ALE GARATTONI

Mãe da Maria Helena, profissional de branding e apaixonada por moda e beleza! Meu blog é o espaço "hora do recreio" no qual divido dicas, inspirações, apostas no universo das it girls e minha vida primeira pessoa na maternidade.

Lifestyle

Balanço final: um passeio por 2013

10 de dezembro de 2013

Dá pra acreditar que o ano acabou? Eu, sinceramente, nem o vi passar… Mas muita, muita coisa aconteceu e agora é hora de passar a limpo quem e o quê se destacou ao longo de 2013. Aos eleitos!

Balanço 2013

INSTAGRAMARKETING
Economizar investimentos na divulgação e, ao mesmo tempo, mostrar seu produto para muito mais gente. Contraditório? Talvez! Mas essa tem sido a fórmula de várias marcas, que veem as vendas se multiplicarem graças ao poder desta rede social. O aplicativo de compartilhamento de fotos é uma das mais chamativas vitrines – e, muitos garantem, garante resultados inigualáveis! Em tempo: além da conta própria, as marcas investem também em presentinhos para a turma que tem muitos seguidores.

instagramarketing

FAST-FASHION ESTRELADO, HÁ LIMITES?
Quando a onda da parceria de marcas famosas com lojas fast-fashion chegou ao Brasil, há alguns anos, muito se festejou. Mas, de olhos nos bons resultados de vendas, as empresas começaram a fazer mais, mais e mais duetos e… talvez acabem perdendo a mão em algumas escolhas, posicionamentos e estratégias. Em 2013, muito se falou sobre a coleção de Cavalli para a C&A – preços altos, peças encalhadas, zero frenesi – e o que antes era unanimidade passou a dividir opiniões.

A PROFECIA: SÓ DÁ IT GIRL!
É oficial: as it girls já roubaram parte do posto das tops models e das estrelas de cinema. Elas estão em campanhas de moda, licenciam produtos com seus nomes e até estrelam capas de revistas. Caso do editorial abaixo, com fotos de Heleninha Bordon para a Tod’s.

Helena Bordon Tod's

PAREM AS MÁQUINAS: CRISE EDITORIAL
No meio do ano, a editora Abril colocou um ponto final em vários títulos; mais recentemente foi a vez da revista da Daslu, tradicionalíssima, passar a ser veiculada apenas em formato online. Os departamentos comerciais de revistas têm reclamado, o mercado tem colecionado demissões e muita gente vê o crescimento dos blogs como uma das causas deste efeito. Eu ainda não consigo ver essa ligação ação-reação e encaro os dois formatos como diferentes e complementares, não como concorrentes diretos. Mas que nada do que foi será…. Isso lá é verdade!

Gloss

A MODA DAS AMÉLIAS
Depois da era dos blogs de moda, é a hora e a vez dos instagrams de donas de casa modernas. As imagens mais curtidas? Mesas de jantar caprichadas e dicas de organização. Porque todas temos uma Amélia dentro de nós… (imagem: blog Anfitriã)

Anfitriã

MAQUIAGEM DE COLECIONADOR
A estratégia foi chegando devagarinho há uns anos, mas em 2013 se consagrou de vez: marcas de beleza apostam em itens com tiragens limitadas, investem em lançamentos cheios de frenesi e todo mundo corre pra comprar – e colecionar!

Naked3

LADO B DO FACEBOOK
Enquanto se discute sobre a queda da audiência das fanpages – Mark Zuckerberg não quer mais saber de almoço de graça! –, levam vantagem os grupos fechados de Facebook. Do sucesso da Agenda Black, sobre a qual você leu aqui, aos fóruns sobre maternidade e viagens, tem espaço garantido pra tudo. Até para busca e indicação de empregados domésticos!

VAMOS MALHAR?
Do sucesso arrebatador em perfis de instagram com centenas de milhares de seguidores à capa da Veja nacional, o insta-fitness foi a bola da vez. Há quem torça o nariz, sim, mas, por outro lado, as imagens de looks da academia, alimentos saudáveis e barrigas negativas influenciaram muita gente a fazer matrícula na academia mais próxima. (foto: instagram @gabrielapugliesi)

Pugliesi

p.s. para recordar também 2012, veja aqui meu balanço do ano passado!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Cris Em 16/12/2013

    Oi Ale,

    Tenho vindo aqui quase sempre!
    Adorei essa tag sobre notícias de 2013…muito bacana!!
    Sabe eu tenho usado meu blog como momento divulgação de criações minhas em acessórios, quando tiver uma pequena oportunidade de conhecer, passa por lá, nada querendo competir com ninguém sabe? Mas esse universo virtual é assim, todos podem ter seu espaço e eu amo de morrer o meu!
    Bem, seus posts são o máximo!!Referência para inspirações mil!
    Grande beijo e um também na sua garotinha, que por sinal está lindinha!




  2. Patricia Em 17/12/2013

    Oi Ale! Pode me dar uma opinião? Entre o bracelete love Cartier e a Chanel jumbo flap, qual dos dois vc compraria primeiro? Já tenho uma flap média preta. Bjos!




  3. Cacau Em 07/01/2014

    Excelente pespectiva que vc fez do ano no mundo fashion e da web de uma maneira ou outra! Um dia, chego la! kkkkk




  4. Camila Cantoni Em 22/01/2014

    Oi, Ale! Meu comentário é sobre a explosão dos blogs/perfis de donas de casa. Antigamente… aliás, antigamente nada, hoje em dia, no mundo real, onde vivem mais de 80% dos brasileiros, dona de casa é aquela mulher que, de fato, põe a mão na massa. Ou seja, que pega na vassoura, que passa o pano, que lava as roupas, que dá banho na criança e, pasmem, que ainda trabalha fora. Eu achei o cúmulo do absurdo uma certa blogueira fazendo jabá do Vanish, dizendo que é especialista em tirar manchas sendo que nem banho na filha com mais de um mês ela tinha dado. Honestamente, duvido que ela saiba operar a máquina de lavar roupa. Então esse conceito de “dona de casa”, definitivamente não se aplica às mulheres que tem uma verdadeira equipe para cuidar de seus lares e seus filhos. Elas podem ser “gerentes de casa”. Mas donas de casa eu acho difícil. Veja bem: não estou criticando quem pode se dar o luxo de ter uma cozinheira, uma faxineira, outra para cuidar das roupas e mais uma babá. Se eu pudesse, também teria – à exceção da babá, mas por motivos e crenças pessoais. Mas, por favor, ser dona de casa é uma “profissão” nobre demais para este título ser aplicado a quem tem o bom gosto de escolher peças lindas na Matiz! Beijão.




Deixe seu Comentário