ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Lifestyle

Obrigada, 2012 (um balanço final)!

20 de dezembro de 2012

Taí: entre altos e baixos, 2012 foi um ano generoso. Ao menos pra mim! Devo dizer que a nova fase do It, mais calma e mais a minha cara, é parte disso – sinto que tenho hoje por aqui as pessoas que realmente querem ler meus textos, que realmente se interessam por meu trabalho. Coloquei no ar dois e-books gratuitos (crônicas femininas e guia de NY), relancei meu livro ItGirls, retomei a linha It com uma coleção de camisetas assinada por mim e já comecei a planejar mais novidades para 2013 (um segundo livro ItGirls, será?! Aguardem!). No pessoal, também não tenho do que reclamar: o motivo que originou meu segundo blog, o ToGravida.com.br, explica tudo – sim, valeu a pena me dedicar mais à minha vida própria neste ano!

Projetos ItGirls

Em tempos de internet, tudo parece acontecer mais rápido. Os escândalos se agigantam – e depois se calam – na velocidade da luz, os anônimos chegam à fama em menos de 15 minutos e uma lente de aumento transforma a tendência de hoje no nervosal de amanhã. Fica até difícil eleger temas e pessoas no meio de uma mudança tão intensa. Mas acho que consegui selecionar alguns temas-destaque do ano. E aqui vai minha versão do famoso “balanço final”! Todos, vale dizer, escolhidos na medida para você, que acompanha blogs, vive conectado e sabe que nossas vidas nunca mais foram as mesmas depois de WordPress, YouTube e outros vícios do gênero…

A marca de beauté do ano: Urban Decay (e suas palettas)
Naked 1, Naked 2, Smoked, The Vice… Quem acompanhou apenas um blog de beleza ou apenas um canal de make-up do YouTube certamente reconheceu essas palavras de primeira – e comprou, desejou ou planejou ter (pelo menos) uma delas. Mesmo quem nunca teve hábito de usar sombras (oi, prazer!) se pegou caidinha de desejo por esses itens de colecionadora!

Urban Decay

A(s) bolsa(s) do ano: Fendi 2Jours Tote
Difícil apontar uma única “it bag” (!!!) em tempos de look do dia. Mas a 2Jours, da Fendi, confirmou nas ruas o ferenesi que já fazia entre as celebridades internacionais – você leu aqui em setembro. 11 entre 10 blogueiras nacionais aderiram. Como resistir à plaquinha personalizada com as iniciais?!
p.s. para 2013, sigo apostando na volta da Vuitton Noé, que tem (re)aparecido mais e mais aqui e acolá!

Fendi 2Jours

O fracasso do ano: Sephora online
Todas nós comemoramos a chegada da Sephora – e seu exército de novas marcas gringas de beauté – ao Brasil. A abertura da primeira loja física causou até filas na porta. Mas foi a versão ecommerce da empresa que rendeu assunto neste fim de 2012: na fanpage da marca, uma coleção ininterrupta de reclamações de atrasos gigantescos, de recebimento de produtos VEN-CI-DOS e de tratamento rude por parte do SAC. O pior? O despreparo total (e o inexplicável silêncio) da companhia frente à crise. Seguiu fazendo suas propagandas, seguiu efetuando vendas no já conturbado site, seguiu postando amenidades na poluída fanpage e não se manifestou de forma profissional sobre o caos. Que se reestruture em 2013, esse é o desejo das viciadas em ecommerce!

Sephora Brasil fail

Instagram do ano: Bergdorf Goodman
O aplicativo – que por sinal pode ser considerado a ferramenta do ano para marketing pessoal, divulgação e diversão – ajudou marcas a venderem mais, blogueiras a terem mais acessos, comidas a serem mais pedidas! Muitas empresas têm feito um uso inteligente do app. Um destaque? A conta @bergdorfs, da loja Bergdorf Goodman: estar em NY, uma das cidades mais fotogênicas do planeta, ajuda, mas o que garante o título é a combinação perfeita de bolsas, paisagens e outras mulherices que amamos!

Bergdorf instagram

 A festa do ano: casamento Lala Rudge
Láááá atrás, na comecinho da primeira fase do It em 2007, eu já apostava minhas fichas que as it girls ocupariam o posto que foi das estrelas de cinema nas décadas de 50-60 e das top models nos anos 90 – quem lembra dessa minha frase repetida e postada à exaustão num passado não muito distante?! Pois bem, em uma sexta-feira de outubro, a internet de moda parou para acompanhar todos os detalhes do casamento da top-blogueira em São Paulo, numa curiosidade e com um envolvimento tal e qual ao despertado pelas maiores celebridades!

casamento Lala Rudge

A ação do ano: Luiza Barcelos
Eis uma designer de moda que sempre soube usar a internet a seu favor. Luiza foi uma das primeiras a apostar no poder dos blogs quando nenhum de nós tinha ideia da proporção que isso ia tomar. Não por acaso, viu sua bombada conta do instagram passar de 70 mil seguidores e se tornou o assunto da vez ao trazer a blogueira-celebridade Chiara Ferragni para um – documentadíssimo e comentadíssimo – tour pelo Brasil. Exemplos de marketing simples e inteligente que certamente fez e faz suas vendas se multiplicarem a cada temporada, parabéns!

Luiza Barcelos e Chiara

Tendência do ano: sneakers
Tal e qual acontece a tudo que se torna muito popular, o índice de rejeição é igual (sabe Deus até superior!) ao de aceitação. Mas goste você ou não, tenha aderido ou não – eu consegui passar pela tendência ilesa! –, é fato que a primeira metade do ano foi de onipresença para os tênis de salto criados por Isabel Marant (e suas versões inspired criadas mundo afora). E quanto mais os anti-it reclamavam e gongavam, mais os sapatinhos se multiplicavam!

Sneakers

Destino do ano: Las Vegas
Foi de uma hora pra outra: há um ano, a cidade reconhecidamente cafona virou destino de um monte de gente! Eu mesma, que a escolhi por acaso – e até meio com vergonha, meio me explicando… – para meu último réveillon, me surpreendi em encontrar um monte de gente legal fazendo a mesma escolha. E ainda dizem que inconsciente coletivo não existe!!
p.s. e eu AMEI! É divertida, animada e completa, com boas opções para turismo, compras, gastronomia, shows…

Vegas

Palavra-chave do ano: brilho!
Nos paetês dos vestidos, nos glitters e iluminadores das maquiagens, nos sprays de cabelos: todo mundo só quis saber de brilhar! E tem coisa melhor?!

Brilho glitter

Fashionista do ano: Thassia Naves
Na internet, o auge dela começou ainda em 2011. Mas foi neste ano que Thassia, a blogueira de Uberlândia que é recorde de acessos (e patrocínios) no Brasil, mostrou por que é a queridinha das marcas de moda: tudo que ela usa vende! Rápido! Unanimidade? Nem pensar, isso é impossível para alguém que alcança uma visibilidade tão grande. Ainda assim, fãs e não-fãs já se inspiraram em seus looks em algum momento… porque bom gosto é inegável que a moça tem de sobra!

looks Thassia Naves

créditos imagens: site B.PopUp, blog LuTranchesi, blog HelenaBordon, fanpage Sephora Brasil, instagram BergdorfGoodman, blog LalaRudge, instagram ChiaraFerragni, Jak&Jil, blog ThassiaNaves e RodrigoZorzi

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