ALE GARATTONI

Mãe da Maria Helena, profissional de branding e apaixonada por moda e beleza! Meu blog é o espaço "hora do recreio" no qual divido dicas, inspirações, apostas no universo das it girls e minha vida primeira pessoa na maternidade.

Amo Branding

Bibilioteca de empreendedor: leituras que nos inspiram

14 de abril de 2015

Adquirir repertório: essa é, provavelmente, a dica mais importante para quem quer exercitar a criatividade, ter novas ideias, empreender com qualidade. Verdade seja dita, ando lendo muito menos do que deveria. Mas vou compartilhar minhas recentes aquisições, assim a minha mesinha de cabeceira – a real e a tag que leva este nome aqui no blog – não fica vazia! Na última semana, durante o Curso Exame PME {posts em breve}, comprei quatro publicações. A elas somei outras duas que estavam na minha fila de leitura e ainda não foram citadas por aqui. Em comum entre as seis? Inspirações valiosas para quem quer construir uma história bacana, com dicas de quem começou do zero e/ou participou de grandes cases de sucesso.

biblioteca de empreendedor

Desperte o Milionário que Há em Você” e “Sonhos Não Têm Limites”, Carlos Wizard: os títulos dão um quê de auto-ajuda empresarial, mas, assistindo à palestra do autor – um empreendedor em série, responsável por vários cases de sucesso –, é impossível resistir a querer saber mais sobre ele e sua trajetória. Em uma apresentação inspiradora com dicas para quem quer mudar de área, ele focou, de maneira divertida, em como é ‘fácil’ prosperar empreendendo. E, por ser um profissional que começou do zero, certamente é um bom conselheiro para outros que sonham alto.

Storytelling, Histórias que Deixam Marcas”, Adilson Xavier: no meu primeiro post sobre branding, no fim de 2011, citei essa frase que amo usar para definir o tema – “branding é simplesmente contar uma história”. Foi por isso que me senti atraída por este livro, que tem recebido elogios. O autor, publicitário de sucesso, mostra como grandes marcas se destacam no mercado por conta de histórias que envolvem o consumidor.

#VQD, Vai Que Dá!, Joaquim Castanheira”: esse foi dica da minha prima-quase-irmã, que me acompanhou nesses dois dias de curso, e tem um gosto parecido com o meu! São dez histórias de empreendedores que sonharam grande e viram os resultados. O prefácio do ídolo de “onze entre dez empreendedores” Jorge Paulo Lemann torna a compra ainda mais interessante. Amo livros de vida real, então estou louca para ler este!

Faça Acontecer, Sheryl Sandberg”: este não é exatamente uma dica nova nem foi exatamente escrito por uma empreendedora, mas tem muito a ver com muitas mulheres que me leem e engrossam o cada vez maior time de mulheres que lideram – empresas alheias ou seus próprios negócios. Sheryl é a mais alta executiva do Facebook e seu livro foi best-seller em todo o planeta. Na avaliação de seu chefe Zuckerberg na contra-capa, “as palavras (…) vão ajudar todos os leitores – especialmente os homens – a se tornarem líderes melhores”.

How Google Works, Eric Schmidt”: todos os livros sobre o modelo de negócios da Google me atraem – já li uns dois no passado e as lições são sempre válidas para qualquer profissional. O ex-CEO da empresa fala sobre inovação, produtos superiores, cultura organizacional e estratégias de gestão. Aprender com uma das companhias mais bem-sucedidas da história nunca é má ideia!

Alguém já leu estes livros?! Opiniões e sugestões são muito bem-vindas nos comentários!

p.s. empreendedores cariocas, restam poucas vagas para a 5ª edição do Workshop AG Branding no Rio. A turma de 5 de maio será a única deste semestre na cidade, clica aqui para saber mais sobre a programação e os detalhes da matrícula!

{Você conhece empreendedores ou pessoas que desejam investir no próprio negócio?! Use os botões logo abaixo do título do post e compartilhe com elas – no Facebook, Linkedin, e-mail ou Whatsapp – este link! Eu também te agradeço por me ajudar a espalhar meu conteúdo por aí.}

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Vera Loff Em 14/04/2015

    Ale por isso é que eu te adoro!




  2. Dayse Galhardo Camara Em 14/04/2015

    Adorei as indicações. Super recomendo também O Mensageiro Milionário do Brendon Buchard que é mais voltado para quem pensa em transformar conhecimentos e experiências em produtos digitais. Foi assim que ele se tornou o que é hoje né?




  3. Lu Em 15/04/2015

    Roubei o #VQD do meu marido e nós dois adoramos! Tbm adoro histórias reais, nessa linha li e amei o Girl Boss (nao lembro se vc ja indicou por aqui) e o Glitter Plan, das criadoras da Juice – pouco planejamento mas legal de ler o “gás” q deram! Proximos então: Storytelling e Faça Acontecer! Obrigada, bjs




  4. Daniela Ribeiro Em 15/04/2015

    Anotado aqui, Ale! Amo dicas de livros e atualmente os de empreendedorismo são os meus preferidos. Beijos




Deixe seu Comentário