ALE GARATTONI

Carioca em SP, leonina, mãe da MH. Este blog é o meu hobby-recreio e aqui você vai ler posts que agradam aos olhos, à mente, à energia. Com beleza, suspiros e leveza! Cuide de sua alma e inspire-se, para ser & fazer melhor.

Mães & Filhos

A primeira festinha de aniversário de MH

5 de maio de 2014

Desde sempre (provavelmente desde antes da gravidez em si!), eu tenho ideias definidas sobre comemorações de aniversário para os primeiros aniversários de filhos. Ideias definidas pra mim, por mim, para os meus ideais, que fique claro – não estou levantando nenhuma bandeira, apenas contando o formato que mais combinava comigo! A fórmula? Pequena, em casa, apenas para a família mais próxima, 100% feita por mim (na medida das minhas capacidades, claro!), bonita e fotogênica o suficiente para render boas lembranças para o futuro, pois as fotos de primeiro aniversário sempre, sempre ficam para a posteridade eterna.

festinha MH

Por conta de mil correrias da vida, deixei para pensar em tudo aos quarenta e cinco do segundo tempo – mais precisamente na segunda-feira antes do sábado do aniversário, sendo que quinta seria feriado! Não conseguia, até então, definir um tema que de fato tivesse a cara da aniversariante e, por isso, fui adiando, adiando, adiando… Um lado meu (o do desejo por simplicidade) já nem queria nada temático, mas o outro (o do desejo por fotogenia!) sabia que um universo definido ajudaria no décor. Aí me veio à mente a paixão de MH por jardins, plantinhas, florzinhas etc. Bingo! O jardim de MH seria o ponto de partida.

festinha MH

Fiz uma busca rápida por referências, vi algumas coisas que queria (como o bolo com joaninha) e muitas que eu NÃO queria (!!!). Meio com medo de não conseguir encomendar nada a tempo, falei com as meninas da Piece of Cake, empresa com a qual fiz bolo e doces no batizado em dezembro. Elas foram o máximo (#NãoContémPublipost #ApenasElogioDeClienteSatisfeita!), em dois e-mails entenderam exatamente o que eu queria e, pronto, metade da festa estava resolvida: bolo de jardim + joaninha & docinhos com apliques de rosa e joaninhas. Todos altamente fotogênicos!

festinha MH

festinha MH

festinha MH

festinha MH

Na quarta-feira, fui até a Rica Festa, loja de coisas de festa que descobri passeando na internet e que, tk God, ficava perto de casa. Lá, como planejado, comprei as bexigas e aluguei o gás hélio. E também acabei comprando canudos e caixinhas de pipoca (que usei pra por batata chips) com cara de antigamente, guardanapos temáticos e mais uma ou outra gracinha combinando com o tema. Inspirada por uma referência, arrematei a mesa com meia dúzia de vasos de flores comprados numa banca perto de casa e, pra fechar, uma seleção dos Brigadeiros da Pati, meus cariocas favoritos que vieram da minha terra especialmente pra festinha de MH. Décor de mesa e doces, pronto!

festinha MH

festinha MH

A última tarefa definida foi o cardápio. Seríamos de 15 a 20 pessoas apenas. Até literalmente a antevéspera eu estava com escolhas bem adultas na mente, mas – graças a Deus a tempo! – me dei conta de que, por mais que a lista fosse de gente crescida, o mesmo ar lúdico de primeiro aniversário deveria estar refletido nas comidinhas. Além da batata chips citada lá em cima, fizemos cachorro-quente (modéstia à parte, o melhor molho do mundo é o aqui de casa, viu?!), mini-sanduíches de carne louca (aprendi o que é isso aqui em SP, diz que é hit de festa infantil!) e mini-mistinhos. Tudo mega simples, tudo feito em casa, tudo infantil, tudo delicioso! E, o melhor, sem exageros levando em conta o tamanho da festa.

festinha MH

A aniversariante – que teve a primeira gripe forte + febre na madrugada que antecedeu à tarde – usou um vestido vermelho com cara de criança de antigamente (laço, volume na saia, casinha de abelha…). Foi a parte mais difícil de achar, por incrível que pareça. Rodei SP inteira e encontrei quando já não tinha mais esperanças de ver o que estava na minha cabeça, na última loja em que lembrei de procurar, a Trousseau. O resultado final você vê aqui neste post. Ainda estou me educando para compartilhar mais no estilo primeira pessoa, mas fiquei tão feliz com o resultado que não resisti ao oversharing!

festinha MH

festinha MH

fotos: papai (décor e detalhes) & Paula Zorzi

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER…

  1. Marilyn Em 05/05/2014

    Ale, a festa da MH ficou linda!! Linda pq tudo pareceu como uma verdadeira festa de criança!! Já estou fora do Brasil há 10 anos, morei em Portugal, Paris e em algumas cidades nos EUA, nunca vi (mesmo pessoas ricas) festas p crianças de um ano como no Brasil!! Está “out of control” essas festas!! É uma disputa entre os pais de quem faz a mais extravagante festa do que na própria criança!!




  2. Cassia Mangini Em 05/05/2014

    Que graça…
    assim tb quero fazer qdo for o niver do meu (a) filho(a) qdo for fazer 1 ano.
    Acho desnecessário fazer festa grande.
    A criança não entende nada ainda de festas , presentes, amiguinhos…etc. Acho que e um momento simbólico e importante da família e dos mais próximos somente.
    Parabéns!!




  3. Erika Abreu Em 05/05/2014

    Perfeita a festa e tenho a mesma opinião que você sobre o primeiro aniversário.




  4. Aninha Em 05/05/2014

    Alê, tudo muito lindo!!!
    Mas o que me deixou louca foi o tal molho do cachorro-quente! Dividi com a gente! =)
    Beijos…




  5. Marcela vasconcellos Em 05/05/2014

    Já admirava pelo casamento pequenininho e lindo. Agora, com essa festa de antigamente, de família e amigos chegados mesmo….nossa.

    Parabéns por conservar o que realmente importa.




  6. Alexsandra Em 05/05/2014

    Lindo!!! Ameiii! Obrigada por compartilhar! Tb quero festa pequena, mas morro de medo de algumas pessoas que nao chamaria ficarem ofendidas. Queria ter uma casa maior para chamar 30 pessoas, mas cabem so umas 15 no maximo.




  7. Carol Em 06/05/2014

    Ale, ao que parece, pelas histórias que ouço e minha própria, as crianças sempre estão meio doentinhas em seu aniversário de um ano, como forma de atrapalhar (muitas aspas aqui!) a festinha que é mais dos pais que deles. Parabéns pela festa e pela pequena.




  8. Ivy Farias Em 06/05/2014

    Ver estas fotos e o seu relato de que o simples pode ser de bom gosto alegrou o meu coração. Parabéns! Deu para ver a felicidade de vocês- e isso é que realmente é chique e elegante!




  9. Anne Em 06/05/2014

    Ale, tudo estava lindo e maravilhoso!!!!!
    Daqui dois meses tenho a festinha do Mateus, e adorei a ideia da caixinha de pipoca para a batata chips.

    Parabéns pela decor!!!!




  10. Liana Em 07/05/2014

    Tudo lindo, leve, de extremo bom gosto e o melhor: feito com todo amor, carinho e dedicação (mesmo que apressada! rs). Penso da mesma forma, adoro comemorações simples e intimistas, ultimamente as pessoas perderam um pouco a noção ao realizar festas infantis – ou de qualquer tipo, poderia acrescentar! Parabéns pela filha fofa! 🙂




  11. Marcia Em 07/05/2014

    Que bom ver isso. Vejo festas de 1 ano que mais parecem um casamento, daqueles altamente produzidos, e me sinto meio deslocada. Vou dividir uma coisa: o dia em que meu filho fez 1 ano foi o mais feliz da minha vida. Senti – veja só que bobagem – como se tivesse cumprido minha missão – que sei que não acabou e não vai acabar nunca. Mas pensar que um bebezinho que nasce super frágil estava ali são e salvo foi uma sensação maravilhosa. E que eu tinha sobrevivido à avalanche que são estes primeiros meses… Um dia que tenho guardado na minha memória com muito carinho. Muitas felicidades à MH.




  12. Amanda Em 07/05/2014

    Amei a decoração! Ficou tudo muito lindo! ♥

    Pras mamães de plantão, achei uma loja muito amor no Fashionera (http://bit.ly/1k7g5hd), chama Muy Muito . As roupas para os babies são incríveis, com estampas engraçadinhas… Vale muito à pena dar uma conferida!

    Beijão!




  13. Lucia Haddad Em 12/05/2014

    Simplesmente lindo. Tudo organizado e perfeito. Amei o vermelho bem presente na decoração.




  14. Carla Vila Verde Em 14/05/2014

    Coisa mais linda! Fazia tempo que não visitava a “família” de conteúdos Ale Garattoni. Tô amando tudo! Sabe que tive um baby também? Nasceu no finzinho do ano passado, Theodoro, um menino lindo que me arranca suspiros e sorrisos todos os dias!
    Beijo grande em você e na MH




  15. Natalinh@ Em 20/05/2014

    Gente amei a joaninha, que criatividade linda!! Parabéns
    Como meu bebê ainda não tem um aninho, só que posso compartilhar com vocês é a Shantala, uma massagem maravilhosa…
    Valeu muito a pena, muito gostosinho…
    #ficaadica

    bjkas mamães




  16. Natalinh@ Em 20/05/2014

    Gente amei a joaninha, que criatividade linda!! Parabéns
    Como meu bebê ainda não tem um aninho, só que posso compartilhar com vocês é a Shantala, uma massagem maravilhosa…
    Valeu muito a pena, muito gostosinho…
    #ficaadica

    bjkas mamães




Deixe seu Comentário