ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

MH a Bordo

Férias à vista? Seis dicas de aplicativos úteis para viajantes

24 de julho de 2014

Planejar férias é {quase} tão bom como ter as férias em si, né?! Minha veia virginiana me faz, muitas vezes, ter um preview da experiência apenas passeando internet adentro. Ver o quarto escolhido, ter estimativas de gastos com o táxi do aeroporto para a cidade e até investigar como é o atendimento do hotel: tudo isso é possível antes mesmo do embarque. Aplicativos úteis – cada vez mais bem bolados – dão essa mãozinha…

Aplicativos úteis para viajantes

QUE TAL O HOTEL NA VIDA REAL?
Quem assistiu ao filme Um Dia de Fúria e viu o personagem descontrolado reclamar que o sanduíche da lanchonete que não se parecia com a foto exposta sabe bem o que pode causar uma reversão de expectativa! E, muitas vezes, é exatamente o que rola quando entramos no quarto de um hotel depois de ver as fotos do mesmo no site oficial. As imagens ilustrativas são produzidas, têm iluminação especial, tratamento… ou seja, nunca refletem 100% a realidade. Por isso, o Oyster.com é sempre uma boa pedida: alimentado pelos próprios usuários, ele tem uma base de dados completíssima com vários quartos de infinitos hotéis espalhados mundo afora. Com cliques – e visão – de hóspedes.

TAXÍMETRO AMIGO
Vale a pena contratar um motorista para ir até o lugar x? Como saber se o taxista não está inflacionado minha corrida? Qual o preço do táxi do aeroporto até meu hotel? Viajantes planejados costumam ter todas estas perguntas. O World Taximeter tem as respostas! Coloque os endereços de partida e chegada e ele calcula o valor, considerando quilometragem, trânsito, bandeira 2 e o que mais houver.

TESTE PRÉ-EXPERIÊNCIA
Deixar na mão do destino ou da sorte para saber se acertou – ou não – na escolha de um hotel é um movimento arriscado (quem aguenta dormir e acordar por dias na escolha errada?!). Estatísticas não mentem e reviews na internet são a prova disso. Nenhum top cinco estrelas é perfeito, mas convém ver o que dizem as piores avaliações. Se cinco, dez pessoas falam algo, é provável que se trate de verdade. Daí cabe a você decidir se aquele ponto é relevante ou prioritário na sua escala de decisão. Eu, pessoalmente, gosto de staffs atenciosos e comprometidos em atender bem o cliente e coloco isso à frente, por exemplo, de um banheiro grande e até de uma vista deslumbrante (falando de extremos, claro!). Para fazer o teste de staff, gosto de, antes da reserva, enviar um e-mail para o atendimento ao cliente com uma pergunta aleatória. A rapidez e o tom da resposta dão sinais poderosos do que há ali.

ONDE ME HOSPEDO?
Especialmente se vou a uma cidade que não conheço, gosto de fazer uma pré-pesquisa no Expedia. Antigamente, ele também oferecia tarifas bem mais atrativas do que as do site oficial do hotel; hoje elas já se equiparam mais e eu sempre prefiro fazer a reserva direta sem intermediários (não sei se é impressão, mas sinto que o hotel valoriza mais). Mas, ainda que não pra ter ofertas especiais, o Expedia é uma ajuda poderosa para a cotação geral de preços – dá pra ver por região, por preço, por estrelas e ja traz nota-média dos reviews de hóspedes. Decido por ali e vou ao site oficial finalizar (se as condições por ele forem melhores, claro que fecho no próprio! Já usei algumas vezes e tudo correu bem).

TARIFAS ÓTIMAS PARA CORAJOSOS
Essa dica eu nunca testei, porque não sou tão arrojada a ponto de fechar uma reserva sem saber exatamente o que estou reservando – nem tão segura pra optar por algo que não pode ser cancelado. O Priceline tem um campo de Express Deals (além de um leilão que não sei bem como funciona e uma área como a do Expedia), que são tarifas super vantajosas em hotéis variados. O único porém? Você não vê o nome do hotel, apenas uma região determinada e o número de estrelas. Só depois de fechar o negócio, numa política que não permite cancelamento nem alterações, recebe seu endereço. Quem usa costuma recomendar!

O PARAÍSO NA ESPERA
Voo com uma conexão mais demorada no caminho? Sim, um lounge (a nova denominação para as salas vips de aeroporto) pode ser uma boa pedida. Se você acha que apenas as passagens em classe executiva/primeira ou determinados cartões de crédito te permitem acesso a esse oásis, está enganado! Em muitos aeroportos, por um valor médio de U$ 50, você garante um passe de entrada. O que, em alguns casos, vale cada centavo – até porque o lounge sempre tem wi-fi, comidinhas e mimos incluídos. Quer saber as opções no seu caminho? O aplicativo LoungeBuddy faz a lista completa de cada aeroporto solicitado, com a descrição, preço, vantagens e eventualmente até fotos e reviews. Ele traz também as opções que só são abertas a membros de cartões de crédito ou donos de status elite em programas de milhagem. Preencha estes dados no seu perfil (se for o seu caso), e estes já aparecerão na lista automaticamente.

p.s. a imagem abaixo é um print da minha tela reservada para apps de viagens (desconsiderando a última linha, claro! até porque a última coisa que eu usaria nas férias é um aplicativo de corrida!).

apps de viagem no iPhone

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Mariana Em 24/07/2014

    Ale, muito legal o post! Eu e meu marido somos viciados em viajar e usamos muito esses sites que você indicou aqui. O priceline é uma dica super bacana! Na verdade esse é um tipo de site que tem ficado cada vez mais comum. O que nós mais usamos, no mesmo estilo, é o Hotwire. E digo, bem precisa ser muito arrojada para usá-lo e conseguir descontos incríveis. Basta guiar-se pela localização do hotel que sempre é apontada, o número de estrelas e a avaliação do TripAdvisor que eles tbm fornecem… Cruzando essas três informações 99% das vezes você consegue descobrir qual o hotel da promoção. Já utilizamos nos Estados Unidos e na Europa e nunca nos arrependemos.




  2. Thereza Em 24/07/2014

    Alê, amei as dicas, já baixei os q nao conhecia
    Agora sabe um site que eu amo e é ótimo pra viagens?
    O Pinterest! Sempre pesquiso nele pra saber os locais mais bonitos hahah
    especialmente em cidades pequenas e não tão conhecidas como uma ny da vida, rende sempre boas dicas visuais!
    bjs!




  3. Giuli Castro Em 24/07/2014

    Ale, adorei as dicas. So tenho uma ressalva. Comprei minha viagem de ferias agora e pelo expedia estava bem mais barato. Comprei hotel + passagem juntos. Quando vc compra o pacote (que vc monta como quiser), o expedia da um desconto muito bom…
    Beijos




  4. Izabella Em 24/07/2014

    Oi Alê!
    Adorei o seu post! Alguns apps eu não conhecia e serão muito úteis.
    Já fiz reserva através do Priceline, nesta modalidade do Name your own price (você dá um lance) e consegui uma tarifa excelente no Hilton em Chicago (US$150 com taxas, localização perfeita e hotel maravilhoso) e São Francisco (US$135 com taxas, ótima localização e hotel excelente). Também já reservei via Hotwire em Londres e consegui uma tarifa ótima.
    Fiz um post sobre organização pré-viagem em meu blog e pode ser útil nesta sua fase pré-férias: http://deviagemsa.wordpress.com/2014/07/24/organizacao-pre-viagem/
    Espero que goste!
    Beijos,




  5. Luciana Em 24/07/2014

    Oi, Alê,
    Adorei as dicas! Alguns não conhecia e vou adotar!
    Eu e meu marido temos um blog de viagens chamado Malas na Porta e há um tempo fizemos um post sobre apps que usamos para planejarmos as nossas viagens. Se puder faça uma visita:
    http://malasnaporta.com/2014/04/21/apps-para-viagens/
    Bjs




  6. Diandra Fernandes Em 24/07/2014

    Amei as dicas. Super anotado. 😉




  7. Vanessa Em 24/07/2014

    Já fiquei em mais de 20 hotéis no exterior (Europa, EUA e Canadá) com reservas feitas pelo Priceline. Sempre deu super certo e nunca tive problemas. Acho até interessante a expectativa para ver qual será o “hotel da vez”… rsrs! Mas para evitar surpresas desagradáveis é importante restringir ao máximo as regiões e categoria dos hotéis. Gosto muito de usar o Priceline para ficar em hotéis 5 estrelas, bem localizados, com preços de hotéis 4 estrelas. Recomendo muito!




  8. Lara Em 26/07/2014

    Ale, post mega útil!! Como sempre! Acho válido acrescentar o Easy Taxi ai! Mega útil!




  9. Emília Em 04/08/2014

    Alê,tem um aplicativo chamado citymapper ele faz o trajeto de onde você esta para onde você quer ir. Usei ele por dois meses em Londres e ele nunca falhou,basta um bom 3g e otimisa bastante o tempo. Ele tem a versão NY.

    Beijos




Deixe seu Comentário