ALE GARATTONI

Mãe da Maria Helena, profissional de branding e apaixonada por moda e beleza! Meu blog é o espaço "hora do recreio" no qual divido dicas, inspirações, apostas no universo das it girls e minha vida primeira pessoa na maternidade.

Lifestyle

Rotina de maquiagem para quem não é da maquiagem

27 de junho de 2017

Nos dias de hoje, com os canais de tutoriais de maquiagem no Youtube e as fotos de carrinhos de make de dez gavetas (lotados!) no instagram, quem não tem exatamente toda essa intimidade com o assunto fica até se achando meio fora do planeta, né? Mas, sim, existe um mundo à parte das redes sociais – e, nele, batons, sombrar e corretivos nem sempre são um hábito corriqueiro! Claro que {quase} todas as mulheres amam o antes e depois que só uma pinturinha bem feita pode proporcionar, mas a realidade é que taí um dom que não fora dado a todo mundo. E é pra essas pessoas, sem tanto talento e/ou apego ao passo-a-passo que indico os produtos de rotina de maquiagem para quem não é exatamente da maquiagem!

rotina de maquiagem
imagem pincéis de maquiagem via Shutterstock

A lista tem poucos, bons e necessários para um visual completo. Em comum, o pré-requisito fundamental para itens voltados para leigas: cada produto é fácil e rápido de usar, sem exigir vocação para os pincéis, paciência para longos processos nem desenvoltura avançada na tarefa (não venha me contar sobre um delineador fácil, porque essas duas palavras não andam juntas jamais!). De quebra, também exclui itens que vão incomodar as não habituées-apaixonadas além da média – batom matte ou lápis que tende a borrar, por exemplo, ficam de fora. Por fim, a exigência de que todos sejam facilmente encontrados no Brasil, de preferência online.

Use todos juntos ou apenas dois ou três eleitos, você conseguirá o melhor resultado pelo menor esforço.
p.s. são esses os meus mais-mais do momento!

maquiagem
imagem via revista Allure

A BASE DE TUDO
Fazer uma boa pele é unanimidade entre leigos e experts – ela será a base de qualquer efeito que você quiser dar e/ou será suficiente para garantir um visual mais preparado (sem olheiras, manchas e afins). O corretivo Maybelline Fit Me foi “a” descoberta da vida: se por séculos fui dependente do caro e difícil de achar Clé de Peau, hoje afirmo que esse baratinho de farmácia bate ele e qualquer outro. Muitas e muitas vezes é o único item de maquiagem do meu dia. Se quiser/precisar de mais cobertura, vou de M.A.C. Studio Sculpt. A base tem cobertura média-alta (se é pra usar base, que ela faça diferença!) e tem uma aplicação fácil, espalha bem com um bom pincel (uso esse e comprei aqui na Amazon americana para entregar no Brasil anos atrás). Para arrematar, o pó Guerlain Méteorites, que dá um acabemento sutil – e tem um cheirinho maravilhoso.

OLHOS NOS OLHOS
Taí uma área tabu para as não-jeitosas, tudo parece tão difícil de usar. Ao mesmo tempo, é a região que faz mais diferença com e sem make. Na dúvida, três básicos já atendem bem: o lápis de olho marrom da M.A.C. (que tem longa duração e não deixa borrar), o rímel One by One Maybelline (aplicação mais fácil da categoria!) e o gel Benefit Gimme Brow para reforçar sobrancelhas (a marca tem essa linha bem maravilhosa inteirinha para sobrancelhas e esse é o item mais fácil de usar e eficiente).

TOQUE EXTRA
Com pele e olhos prontos, só falta um pouquinho para finalizar! O líquido Benefit Benetint é um curinga maravilhoso e indispensável – faz as vezes de batom e é o mais rápido e eficiente blush (três risquinhos em cada bochecha e pronto!). Já o bastão Benefit WattsUp, iluminador queridinho até de Kim Kardashian, dá um efeito lindo e já vem em um formato “para leigas”, com direiti a esponjinha para espalhar na ponta! Agora o toque final: batom é um produto com o qual é fácil de implicar quando não se é da maquiagem; vá de lápis de boca! O tom Soar, da M.A.C., faz diferença no visual, não atrapalha na textura e tem ótima duração.
em breve, um post de batons para quem não é (fã) de batom!

Veja abaixo todos os produtos indicados no post, diretamente em seus e-commerces…

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Primeira Pessoa

Depois daquela planilha: novos planos, leituras, inspirações

20 de junho de 2017

Quando escrevi sobre planilha de metas pela primeira vez, neste post há mais de cinco anos, eu ainda não conhecia a filosofia do coaching (que prega muito a organização de objetivos por escrito) nem muito menos sabia sobre as comprovações de eficácia ligadas a neurociência ou física quântica. Também nunca segui técnicas – lembrando que a minha primeira, batizada de Planilha 2011 (ano final das metas em questão), foi escrita no fim de 2005. Meu processo era e segue sendo intuitivo, pessoal, sem influências de especialistas no assunto, algo que hoje já existe. Mas essa primeira experiência e esse primeiro post comprovam: eu fiz e funcionou demais! Não por acaso, me tornei fiel a esse hábito…

novos planos
imagem Yoga via Shutterstock

Um fato curioso é que todas as minhas planilhas até aqui eram muito voltadas para o profissional, um claro reflexo da demora em iniciar minha carreira e, depois, das pausas e mudanças de rota que atrasavam as conquistas desejadas. Até que veio 2016, ano de muitas mudanças, que me despertou para a necessidade de evolução em diferentes aspectos – da relação com dinheiro à relação com saúde, passando também por inteligência emocional, resiliência, reatividade. E quando eu aterrissei em 2017, na minha planilha de metas só havia espaço para objetivos pessoais.

Mais – Planilha de Metas: o Business Plan da Pessoa Física

E foi nesse cenário que eu entrei de férias da programação da minha AG Branding e mergulhei em novos estudos, referências e inspirações – porque eu sou nerd e é com muita leitura o meu jeitinho de me reprogramar! Em pauta por aqui, novos hábitos de exercícios e meditação, uma transformação semi-radical na alimentação e cuidados voltados a energia e autoconhecimento. Com certeza isso tudo vai influenciar também o conteúdo que compartilho aqui no blog – depois de quase 13 anos blogando é natural que meus espaços reflitam diferentes fases, afinal!

INTENSIVÃO PRÓ-ENERGIA
Cada vez mais me dou conta de que a gente cuida de cabelo, de dieta, de escolha de look, mas acaba esquecendo de ter cuidado com a própria energia. Sempre acreditei muito nisso, mas naquele lance do piloto automático o hábito acabava se sobrepondo ao ideal. Mais do que nunca nessa era de tantas opções e informações, se você deseja cuidar da sua energia, recomendo três passos básicos:
Detox digital – reduza, apenas reduza! Não precisa fazer nada radical. Eu acabei deletando minha conta de Whatsapp e muitos amigos ficaram preocupados, achando que eu poderia estar brava com alguém ou com algum problema! E eu desisti dele apenas porque entendi que, PARA MIM, havia ali mais ônus do que bônus. Cada um vai saber suas prioridades e seus limites.
Consumir conteúdo produtivo e leve. Dos perfis que segue no insta ao que assiste na TV ou lê em livros, edite seu repertório. Evitar ver notícias ruins especialmente no fim do dia, perto da hora de dormir.
Cerque-se de pessoas e inspirações que estejam na mesma frequência. No meu caso, ando buscando – no virtual e no real – referências voltadas aos temas que são o meu objetivo da vez, especialmente meditação e alimentação. Inspirações sempre ajudam e, claro, informam os leigos!

MINHAS INSPIRAÇÕES
Melissa Wood: a health coach de Nova York – que eu conheci quando postei sobre seu casamento no ano passado – é uma pessoa iluminada! Do repertório que compartilha em seu site (bem “for dummies” tipo eu!) às referências que mostra em seu instagram, passando pela sua alegria única no Stories, amo consumir seu conteúdo. Ela é minha musa # 1 do momento!
May Beckhauser: no ano passado, quando eu ainda lutava para superar minha ansiedade (tarefa cumprida!), postei sobre o Snapchat da May, professora de Yoga que também tem um repertório maravilhoso. Agora sigo acompanhando-a no insta e apenas amo quando ela compartilha no Stories seus pensamentos sobre qualidade de vida e autoconhecimento.
Teca Toscano: também professora de Yoga, ela divide pensamentos e repertório em seu instagram Stories. Participar de uma de suas aulas semanais no Parque do Povo está na minha listinha de metas da vez!
Marcia de Luca & seu livro Filosofia de Bem Viver: neste meu novo pacote de interesses, ando flertando com a ayurveda, filosofia da qual a Marcia é uma referência. Este seu livro, minha leitura da semana, é um ótimo panorama sobre o assunto.
Camila Espinosa & seu programa Alimentando a Alma: recém-formada na mesma escola de health coaching da minha musa Melissa, a Cami estreou um programa que mixa teorias de alimentação saudável com parte prática da execução de receitas, em parceria com a chef Nininha Sigrist. Estive na primeira edição e a próxima, em julho, será sobre açúcar – o mal do nosso século! Já disse a ela, estou na torcida para que ela passe a compartilhar mais dicas também nas redes sociais.

Melissa Wood
Melissa Wood, minha musa da saúde e bem estar!

E NA PLANILHA DE METAS, AFINAL?
Fazer da meditação um hábito natural (ainda to no princípio do princípio, longo caminho pela frente!), reduzir ao máximo o uso do celular (ainda voltarei ao Startac, juro!), começar yoga (nesta semana vou conhecer um espaço, no qual já marquei de fazer também uma massagem ayurvédica), ter uma alimentação 51% plant based (se eu contar que na minha casa não tem mais Coca-Cola, quem me conhece vai saber que estou focada – não estou proibida de beber refrigerante, apenas não tenho mais em casa, como hábito!) e… blogar mais*. Já faz tempo que identifiquei que produzir conteúdo é minha verdadeira paixão e eu estava em contagem regressiva para estes três meses de férias, nos quais pretendo estar bem mais por aqui! ;-))
* quando falo que vou blogar mais não quer dizer que será sobre esse tema pessoal! It girls, moda, besteirinhas e dicas aleatórias seguem como assunto central do blog!

UPDATE: os posts desta série – alimentação, yoga, meditação… – ficarão reunidos na tag vida-leve aqui no blog!

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Primeira Pessoa

Quer cumprir metas?! Eis o workshop que vai preparar sua mente!

30 de maio de 2017

Quem já acompanha meus posts aqui no blog e nas redes sociais já me viu falando sobre Ana Raia, a coach que – além de minha musa-guru-inspiração há cinco anos – é uma referência absoluta na área no país. Já participei de seus dois programas de coaching (escrevi sobre como o You in Action e o Paixão em Ação fizeram diferença em minha trajetória) e vivo na cola dela para estar na plateia de suas palestras e apresentações. Quem a conhece sabe: seu conteúdo e sua energia são absolutamente viciantes!

workshop Ana Raia

Eu já estava mesmo em abstinência da minha “dose de Ana Raia” e vibrei mais ainda quando li o tema de seu próximo workshop. Você também sente que planeja mais do que cumpre? Percebe que muitas das suas metas acabam meio empacadas? Vê o foco sumir quando você mais precisa? #TamoJunto! Por mais disciplinada e determinada que uma pessoa seja, é fato que cumprir promessas rumo aos objetivos é tarefa pra lá de desafiadora. Como coach, a Ana identificou esse padrão comum (ufa, não estou só!) e reuniu, então, ferramentas que nos ajudam a interromper essa dificuldade.

Ao longo de um sábado (10.06) a edição especial do workshop Como Saber Viver vai apresentar ferramentas, reflexões, técnicas e conceitos de reprogramação da mente. Na programação, foco, garra, resiliência, persistência e outros temas, tudo para que a gente entenda melhor o funcionamento do próprio cérebro e alcance objetivos com mais rapidez, gastando menos energia. Eu fui uma das primeiras a me inscrever (sempre bom relembrar que este é um post 100% espontâneo!) e considero esse assunto tão valioso que recomendo de verdade que você também venha!

Detalhes e inscrições estão disponíveis neste link.

workshop ana raia

imagem Ana Raia via Farfetch

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