ALE GARATTONI

Mãe da Maria Helena, profissional de branding e apaixonada por moda e beleza! Meu blog é o espaço "hora do recreio" no qual divido dicas, inspirações, apostas no universo das it girls e minha vida primeira pessoa na maternidade.

Lifestyle

As maravilhas que o Pinterest faz {por marcas, blogs e pessoas}…

1 de dezembro de 2014

Desde que finalmente comecei a usar minha conta do Pinterest, há uns meses, venho sentindo que essa é a próxima mídia social para se ficar de olho. Sim, ele demorou a emplacar, mas, por N motivos que até já listei aqui, acho que ele representa todo o escapismo-recreio-sem-egocentrismo que precisamos. E minha desconfiança, ao que parece, está se confirmando: o Pinterest foi a segunda mídia de maior crescimento em 2014 (atrás apenas do Tumblr), com um aumento de 111% – para se ter uma ideia, o Facebook cresceu apenas 2% no mesmo período. A mesma pesquisa ressalta que, até o começo do ano, o maior crescimento era do instagram, que já se recolheu para a terceira posição em questão de poucos meses.

crescimento Pinterest

Pinterestmaníaca que sou, não poderia estar mais feliz com esse crescimento. Sim, pois, ao contrário de outras mídias mais individuais e até com estímulo de concorrência entre usuários, o Pinterest é extremamente colaborativo. Na prática, significa que quanto mais participantes, mais conteúdo bacana pra gente reunir. Para quem ainda não aderiu à minha mídia social do coração, um resumo rápido sobre como ela funciona (mas pode abrir já sua conta, o processo é super instintivo e em dois minutos você vai pegar o jeito e se viciar!): cada pessoa monta álbuns para diferentes assuntos e “joga” imagens nestes álbuns, seja fazendo o upload de uma foto do seu computador, apertando o “pin” em imagens da internet (aqui no blog é um botão preto que aparece no centro da imagem quando se coloca o mouse em cima) ou, a forma mais comum, repinando as imagens das pessoas que você segue (que aparecem na sua timeline). Ao fim de poucos dias, você já tem uma versão século XXI super rica do antigo caderninho de inspirações (o meu é o @alegarattoni)!

Pinterest

EIS AS MARAVILHAS QUE O PINTEREST FAZ…

…por uma marca: vitrine e pesquisa de tendências
Se um perfil de uma marca tem álbuns e postagens interessantes, ele vai ser acompanhado por muitas pessoas. Estas pessoas podem repinar as imagens, atraindo mais pessoas. E entre uma e outra curadoria, a marca pode colocar ali as imagens de seus produtos e serviços, em uma poderosa vitrine online. De quebra, os donos e criadores que usam a ferramenta têm nela uma riquíssima fonte de pesquisa de tendências e comportamento.

…por um blog: audiência e inspiração
A tática, ainda pouco usada por aqui, já me fez descobrir vários blogueiros gringos ótimos – e nem sempre tão famosos! Os usuários fazem buscas por temas e, nessa, podem chegar nos seus posts (o que te garante não apenas mais acessos, mas também a possibilidade de novos fiéis leitores). No outro extremo, um passeio pinterístico ajuda MUITO naqueles famosos dias de “deu branco”. Com tantas imagens e referências, fica difícil não ter inspiração.

…por uma pessoa: exercício de curadoria e repertório
Já é sabido que a gente apura o gosto, o estilo e o senso estético praticando. Montando seus álbuns – e os consultando sempre que precisar –, você aprende o que gosta e percebe o que te inspira. Isso ajuda até na hora de fazer compras (menos impulso, mais planejamento!). Por fim, consegue ver tudo sobre tudo que te interessa – notícias e tendências de moda, ideias de decoração, receitas culinárias. A ÚNICA regra do Pinterest?! Tudo é lindo e absolutamente inspirador.

Dica extra: usar a ferramenta pelo aplicativo para iPad deixa o processo ainda mais gostoso (não vou mais pra cama sem ele!).

Pinterest

imagem gráfico: blog.globalwebindex.net

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Fê Gonçalves Em 02/12/2014

    Eu adoro o Pinterest, Ale, quando pego para mexer nele fica bem difícil de largar. Faço como você, acesso pelo iPad, fica muito mais gostoso navegar pelos pins. E também notei o crescimento da rede, logo será uma das maiores! Beijos




  2. Nurit Masijah Gil Em 02/12/2014

    Dicas incríveis, pra colocar em prática o quanto antes. Adorei.




  3. Mary Em 03/12/2014

    A gente é muito fã do Pinterest! É nossa maior fonte de inspiração atual.
    Já estamos te seguindo lá Alê! kkkk
    Beijoooos,
    Mary
    http://www.pinterest.com/SANTABOUTIQUEBR/




  4. Ariella Em 08/12/2014

    Estou atuando mais ativamente no Pinterest ha alguns meses e realmente faz todo o sentido o enorme crescimento dele. Ja estou te seguindo!!




  5. Laura Em 09/12/2014

    Ale, lembro que há um bom tempo você comentou no blog ou no instagram que comprou maquiagem com alguma vendedora no próprio instagram ou em algum blog de vendas, não lembro ao certo. Você pode passar o contato? Quero muito comprar um produto da Benefit que está esgotado em todas as lojas e sites “oficiais”! 🙁

    Bjs e obrigada!

    Oi Laura!
    Puxa, eu cheguei a comprar com uns dois perfis, mas não me lembro mais o nome, já faz tanto tempo!
    Desculpa não poder ajudar – minha memória é péssima aliada!
    bjobjo




  6. livia Em 14/12/2014

    Fui logo lhe adicionar no pinterest e fiquei impressionada com a lista da Harper`s Bazar dos IG fitness internacionais. Quanta diferença das mulheres fitness do Brasil!! Tô chocada que as mais populares que eles escolheram são completamente “normais”!




  7. livia Em 14/12/2014

    Esqueci de comentar que digo isso no bom sentido. Todo corpo bem cuidado é bonito, mas eu particularmente prefiro os que ficam dentro desse padrão “normal”.




  8. Anna Gabriela Em 02/03/2015

    Ale, descobri o Pinterest há cerca de um mês e me apaixonei de um jeito que não saio mais de lá. 🙂




Deixe seu Comentário