ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Amélias Online

Por que Marie Kondo está mudando a minha vida

13 de outubro de 2015

Faz apenas algumas horas que Marie Kondo entrou na minha vida, para falar a verdade. Havia estado com o livro dela – best-seller mundial – nas mãos meses atrás em uma livraria, logo que ele foi lançado no Brasil. Mas achei que não seria pra mim: sou super organizada, não tenho {ao menos achava que não tinha} tendência a ser acumuladora e tenho muitos planetas em virgem no mapa astral, o que sempre me fez acreditar que arrumação não era uma dificuldade em minhas habilidades. Ao contrário. Sempre brinquei que não entendia por que alguém contratava pessoas para organizar a casa, o que, no meu ponto de vista semi-virginiano, seria o equivalente a contratar alguém para comer batata-frita por você!

Mas aí, eu, que me achava não-acumuladora, estava em mais uma dessas madrugadas no site da Amazon Brasil, meu lugar favorito para comprar livros há tempos – eles conseguem preços surpreendentes, com descontos inacreditáveis. E na minha dificuldade de fechar o carrinho com apenas um ou dois títulos, incluí Marie Kondo na conta. O livro ficou ali umas duas, três semanas me olhando e, embora minha curiosidade sobre o revolucionário método de arrumação da japonesa fosse aumentando, eu segui adiando o começo da leitura. Já julgo como auto-boicote! Na última noite, finalmente, li a primeira página. E segui sem parar, completamente obcecada, até a metade do livro.

livro Marie Kondo

E é sobre isso que venho falar neste post: parem tudo que estiverem fazendo e comprem este livro {ou peguem de alguém que o leu e certamente o descartará no fim do processo!}. Eu, você, sua amiga super bem-sucedida e aquela prima que vive perdida na vida nos auto-sabotamos. Em menor ou maior grau, todos nos sabotamos. E embora o livro seja sobre uma técnica agressiva de descarte de itens – você não deve escolher o que quer se desfazer, como é padrão nas organizações, mas sim o que quer manter em seu acervo, que deve ser apenas o que de fato o faz feliz –, os insights que ele te traz vão muito, muito além.

Para se ter uma ideia, eu de cara descobri que sou, sim, acumuladora. Mesmo com as enormes baixas semestrais, eu tenho mais roupas do que preciso, mais livros do que sonharei em ler, mais papelada do que há necessidade. Que minha filha tem vinte vezes mais bonecas do que deveria e que seu quarto vive bagunçado porque nunca foi organizado corretamente. Mas o mais importante é a maneira óbvia que tudo se interliga e te mostra que você para sua energia por auto-boicote. Que o tal apego à desorganização atrasa planos, suga tempo, tira foco das reais prioridades.

marie kondo

Bônus? Os formatos de consultoria de Marie Kondo, embora em uma área completamente diferente, me trouxeram ideias para os meus próprios modelos de consultoria individual de branding. Porque ela ensina que para mudar um hábito e se proteger do efeito-rebote {a organização virar uma bagunça novamente ou a perda de peso trazer todos os quilos de volta, por exemplo} é preciso a gente perguntar o porquê do porquê. Que é só depois de mergulhar uns cinco graus de porquês adentro que vem a resposta do que nos motiva àquela mudança, àquela decisão. O motivo pelo qual você quer ter sua casa arrumada ou a razão pela qual quer organizar o posicionamento de seu negócio ou de sua marca pessoal precisam estar 100% claros para você. Parece óbvio, mas não é. Só entendendo qual seu objetivo final depois dos tais cinco porquês – que geralmente têm como resposta ser e estar mais leve e mais feliz – é que você consegue introjetar as mudanças e fazer delas novos hábitos.

Ainda não terminei o livro (dá pra ler de uma só vez, acho que termino hoje à noite) e ainda não comecei a parte mais divertida, a do descarte geral para rearrumação, mas já estipulei várias ações e mudanças. Já reconheci várias lacunas de auto-sabotagem. Já comecei minhas listas de porquês. Já estipulei datas de lançamentos adiados e re-adiados. E, em meio livro, Marie Kondo já fez maravilhas na minha cabeça. Por essa e por outras, ache você que precisa ou não dessa arrumação agressiva, admita você que se auto-boicota ou não, priorize/acredite você uma energia mais limpa ou não, pare tudo e vá atrás desse livro!

Marie Kondo Time
Marie Kondo, japonesa, 30 anos, mais de dois milhões de livros vendidos e nomeada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

Amélias Online

31 dias no Rio: décor à moda carioca

5 de outubro de 2015

O especial carioca hoje tem… decoração! Como não suspirar diante daqueles apartamentos que têm o mar como fundo natural? E como realçar ainda mais o décor com a concorrência desse visual? O que há de mais bacana na arquitetura de ambientes carioca neste momento? Para responder a estas perguntas, o papo foi com a dupla por trás da Migs Arquitetura. O escritório é “O” nome do momento na cidade nesta área. A empresa é resultado da sociedade de Patricia Carvalho – que por anos e anos trabalhou no mercado financeiro e sempre teve uma quedinha por decoração {e um bom gosto ímpar!} – com sua amiga arquiteta Adriana Valle.

Para ilustrar, fotos de um projeto da dupla na Avenida Prefeito Mendes Morais, em São Conrado, mas é altamente recomendável visitar também o site e o instagram da Migs!

Migs Arquitetura

À PROVA DO TEMPO
O ideal é ter em mente sempre projetos atemporais – usando bases neutras e deixando os itens da moda do momento para os adereços! Com isto, você está sempre em dia sem ter que quebrar a casa a cada cinco anos!

Migs Arquitetura

Migs Arquitetura

RIO 40º
É sempre bom lembrar que vivemos a maior parte do ano em temperaturas elevadas: nada de veludo, lã, tecidos pesados, sintéticos etc

Migs Arquitetura

Migs Arquitetura

SEMPRE EM ALTA
Elementos naturais compõem sempre aquele mix “não tem erro”: madeira, pedras claras, algodões e tecidos claros, palha, corda, couro…

Migs Arquitetura

Migs Arquitetura

BELEZA NATURAL
No mais, é deixar a luz natural e a brisa entrarem o máximo possível!

Migs Arquitetura

Migs Arquitetura

p.s. ok, ok, o cenário deste apartamento ajuda MUITO, mas as dicas de cores, materiais e (não)tendências podem – e devem – ser usadas em qualquer cidade à beira-mar!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

Amélias Online

31 dias no Rio: as meninas cariocas da gastronomia

2 de outubro de 2015

Que o Rio é lugar de sol, moda colorida e programações diurnas, todo mundo sabe. Mas que fique claro que, cada vez mais, o carioca tem ótimas opções de gastronomia. A mais recente onda? Jantares exclusivos, em um esquema personal chef para pequenos grupos, seja por meio de delivery de pratos gostosos ou por aulas particulares de chef para partipantes! Três cariocas têm aparecido cada vez mais nas programações e assuntos gourmets da cidade, anote e fique de olho em suas agendas e cardápios!

chefs cariocas
imagem gastronomia via Shutterstock

CHEZ MANU
Em pouco mais de três horas, a chef Manu Biar prepara e ensina o menu completo: da entrada à sobremesa. O combo jantar {que inclui uma taça de vinho} + aula sai por R$ 160 por pessoa. Para conferir datas e menus, clique aqui na página da chef no Facebook.

Chez Manu

GOURMET SAÚDE
Celina Palhares estudou nutrição, foi trabalhar em hospital, mas percebeu que faltavam opções de comida saudável na rua – foi assim que acabou encontrando um nicho para seu negócio. Foi assim que, ao lado da sócia Maria Luiza Marques, criou o Gourmet Saúde, delivery de refeições balanceadas com cardápios variados para todos os dias da semana. Mais detalhes, no site oficial.

Gourmet Saúde

MINHA COZINHA
Sabe aquele dia em que você receberá convidados em casa e quer oferecer um menu especial? O delivery da carioca Bel Castro Neves é sob medida para esteas ocasiões: o cardápio inclui quatro pratos, da mini-entrada à sobremesa. Há também um novo projeto saindo do forno (literalmente!). No Personal Chef, Bel vai até a casa da cliente com todos os ingredientes e receitas e ensina a preparar um menu completo. O valor varia de acordo com o cardápio solicitado. Mais detalhes no instagram @minha_cozinha_.

Bel Castro Neves

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…