentro do nicho, com textos grandes e aquele quê de voyeur que todo mundo ama. Em muitas entrevistas, ela afirma que criou o que gostaria de ler e não encontrava na internet até então – criar o produto que você deseja ter costuma ser uma das primeiras lições do empreendedorismo de sucesso!

ESTÉTICA: IMAGEM IMPECÁVEL
Desde o dia zero, a questão da estética do blog é irrepreensível: o design é limpo e as fotos, simples e perfeitas. O amadorismo nunca teve lugar em uma única imagem postada. Mais vale perder um pouco da rapidez perecível da noticia da internet e não abrir mão de ser referência também de padrão estético (muita gente se fideliza ao veículo porque quer ver imagens lindas e inspiradoras).

DIFERENCIAL: ESTILO DE ESCRITA
Muitos diziam a Emily que na internet não há espaço para textos longos. Ela seguiu seu feeling, que incluía uma marca-registrada de posts extensos, bem-escritos, autênticos, coerentes (com o conceito principal) e de leitura gostosa. Ao lado das fotos lindas e do design simples, os textos de muitos parágrafos são, mais do que aprovados, esperados por seus leitores – que reconhecem a distância o estilo autoral da produção de conteúdo do ITG, quase uma patente informal (um conceito forte e autoral, vocês sabem, se torna uma patente à prova de cópias e faz com que o criador assuma o papel de dono daquele formato).

EXCELÊNCIA: DETALHES DA TECNOLOGIA
Se o business tem a internet como endereço principal, não há a menor possibilidade de ignorar a questão funcional: sites lentos e de navegação ruim afastam leitores. Limpeza e correção na programação (sites cujo campo de busca não funciona são um tiro no pé), uma busca incansável pela perfeição em cada detalhe e foco na linha menos é mais se tornam imprescindíveis se as metas são ousadas. Demonstrar profissionalismo do começo a fim é o que torna seu negócio realmente profissional.

DIFERENCIAÇÃO: UM NOVO ASPECTO COMERCIAL
Era uma vez um formato quase único para ganhar dinheiro com blogs: participar de programas de afiliados (algo super forte nos EUA), assinar publiposts avulsos ou fazer presença vip em eventos. Emily pensou fora da caixa e cada vez mais encontra outros modelos de monetizar o trabalho (com a Glossier e/ou com parcerias mais extensas com marcas grandes, na qual atua mais como porta-voz), sem perder a isenção dos temas do blog. Nota-se que não há publis avulsos nem muito menos divulgação de ideias que não combinam com o blog. Em resumo: eles pensam fora da caixa e definem, em conjunto, o que é mais real e provável. {Veja quem também tem pensado fora da caixa e conseguido trabalhos que vão muito além do publi óbvio}

No mais, é importante ter paixão, ter propósito (Emily queria oferecer uma nova maneira de mostrar conteúdo de beleza), ter organização coerente, ter credibilidade. São estes fatores, lado a lado com a excelência de todos os tópicos acima, que transformam leitores/consumidores em verdadeiros entusiastas da marca. Entusiastas estes que fazem as vezes de divulgadores e consultores. Trate-os com carinho, eles valem ouro!

Emily Weiss ALlure

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. camilla Em 26/02/2015

    Lendo sobre o visual do blog da Emily só consigo pensar na Barbara do Fashion/Living Gazette, que na minha opinião é o blog mais lindo desde sempre.




  2. Laura Em 26/02/2015

    Alê vem para BH !!!




  3. Fernanda Fuscaldo Em 03/03/2015

    Adorei o post! Me parece que a longo prazo que tem seriedade realmente se destaca. Mas em tempos em que tudo é instantâneo, pensar em longo prazo não é para amadores…
    Sou consultora de imagem e busco em meu site e redes sociais mostrar como ter personalidade no meio de tanta oferta, como consumir de forma consciente e como fazer a gestão de sua imagem pessoal, para vida e para o trabalho.
    um beijo




  4. Renata Luz Em 03/03/2015

    Como designer de marca, costumo dizer que não existe resultado sem uma constante dedicação, determinação e direcionamento.

    O foco de um designer deste setor, é auxiliar novas essências a tornarem-se grandes marcas, através de um processo de branding, que nada mais é do que um autoconhecimento, uma análise de mercado e uma construção estratégica.

    A partir da definição destas metas e deste diagnóstico, é possível dar forma a esta nova marca através de sua identidade visual, seu logotipo.

    Porém é preciso, além de trabalhar todos estes pontos na criação de um novo conceito, COMUNICAR E DIVULGAR, afinal de contas estamos na “Era do Compartilhamento”.

    É neste momento que as redes sociais e o marketing digital são amplamente benéficos e importantes, por isso merecem enorme atenção e engajamento.

    DIVULGUE, PUBLIQUE, COMPARTILHE.




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