ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Emprego dos Sonhos

Aula de criatividade extra: agora deixe que os artistas te roubem!

16 de março de 2014

Foi no ano passado, mais precisamente neste post de agosto, que eu me desmanchei em elogios para um livro que furou a fila de todos os demais que se acumulam na minha mesinha de cabeceira. Roube Como Um Artista me marcou com seu conceito simples e eficaz soco no estômago ao mesmo tempo. Chacoalhador e didático.

Daí que numa noite qualquer, computador no colo, lembrei dele e resolvi ver na Amazon qual era mesmo o nome do tal autor e se ele teria outras publicações. Qual nao foi minha (ótima) surpresa quando vi que ele acaba de lançar um novo livro, Show Your Work, com proposta bem semelhante – uma armadilha comum a todos os autores best-sellers que pode dar muito certo (no caso de outro gol de placa) ou muito errado (levando em conta que já existe uma pré-expectativa alta dos leitores, se o gol não for ao menos mais bonito que o anterior, ele amarga o sabor de fracasso, por melhor que seja a obra na vida real).

índice Show Your Work

Meu veredito pessoal? Me apaixonei na primeira página, mais precisamente no índice (foto acima), que enumera os dez passos para compartilhar sua criatividade (subtítulo do livro). A ideia agora, ao contrário do primeiro, é que você deixe que os outros te roubem como um artista. Ou seja, te estimula a criar, a produzir, a arriscar, a se mostrar pro mundo, literalmente. O formato de frases-soco intercaladas com o texto em si é igual ao anterior e deixa tudo mais dinâmico, de mais fácil – e rápida – leitura. Deixa claro que não existe exatamente receita de sucesso, mas que conceitos como insistência, disciplina e criatividade, muita criatividade exercitada sempre ajudam a chegar lá.

Show Your Work

Entre as boas ideias da vez, a desconstrução do mito do networkingcontrária a TUDO que a gente imaginava até então – com a garantia de que ficar trancado no escritório produzindo mais e melhor pode ter efeito poderoso, como formar influência. Também o reforço de que devemos compartilhar tudo, uma ideia guardada não serve de nada (abram as mentes, sejam generosos!). E, finalmente o conceito de jamais deixar de pensar como um iniciante, um amador, algo que nos traz mais coragem e, por consequência, mais potencial.

Show Your Work

Ainda estou na metade da leitura e é provável que eu queira compartilhar mais trechos ou até fazer um novo post, aqui ou no meu Facebook. Mas, por ora, já recomendo a TODOS – especialmente os que seguem carreiras mais criativas e/ou trajetórias-solo – que apostem mais uma vez em Austin Kleon. Por enquanto, disponível apenas em inglês nas versões impressa ou digital (que dá pra ler no tablet, smartphone ou computador). Clique nos links para garantir o seu!

Show Your Work

p.s. para ler os posts em que falei sobre Roube Como Um Artista, clique aqui e aqui!

capas Austin Kleon

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Thais Em 17/03/2014

    Alê, através da tua indicação comprei o Roube Como Um Artista e a-m-e-i! Com certeza comprarei esse também. Vontade de fazer um estoque e ir compartilhando com todos as informações e idéias que o autor passa! (De uma forma bem humorada e fofa, por sinal).




  2. Andrea Pavlovitsch Em 17/03/2014

    Pronto…mais um pra lista!!! Rs…mais dois no caso




  3. Rosario Em 18/03/2014

    Vc é a melhor! Suprema Alê!




Deixe seu Comentário